Como Colocar Prateleiras nas Paredes

Prateleiras liberam espaço e convenientemente armazenam itens nas paredes de sua casa. Elas também podem ser uma adição bonita na decoração do quarto, sala, cozinha, banheiro e os demais espaços que precisem se organizar itens na sua parede. São uma boa pedida para usar nas casas tanto por seu poder decorativo como por sua praticidade.

A tarefa principal das prateleiras é suspender peso, por isso é fundamental que sejam instaladas corretamente. Prateleiras tortas não fazem o trabalho que estão destinadas a fazer e podem cair quando e onde você menos esperar. Pior são prateleiras que tenham sido colocados sem o conhecimento de como as paredes são construídas, que pode até criar buracos em suas paredes e causar um grande acidente em quem está passando por baixo de uma, por exemplo.

Prateleiras na Decoração

Prateleiras na Decoração

Compre suas Prateleiras com Cuidado

Nem toda prateleira é igual, até mesmo as de mesma largura. As medidas são importantes na hora da compra. O comprimento é a medida de uma ponta a outra, que pode ir de vinte centímetros a dois metros ou mais. Nas lojas brasileiras você deve encontrar as medidas padrão de 60 centímetros, um metro e vinte e dois metros, mas outras podem ser encontradas ainda. Se você precisa de uma medida muito específica, o melhor pode ser encomendar a um moveleiro.

Prateleiras nas Paredes

Prateleiras nas Paredes

A largura também é importante, medição da parede até a borda. Dependendo do que você pretende usar nas prateleiras, medidas prontas podem não servir. A maior parte mede apenas vinte e cinco centímetros de largura, o que cabe perfeitamente um micro-ondas de pequeno porte e livros. Para maiores itens você vai precisar de uma prateleira mais grossa e mais consistente também.

O material do produto também é muito importante, pois ele precisa ser durável e de consistência resistente dependendo do uso. Prateleiras de compensado são ótimas para usar decoração de objetos leves. Para artigos mais pesados como televisões, sistema de áudio e vídeo, o melhor é usar prateleiras de madeira com ao menos três centímetros de espessura.

Escolhendo a Parede Certa

Para objetos mais pesados, tenha mais cuidado ao escolher a parede. Se sua casa é de madeira, escolha espaços consistentes e que não estejam com o reboco caindo para não ceder com o peso. Na duvida, peça ajuda a um pedreiro ou moveleiro.

O local onde você vai aplicar a prateleira não deve ter vigas também, ou você não vai conseguir furar com uma furadeira simples. Vai precisar de um modelo industrial. Se for uma parede simples rebocada qualquer modelo serve e não é preciso força. Já com modelos com vigas você vai precisar de mais força e destreza com o objeto, ou vai quebrar a ponta da furadeira e nem conseguir fazer o buraco.

Decida Onde Você Gostaria de Colocar nas Prateleiras

Não deixe para escolher onde vai instalar a suas prateleiras com a furadeira na mão. Você precisa medir e saber ao menos o que quer com a prateleira. Já pensou no que vai colocar nela? Pense nisso para deixar espaço entre uma e outra como colocar vasos de mais de vinte centímetros. Com certeza você vai precisar de espaço entre uma e outra se for colocar caixas de bonecos, potes de alimentos e itens mais altos como um micro-ondas e liquidificador e batedeira.

Parede Ideal

Parede Ideal

Prateleiras podem ser colocadas em qualquer lugar da casa em prejuízo. Uma boa pedida é para organizar livros na sala se você não quer muitos objetos em sua sala de estar. Elas limitam o espaço e por consequência acabam por tornar a casa mais limpa visualmente. No banheiro são uma ótima pedida para não ocupar muito a pia e nas salas de estar são ótimas para potes e copos que vão ser usados mais facilmente.

Faça uma Marca na Parede com o Lápis

Marque o local antes de furar e coloque as prateleiras em cima para observar. Para ter uma visão mais geral, peça para um amigo segurar e vá para longe. Você pode não ter um espaço bacana ou não gostar da posição, e antes é melhor de depois para consertar, não é mesmo. Meça bem, olhe e depois, só quando tiver certeza, parta para pregar no espaço. Se você está colocando mais de uma prateleira em alturas diferentes, medir na parede e fazer uma marca é muito mais importante que as demais marcas.

Material Necessário para Instalar Prateleiras

Não é preciso muita coisa para colocar as prateleiras. Você vai precisar de parafusos e buchas, um suporte e suas prateleiras em si. Você pode comprar isso tudo em armazéns de construção e lojas para produtos de decoração mais arrojadas. A furadeira, buchas e pregos podem ser comprados em armazéns pequenos com um baixo custo.

Como Fazer a Instalação de Prateleiras

Coloque o suporte no local em que você deve colocar. Faça uma bolinha desenhando na parede os círculos dos buracos onde devem ficar os buracos com o lápis. Tire o suporte e pegue a sua furadeira. Não precisa ser uma muito grande, uma comum de pequeno porte pode ser usada facilmente.

Mantenha a furadeira em um ângulo de 90 graus com a parede e, segurando firme, faça o buraco. Coloque o suporte no local e coloque a bucha no buraco e os pregos. Coloque a bucha, coloque o suporte e o prego por cima. Usando uma chave de fenda, aperte.

Uma prateleira pequena deve ter dois suportes. Para uma acima de um metro e meio, o ideal é usar três suportes para ter uma fixação melhor. Quanto maior a prateleira e mais pesada, mais suportes você deve usar. Repita o processo da pregação do primeiro suporte quantas vezes for necessário e pronto, sua prateleira está instalada.

Caso você precise mudar a prateleira de lugar, tenha sempre em casa um pouco de tinta e massa corrida. Retire o parafuso, retire a bucha e passe um pouco de massa corrida. Espere secar e passe uma mão de tinta por cima e pronto: é como se jamais tivesse uma prateleira pregada naquele espaço.

Posts Relacionados

Confira as nossas dicas de como usar nichos e prateleiras na decoração, unindo beleza e organização. As prateleiras na cozinha são ótimas opções para organizar tudo sem ocupar espaço. Para finalizar, saiba como organizar prateleiras e deixar tudo sempre muito bonito e arrumado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *