Dicas Para Fazer Limpeza em Apartamentos

A limpeza dá trabalho mesmo. Não adianta pensar que em poucos minutos estará tudo pronto. Se você estiver buscando um bom resultado é preciso dedicação. Porém, um truque sempre funciona para fazer com que a sua limpeza seja mais eficiente, aquele de organizar antes de começar.

Como tudo na vida, quando organizada a limpeza, o resultado será melhor e o esforço extra não acontecerá. A falta de organização gera trabalho em excesso, pode acreditar.

Algumas pessoas costumam dizer que é melhor limpar um apartamento do que uma casa. É bem provável que alguns fatores façam com que elas cheguem a essa conclusão. Por exemplo, uma casa com um quintal dará, com certeza, mais trabalho que um apartamento. Mas, o que conta mesmo são os metros quadrados e a organização diária dos ambientes.

E falando isso, é um outro fator importante, a organização diária. Se um limpa o apartamento hoje e amanhã todo mundo sai deixando o que pega em qualquer lugar, no final do dia a casa estará suja de novo.

As pessoas que moram no apartamento devem dar uma mãozinha para garantir a limpeza da semana até aquela seguinte.

No caso do apartamento, algumas dicas são importantes para não causar transtornos aos vizinhos. Diferente de algumas casas, neste tipo de construção não dá para fugir da proximidade com quem está ao lado, em cima e dos lados.

Faça Limpeza no Apartamento sem Causar Transtornos aos Vizinhos

1- O primeiro passo para fazer limpeza em apartamento e não causa transtornos aos vizinhos é respeitar os horários de silêncio do prédio. Todo condomínio tem preestabelecido a hora que se pode começar a “fazer barulho” e o horário limite, onde não é mais permitido incomodar os vizinhos. Então, limpeza em casa, só dentro desse horário. Se possível, faça a limpeza naquele horário de trabalho. Caso não seja possível, respeite as regras.

2- Não é porque você está fazendo faxina dentro do horário estabelecido que poderá transformar a vidas de quem está no apartamento debaixo em um inferno. Arrastar móveis para lá e para cá não é ser um bom vizinho. Use o lema “não faça com os outros o que você não quer que façam com você”.

Até porque os móveis não foram feitos para serem arrastados e isso além de incomodar o vizinho ainda poderá representar um dano no seu mobiliário.

Os móveis devem estar bem colocados nos espaços de forma que você consiga fazer a sua faxina sem ter necessidade de retirá-los. Caso não tenha jeito, sempre peça a ajuda de outra pessoa para levantar o móvel e não arrastar.

3- Está quase virando caso de polícia a questão de lavar algumas áreas dos novos apartamentos. As construtoras apesar de colocar ralos na cozinha, na varanda e na parte seca do banheiro, o que indicaria que é possível lavar, não impermeabilizam o piso. Resultado, as pessoas que não são avisadas com antecedência ou que não se importam, jogam muita água e não demora muito para se observar uma infiltração no apartamento debaixo.

Então, não espere para ter certeza, varra esses ambientes e depois passe pano molhado. É uma boa maneira também de economizar água.

4- Ainda falando do problema na hora de lavar varandas em apartamentos. Caso seja um piso impermeável e possa ser lavado, jogue pouca água para evitar que o líquido escorra e acabe molhando a varanda debaixo ou a área comum do prédio.

Na Hora de Limpar o Apartamento Aposte em Truques Para Torná-la Mais Eficiente

1- Para não passar o dia todo arrumando o apartamento. Faça um planejamento por etapas e ao terminar aquele determinado cômodo, feche a porta e vá para o seguinte. Principalmente, se você usa vassoura, que levanta poeira, e não aspirador de pó.

2- Se tiver que passar pano úmido na casa, faça um cômodo de cada vez, sempre em uma sequência e que imediatamente depois você não tenha que voltar lá e sujar o que acabou de ser limpo.

3- Muito cuidado na hora de limpar as janelas do apartamento. Esse é um ponto muito delicado e é muito comum ver as pessoas se arriscando para fazer limpeza. Não vela a pena. Procure usar panos limpos e macios enrolados em uma vassoura para chegar até onde as suas mãos não podem. NUNCA coloque uma cadeira na frente da janela para fazer a limpeza. Imagine se você se desequilibra e cai.

Se a janela ficar exposta a muito poeira, primeiro use um pano para retirá-la e somente depois use o produto de limpar vidros ou o álcool. Passá-lo com jornal velho é sempre uma boa forma de limpar as janelas. Mas, se você passar qualquer coisa com ela cheia de poeira irá fazer lama e o trabalho será dobrado.

4- Não tendo quintal a saída da sua casa é diretamente na área próxima ao corredor e mais uma área comum do prédio. Então, quando for varrer, procure colocar um pano na passagem da porta da sala para que a sujeira não passe para o lado de fora. Outra opção é varrer a frente do seu apartamento na parte externa quando terminar.

5- Dê sempre uma atenção especial para a porta de entrada, na parte externa, porque fica mais sujeita a sujeira. E é sempre a porta de entrada da sua casa.

As Regras Básicas na Hora de Fazer a Limpeza em Apartamento

Apartamento ou casa não importa, limpeza em casa deve ser sempre pensada e organizada. E mais que isso, para não ter que trabalhar muito, todas as vezes que for limpar a casa, aprenda a conservar o que foi feito.

Se cada um fizer a sua parte, como arrumar cama, guardar as roupas, lavar o copo que bebeu água, jogar uma água no box depois do banho para tirar o excesso de sabonete, entre outros hábitos, no dia da limpeza o trabalho será menor.

Outro erro muito comum é fazer o mesmo trabalho duas vezes. Como por exemplo, primeiro tirar poeira e depois varrer. A vassoura fará com que a poeira volte para o seu móvel. Então, comece varrendo, passe um pano e depois sim, pode tirar a poeira dos móveis.

Outra dica é usar produtos de limpeza que ajudam a conservar, como por exemplo, o lustra móvel, a cera, o desinfetante no banheiro, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *