Maiores Gafes da Decoração de Casa

Que fique claro antes de falarmos sobre o tema introduzido pelo título, nem sempre o que é gafe para a maioria é para uma determinada pessoa. Alguns detalhes na decoração que o senso comum diz que é uma gafe pode ser simplesmente algo que outras pessoas gostem. Como se diz por aí “ gosto cada um tem o seu”. Por isso, vamos falar sobre as gafes da decoração de casa tendo a liberdade de não taxar como absolutamente errado. Cada pessoa é livre para decorar a própria casa como achar melhor e como mais agradá-la.

1- Decoração Exagerada

Essa é considerada uma grande gafe da decoração de casa. E apesar de parecer muito genérico como ponto é de se levar em consideração.

Se para uns “menos é mais”, para outros ter muito é que legal e essa é uma estrada perigosa. Quanto mais coisas você colocar na decoração da sua casa. Quanto mais cores e objetos forem misturados. Maiores serão as chances de dar alguma coisa errada.

É muito comum se ouvir falar em “excesso de informação” e aí não tem como não ficar ruim. Não é uma questão de estilo ou até que chamem de gosto duvidoso, o problema aqui é tentar seguir tantos caminhos e acabar chegando em lugar algum.

É simples entender porque a decoração exagerada, que não é só por causa da grande quantidade de elementos, tem tudo para dar errado. Nós mesmos, provavelmente, passamos por inúmeras situações de chegar em um lugar tão cheio de objetos e cores, que acabou nos incomodando.

Quando falamos de decoração exagerada, também nos referimos, por exemplo, ao excesso de cores ou ao uso de cores fortes demais. Enfim, para ser bom tem que equilibrado.

É muito comum que a decoração seja exagerada quando a pessoa escolhe um tema. Ela quer tanto dar vida ao que escolheu, que acaba errando na mão. Outro caso muito comum é gostar tanto de determinada coisa, objeto ou lugar e acabar exagerando na quantidade. Por exemplo, se você é fã de um grupo musical não deve sair enchendo a casa de objetos decorativos da tal banda. Uma coisa qui ou ali, no lugar certo, até pode ser, ao contrário, é uma grande gafe.

2- O Uso de Muitas Fotografias na Decoração

As fotografias não só podem como devem fazer parte da decoração, porém, isso deve ser feito de modo dosado. Tudo o que é demais não fica bom. E isso inclui as fotos. Se você ama fotografias, ótimo, faça álbuns e mais álbuns e mostre para as visitas, mas não transforme a parede da sua casa e os móveis em álbuns.

As fotos são boas na decoração quando são colocadas em porta-retratos, um aqui outro ali. De preferência porta-retratos bonitos e que combinem com a decoração. Os quadros também podem ser uma opção, mas neste caso, limite-se a colocar uma grande foto sua na parede ou do casal, no próprio quarto. Na sala é sim uma grande gafe.

No quarto das crianças, dos jovens, dos solteiros, um mural de fotos é sempre bem legal e pode ser feito das maneiras mais criativas possíveis, incrementando a decoração.

Então, na hora de colocar fotografias, não cometa a gafe de exagerar na quantidade.

3- Fios Emaranhados Pela Casa

Pode ter certeza que não existe decoração que suporte fios emaranhados pelos cantos do ambiente ou atrás dos meios. No meio da casa então é uma gafe ainda maior.

É bem verdade que os fios são sempre uma boa dor de cabeça, principalmente, quando os aparelhos foram comprados depois da reforma da casa e neste momento é que descobrimos que a tomada ficará longe. Não vai dar mesmo para quebrar a parede, mas as caneletas, pode ter certeza, é a melhor opção.

Os fios espalhados pela casa sempre dão a impressão de um ambientes desleixado, largado, por mais que esteja todo o resto no lugar.

4- Modismo

O modismo é uma grande gafe da decoração de casa, pode ser bem pior do que colocar alguma peça “estranha”, mas original.

Ficar correndo atrás do que é tendência, do que vai de moda e colocar bem no meio da sua decoração, mesmo que não tenha nada a ver com o estilo escolhido é realmente errar feio.

A boa decoração é aquela que respeita a personalidade das pessoas que moram naquela casa. Ninguém precisa seguir a moda só para ter uma casa bem decorada. Os ambientes não são como roupas que devem ser modificados a cada estação seguindo o que foi colocado na vitrine.

Por isso, aposte no seu estilo e monte uma decoração que poderá ser para vida inteira porque tem personalidade e o mais importante, você se sente bem naquele espaço.

5- Cuidado com as Cores

Se você gosta de cores neutras, sorte sua, as chances de cometer essa gafe da decoração de casa, no seu caso é quase nenhuma. Porém, se você adora um colorido, um estampado, tenha atenção.

É muito comum que as pessoas acertem em tudo, mas errem na hora de tentar misturar muitas cores. Até porque vale ressaltar, que as tonalidades fortes acabam cansando.

Então, na hora de escolher as cores da decoração da sua casa não crie um leque muito amplo.

6- Os Móveis Desconfortáveis

Essa é uma gafe daquelas. Você compra um móvel porque ele é lindo sem verificar se ele é confortável ou não. Depois quando recebe visita em casa, fica bem sem graça quando observa, por exemplo, o desconforto dela sentada naquela poltrona linda.

Lembre-se ao decorar a sua casa que não é uma vitrine que está sendo montada e sim um ambiente que deverá ser usado e muito. A beleza deve ser associada a praticidade e principalmente, ao conforto.

Falando ainda dos móveis, eles precisam ser para o tamanho do seu ambiente. Forçar uma barra de colocar um sofá enorme em uma sala pequena é uma outra grande gafe.

7- Objetos Estranhos

É uma situação bem chata ganhar um item de decoração, não gostar e ainda ter que pensar onde colocá-lo. O ideal é que as pessoas não façam esse tipo de presente, só o façam se tiverem certeza do que “falta” para aquela amiga.

Então, não se acanhe, ganhe, agradeça, mas coloque no armário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *