Você já foi ao supermercado para comprar algumas coisas e então percebeu que voltou para casa sem pegar alguns itens faltantes no armário? Fazer uma lista de compras pode poupar esse incômodo e torná-lo um cliente mais organizado. Você nunca vai esquecer de nada na loja de novo depois de se tornar disciplinado e, quem sabe, notar alguns reais a mais na sua carteira no fim do mês.
Fazer uma lista de compras não é difícil, é apenas um habito a ser adquirido ao longo dos anos. Você pode começar aos poucos, tentando cumprir tudo o anotado e com o tempo nem vai precisar de esforço, pois a atividade já vai sair naturalmente. Adquira o hábito de fazer uma lista a cada semana. A organização pode levar um longo tempo no início, mas uma vez que você entrar em uma rotina, você será capaz de fazê-lo com facilidade.
A listinha de compras deve ser feita alguns dias antes de ir ao supermercado ou um dia anterior, sempre observando os itens da casa e analisando seus armários. O que deve ser observado:
- Quantas pessoas moram na casa e assim, qual o consumo de cada item – Cada item é consumido de uma forma diferente. Uma criança ama cereal de chocolate, já os demais não. Isso quer dizer levar menos do uso individual e mais do coletivo. Não precisa deixar as preferências dos familiares de lado pelo coletivo, apenas comprar menos de cada produto.
- Em quantos dias será a próxima visita ao supermercado – Quanto tempo você vai passar para levar novas compras para casa.
- Quais locais você irá visitar – Se nos locais tem tudo o que você precisa. Faça uma lista por espaço para ser mais organizado: uma para a padaria, uma para a farmácia, uma para o supermercado, uma para a feira livre, e assim por diante.
Planeje as refeições que você vai fazer nos próximos dias a uma semana. Verifique seu fornecimento de cada ingrediente necessário e anote os itens que você precisa para comprar.
Verifique se o seu fornecimento de itens de bebidas e anote aqueles que você acha que vai precisar na próxima semana. Faça o mesmo com diversos itens como especiarias e lanches.
Alimentos na sua Lista de Compras
Separar as compras no papel por setor é mais simples. Comece com os alimentos, o mais complexo, avaliando como indicamos acima. Primeiro, coloque os itens de consumo longo e veja nos seus armários quanto há ainda. Faça uma conta mental rápida. Exemplo: tenho 10 pacotes de biscoito para o lanche das crianças. Sendo dois por dia, durará cinco dias. Preciso de mais 10 para os próximos cinco dias depois que finalizarem. Faça isso com cada item de consumo longo e leve uma boa quantidade para casa para suprir com folga o consumo até sua próxima ida ao supermercado.
Abrindo sua geladeira, faça a mesma continha mental. Tais alimentos podem ser avaliados de forma mais rápida, pois alimentos na geladeira como carnes e ovos exigem um consumo rápido. Tais itens, se a geladeira e o freezer já tiverem cheios, nem precisam de compra até serem consumidos no total para não acumular.
Uma boa dica é sempre separar o novo do velho. Itens novos devem ficar sempre abaixo na geladeira, os velhos acima para serem consumidos primeiros. Assim você evita guardar algo por muito tempo e perder o prazo de validade. O mesmo vale para os produtos quentes, guardados no armário sem necessidade de clima frio.
Sua lista deve ser bem organizada e de fácil compreensão. Coloque os itens a serem comprados, a quantidade e caso tenha uma, a marca de sua preferência para garantir não esquecer. Coloque um item abaixo do outro para não confundir informações. Caso sejam itens no peso, coloque a gramatura ao lado para não errar e evitar empolgações na hora da compra.
Verduras e Frutas na sua Lista de Compras
Comprados em supermercado ou feiras livres, estes itens devem estar também na sua lista de compras. Coloque em quantidade e avalie em casa de acordo com a feira anterior. Comprou um cacho de uvas mas ninguém quis? Então não compre de novo ou vai se perder. Tais itens são de consumo rápido e a menos que tenham um apreciador em casa, dispense algumas frutas e verduras.
Leve os itens essenciais e não faça estoque de tais produtos na geladeira ou fruteira. Dê sempre uma olhada e vá descartando produtos sem bom estado de conservação, podem contaminar os demais e causar mau ao organismo. Itens apodrecendo na geladeira criam micro bactéricas que causam mal ao organismo, por isso bastante cuidado na manutenção da sua casa.
Produtos de Limpeza na sua Lista de Compras
É bem simples fazer uma lista de compras de itens de limpeza porque os prazos de validade são mais longos. Você deve apenas estipular o gasto. Pode ser que não consiga fazer na primeira semana, então faça uma lista de seus gastos: quantas esponjas de lavar prato eu gasto por semana? Quantos desinfetantes e detergentes? Desta forma vai poder avaliar melhor o que comprar e como comprar.
Feira Mensal ou Semanal?
Tudo depende do consumo dos itens. Morando sozinha, uma pessoa precisa fazer apenas uma feira mensal e já é de bom tamanho. Alguns itens podem até sobrar. É preciso avaliar se todos estão em casa ou ao menos uma parte dos membros com grande frequência, se há visitantes constantes nas refeições, se há um consumo excessivo de alguns itens.
Uma boa dica é separar os itens por feira: alimentos em feira semanal, por serem consumidos rápidos, e produtos de limpeza em feira mensal, já que podem durar mais.
Como Enfrentar Promoções no Supermercado?
A promoção leve muitos compradores a cair na tentação, mas será que vale a pena? Antes de encher o carrinho com algo bem barato, pense no consumo. Não adianta levar um shampoo super barato se ninguém vai usar. O barato assim vai se tornar caro. Avalie em cada item promocional se ele vai mesmo ser consumido e se é mesmo uma promoção.
Leve apenas a quantidade que for usar, a menos que seja um prazo estendido de validade para longos meses. Fuja de itens com validade para dois dias depois, geralmente não vai dar tempo para serem consumidos.