Seja para morar ou alugar, escolher um imóvel é um passo importante e necessita de cuidado. É um investimento e caso seja feito de forma errada, pode-se perder o valor investido e até gastar mais para ter um ambiente habitável. Antes de fazer uma compra de um imóvel seja para qual for o fim, verifique pontos importantes e peça ajuda caso seja necessário, mas pense bastante antes de efetivar a compra.
Uma casa é abrigo. É onde você vive, relaxa, recebe amigos, cria sua família e até trabalha. A casa é onde você gasta muito tempo da sua vida e por isso a escolha de uma casa é uma decisão enorme. E como você sabe se uma casa deve ser comprada? Provavelmente a melhor abordagem é olhar a maior quantidade de casas quanto for possível, pensando e comparando.
Jamais escolha de primeira. Uma escolha de compra de imóvel impulsiva tende a gerar arrependimento. Você pode ficar com a eterna sensação de poder ter encontrado algo melhor caso tivesse investido um pouco mais ou até mesmo encontrar alguns dias depois. Deixe seus contatos, repense o assunto e converse com seus parentes e amigos ou diversos corretores antes de fechar uma compra. Todo cuidado é pouco em um investimento mediano ou alto como este.
Não há dúvida de que a escolha de uma casa é uma grande decisão e é preciso fazer direito. Como um comprador você precisa saber que a casa foi colocada no mercado para o qual o vendedor estabeleceu um preço de venda, bem como outros termos. É uma oferta. O comprador possui três opções: aceitar a oferta do vendedor e criar um contrato, rejeitá-la e não fazer uma oferta ou sugerir termos diferentes e fazer uma contra proposta. Se você escolher esta última opção o vendedor pode aceitar, rejeitar ou fazer uma outra proposta em cima da sua rejeição.
Veja Pontos a Serem Analisados Antes de Comprar uma Casa:
Qual a sua finalidade – Se você for morar na casa e precisa com urgência, seu tempo é curto e precisa de um imóvel pronto e não com muitos reparos a serem feitos. Isso pode subir o valor do produto no mercado um pouco. Se você puder esperar para ocupar o espaço, pode conseguir um melhor preço de compra.
Estado de conservação do imóvel – Este é um dos pontos a fazer o valor subir ou cair. O estado de conservação do imóvel irá definir quanto você irá investir após a compra. É preciso avaliar quanto em reais será gasto para reparos e se eles ferem ou não a estrutura original do imóvel.
Na maior parte das vezes é importante fazer esta avaliação conjuntamente com um empreiteiro. Este profissional será responsável por avaliar o espaço e dar ao menos uma estimativa do valor a ser gasto em reparos. Isso pode fazer o valor do seu imóvel diminuir e te dar argumentos para renegociar a compra com um valor menor.
Itens a serem observados antes da compra e seu estado de conservação: instalações elétricas, encanamentos, pintura das paredes e gradeados, estado de portas e janelas, possibilidade de ampliação, infiltrações e manchas nas paredes, dentre outros.
Uma boa dica para a o momento da visitação do espaço é observar o imóvel de dia. A baixa luminosidade da noite tende a esconder defeitos importantes como pinturas e encanamento, o estado de conservação da fiação elétrica e infiltrações sérias.
Segurança da localização – Seja para morar ou investir para aluguel ou revenda, a compra de um imóvel depende bastante da segurança do local. Se for um local com altos números de criminalidade você possui duas opções: não comprar pela falta de segurança ou comprar por um valor baixo.
Antes de efetivar a compra avalie a capacidade de melhoramento do espaço. Se é uma região promissora para policiamento ou se está sendo uma área de crescente marginalização urbana e os índices tendem a crescer. Observe matérias sobre o local na Internet e jornais locais, converse com vizinhos e amigos sobre o local.
Urbanismo da área – Infelizmente investir caro em um bairro ruim é terrível para moradia como para os negócios. Ruas sem esgoto ou não asfaltadas e sem qualquer possibilidade de mudanças no bairro podem ser um péssimo investimento. Observe estes pequenos detalhes e o quanto a área é promissora para melhoramentos urbanos antes da compra.
A região escolhida para compra pode ser ainda precária em urbanismo, mas pode ser promissora. Muitas pessoas viram seus imóveis triplicar de valor porque apostaram em bairros pobres mas crescentes. É preciso analisar as ruas próximas, a localização em relação a capital e o que o bairro pode oferecer de bom. Faculdades próximas a sua futura casa podem ser um bom sinal que o espaço tende a se valorizar bastante.
Localização do imóvel – Todo bom imóvel precisa ter um fácil acesso a transporte público, supermercados próximos, farmácias, escolas, hospitais, padarias, dentre outros. Observe aqui suas necessidades e seus meios de locomoção. Se todo mundo da família locomove-se de carro não será preciso um investimento em uma zona totalmente urbana e você pode economizar bastante com a compra.
Casas próximas a centros comerciais são bem mais caras que as localizadas em bairros mais remotos. Se há carro para todos, locomoção não será problema e você poderá investir em uma boa casa e gastar pouco.
Tente negociar o valor para menos – Nenhum aspecto do processo de compra de casa é mais complexo, pessoal ou variável que negociação entre compradores e vendedores. Este é o ponto onde o valor de um corretor de imóveis experiente é claramente evidente porque ele ou ela conhece a comunidade, tem visto muitas casas à venda, sabe os valores locais e passou anos negociando transações de imóveis.
Todo bom vendedor aguarda uma contra proposta de valores e por isso coloca um valor mais alto que o esperado conseguir. Barateie a proposta caso queira mesmo comprar. Por menor que seja o desconto conseguido, são alguns reais a menos na sua carteira e é bacana para poder assim investir em reformas ou uma nova pintura.