Moda Ou Estilo De Vida?
A cada dia que passa nós temos a certeza de que todas aquelas previsões que víamos a pouco tempo sobre temas polêmicos como aquecimento global, escassez de água potável, extinção de animais e outros deturpação em fatores naturais não era mito ou exagero. E sim uma realidade cada vez mais preocupante e próxima de nós.
Enfim algumas pessoas estão se dando conta de que precisamos mudar nossos hábitos e escolhas a fim de contribuir positivamente para a preservação da nossa querida natureza e garantir que nossos filhos, netos e bisnetos tenham a honra de conhecê-la tendo a oportunidade de viver uma realidade dignamente suportável.
Não é a toa que SUSTENTABILIDADE tem se tornado matéria em sala de aula de diversas escolas, universidades e cursos a fim de promovermos produtos e serviços que respeitem a natureza, bem como formar cidadãos com hábitos ecologicamente corretos. E não só promover uma tendência febril que em termos de moda seria apenas mais uma temporada e logo passaria, mas torcemos para que vire uma endemia e que ter atitudes saudáveis como, reutilizar, logo seja um estilo de vida irresistível para muita gente.
Inclusive para os admiradores das decorações ecologicamente corretas, que em muitos casos em sua timidez não ousam sair do obvio ou pagar um pouco mais caro que o convencional para ter uma casa mais charmosa e diferente das outras.
Onde e Quanto?
Atualmente, devido a boa popularidade e aceitação dos artigos de decoração ecológicos, muitos artesões tem investido nesse ramo. Centros culturais, ONGs e autônomos entre outros, exibem seus artigos em feiras, stands de eventos, lojas e ateliers.
Quanto a valores, alguns dos próprios artesãos vendem seus artigos a preço inferior ao mercado, e acaba fazendo com que muitas pessoas se acostumem a não valorizar o trabalho em questão.
E Enganam-se os que acreditam que produtos sustentáveis deviam obrigatoriamente ser comercializados a baixo custo. Pois o fato de reutilizar algo que já existe, envolve uma ideia criativa e ecológica, tempo para realização, muitas vezes de artigos complexos produzidos manualmente, e gastos extras que somam qualidade e elegância ao produto. Por isso valorize.
Existe uma infinidade de artigos e ideias que podem deixar sua casa mais ecológica, mas resolvemos separar alguns que você mesmo pode fazer de forma pratica.
Cortina Garrafa Pet
No Jardim, ou na parte mais dinâmica da sua casa uma cortina de pet colorida seria um charme.
Apesar de ter sido uma das primeiras e mais populares obras ecológicas a cortina de garrafa pet ainda é muito admirada.
O corte da pet em tiras, e depois unindo as argolas montamos facilmente uma cortina, e para torna-la ainda mais bonita que tal depois de pronta adicionar cor com tinta spray?
Puff De Pneu Usado
O pneu de caminhão, (especialmente) esta sendo muito bem aceitos como artigo de decoração.
Você iria precisar apenas de dois pneus usados, lavados e parafusados um sobre o outro para dar uma altura confortável, os círculos de madeira colados no pneu, em que um será o acento (se preferir coloque uma espuma entre a madeira e o revestimento) e outro circulo de madeira no fundo. Depois disso vestindo tudo com tecido, laminado sintético, ou corda seu convidado nem notaria que ali era pneu.
Potes De Sorvetes Organizadores
Os potes vazios de sorvete que muita gente já usa como porta mantimentos pode ter uma cara nova. Que tal revestir com tecido e colocar no quarto dos seus filhos para eles guardarem suas coleções e brinquedos?
Latas Organizadoras
Latas de Nescau, leite ou outros enlatados que já não estão em estado de uso alimentício podem ser revestidos de forma bem colorida com tecido, E.V. A ou outro revestimento que tenha em casa. Para organizar os lápis de cores das crianças.
“Vasos” De Sapatos Velhos
Sapatos velhos, rasgados ou sem par pode comportar com estilo uma planta. Faça furos na base do calçado para a água escorrer e exiba seu novo vaso, na janela, jardim ou outro lugar onde preferir.
Encosto De Porta Com Sapatos
Outra boa saída para reutilizar seu sapato velho é revestindo ele com tecido e colocando cimento ou argila dentro para ficar pesado. Seu sapato como encosto de porta vai render muitos elogios.
Casa De Gato Com Caixa De Monitor Velho
Lembra-se daquele monitor de televisão e computador antigo? Que geralmente depois que substituímos o nosso por um menos espaçoso ele ficou encostado em casa?
Você pode abrir o monitor e retirar tudo de dentro, bem como a tela e depois de colorir e colocar uma almofada dentro pode usar como casa para seu bichano.
Artigos Em Patchwork Para Aproveitar Retalhos
Colchas de cama, fronhas, tapetes, cortinas, capas de eletrodomésticos e outros artigos feitos com retalhos de tecido para reaproveitar tecido que sobra de confecções sempre é um charme. Na internet é possível ver inúmeras ideias de como reutilizar retalhos.
Prateleiras Com Gavetas De Guarda Roupa Velho
As gavetas de guarda-roupa, cômodas e armários agora podem funcionar como prateleiras para sua casa. Pregue o fundo base da gaveta junto a parede e use uma das paredes laterais para colocar enfeites, ou pequenos artigos domésticos. Usando em formato quadro.
Quadros e Porta Retratos Velhos
Não jogue fora os seus porta retratos velhos, use a moldura para decorar as paredes da sua casa, inclusive se ela for rústica, você pode pregar dentro dela um pequeno vaso de flor de parede, em que a planta sobressaia dos limites da moldura.
Separador De Lixo
Se sua preocupação além de ter uma casa elegante é reutilizar é indispensável ter um separador de lixo. Você pode usar engradados de refrigerante quebrados para separar o lixo da sua casa. Reserve um local ideal e se preocupe em esvaziar esses locais sempre que possível, tendo ciência de que esse material está realmente indo para um local onde receberá tratamento legal.
Entre essas e outras ideias é possível encontrar facilmente na internet e em revistas temáticas varias sugestões de como utilizar garrafa pet, pneu, jornal, tecido. Vale a pena conferir
Uma Observação Importante:
Até pra reutilizar devemos estar conscientes quanto ao que estamos fazendo, Se você pretende fazer um desses artigos acima ou mesmo qualquer outro e sua intenção é a sustentabilidade, deve trabalhar o que tem disponível. Pois não adianta provocarmos o consumismo para ter embalagens e reutilizar ou danificar produtos novos para obtermos outro também novo só pra dizer que “reutilizou”. Isso não é preocupação ecológica.