Na moda (vestuário) o estilo retrô já era bastante valorizado, mas na decoração de ambientes a empolgação é recente, e de uns tempos pra cá as pessoas passaram a se preocupar cada vez mais em tornar o lar ou ambiente de trabalho agradável, atentando para a comodidade, organização e beleza.
E a decoração retrô tem sido um ótimo pedido, seja na moda ou na decoração, principalmente por pessoas ligadas a arte, design e áreas afins. Onde as pessoas procuram diferenciassem pelo estilo de vida que levam.
O termo Retrô ou Retro que deriva da palavra retroagir e que seu significado faz referência ao resgate do passado é atualmente um estilo cultural, que busca inserir em produtos atuais valores de funcionalidade e principalmente design de produtos antigos, fazendo uma releitura de elementos populares nostálgicos das décadas passadas como é o caso da radiola, vitrola, discos de vinil, fusca, cabides de pé, penteadeira com espelho, cabeceira, fita cassete, maquina de datilografia, escrivaninha, abajus e outros artigos comuns nas casas de nossos antepassados e que certamente nossos filhos jamais conheceriam se não houvesse essa preocupação de repensar sobre estes elementos antigos, que mesmo muitos deles sendo decorativos podem ser inovados e conter parceria tecnológica.
Como sempre a preocupação social com a sustentabilidade do nosso planeta tem sido uma grande influenciadora. Nesse caso o resgate de alguns valores perdidos e esquecidos com o tempo deve-se não só a necessidade pessoal de relembrarmos momentos felizes que aqueles objetos que nos trazem em lembranças como também renovar artigos antigos em casa herdados de avós que muitas vezes temos esquecido e estão cheios de poeira.
Porém, é importante lembrar que o estilo retro é um resgate do design antigo e não se trata de usar coisas velhas no intuito de “reutilizar” como faz o estilo vintage.
Para Você Que Quer Entrar Na Onda Retro e Pretende Comprar Elementos De Decoração Para Sua Casa, Destacamos Algumas Dicas De Decoração:
Cozinha
Algumas marcas de eletrodomésticos estão criando um novo visual unindo a beleza de artigos retro e a funcionalidade tecnológica atual. Já se encontra no mercado disponível geladeiras, o frigobar e o fogões.
Outro hábito tipicamente retro é pendurar panelas e colheres grandes nas paredes da cozinha, mas não apenas como decoração, mas também com funcionalidade.
Se possível trocar as cadeiras da mesa de jantar por bancos altos e elegantes também ajuda.
Sala
Se você não tiver condições financeiras de mudar sua casa toda para o estilo retro toda de uma vez, inicie pela sala colocando um azulejo preto e branco como em um jogo de xadrez;
Você pode também exibir um papel de parede e quadros e porta retratos com molduras trabalhadas;
Sobre as janelas cortinas, e ter ainda almofadas, um telefone clássico sobre o criado mudo, mesa de centro com um vaso de flor cujo material base seja porcelana ou similar.
Além do clássico telefone, as almofadas, os sofás, as cadeiras, mesinhas de centro.
Quarto
No quarto você pode ter um cabide de pé para colocar suas roupas diárias. Caixinhas organizadoras como mini cômodas para guardar nas gavetas as bijuterias e artigos de maquiagem sobre a penteadeira que tenha gaveta e um espelho com bordas moldadas.
Nas paredes do seu quarto você pode colocar fotos antigas, cartazes de época.
Importante
Muitas que aderem ao estilo retro são ousadas por natureza, mas é preciso atentar para não cometer certos exageros como encher a casa de artigos que deem a impressão de casa de avó. E não a sua casa…
Seja ousado sim, mas cauteloso, escolha algumas peças coringas para marcarem sua decoração, mas sem exageros. Não deixe sua casa parecida com um museu onde tudo vai chamar atenção de uma vez só.
Cores:
Saia do óbvio comercial, embora preto e branco sempre seja referencia ao passado eles já fazem parte da maioria das decorações, recorra a pintar seus móveis e eletrônicos em cores fortes como vermelho bordô, ou azul Royal. Em contraponto os tons pastel também dão um charme super especial e são característicos da decoração retro. A partir daí sim, unir cores ao preto ao branco ou detalhes floridos com fundo pastel vai ser ponto de partida para o estilo retro.
Design:
Se você realmente estiver interessado e disposto a investir em uma decoração bacana para seu ambiente a internet dispõe de uma série de opções de móveis. Escolha os que te agradam e leve a um profissional da marcenaria para que ele projete um pra você.
Produtos
Engana-se os que procuram artigos diferentes em lojas de mobiliaria, apesar da atual popularidade e aceitação o mercado para adquirir estes artigos de decoração diferentes do convencional ainda é tímido.
Podemos encontrá-los em lojas especializadas como as de móveis e decoração Elas investem em agradar diversos públicos e gostos. Mas adianto: Na maioria das vezes o preço é tão sofisticado quanto o produto.
Serviços:
Caso você não tenha tempo para dedicar com pesquisa e escolher os móveis do seu ambiente retro desejado, recorra ao Designer de interiores, que é um profissional preparado para decoração de ambientes internos de acordo com as necessidades de cada cliente. Ele planeja e organiza espaços, escolhendo e/ou combinando procurando conciliar conforto, praticidade, beleza e qualidade (que é um fator muito importante quando falamos em móveis).
Atualmente não é difícil encontra-los e na maioria das vezes o trabalho e forma de pagamento são satisfatórios ao cliente.
Dica Importante:
Embora o retro confunda-se com o vintage principalmente quando tratamos da reutilização de artigos já existentes o estilo retro para decoração de ambientes consegue se diferenciar-se e a combinação retro perfeita é: Novo + Antigo:
Melhor será se você já tiver no acervo aquela geladeira, TV, ou moldura que sua bisavó deixou de presente para você. Para tornar seu artigo original (que se diga de passagem deve ser muito cobiçado) em vintage a dica é restaurar, mas sempre atentando em manter as características originais, se possível dar outra funcionalidade ao objeto.Por exemplo: Usar o armário velho de cozinha como penteadeira ou transformar uma geladeira antiga em um armário de cozinha. |
Aproveitamos e divulgamos essa loja virtual que achamos sobre artigos retro: