Dicas para Cuidar da Piscina

Muitas pessoas sonham em ter uma piscina em casa, no conforto do seu jardim ou comprar uma casa que já tenha piscina, mas essa decisão precisa ser analisada, pois temos que pensar nas vantagens e nas desvantagens de ter uma piscina. Se você mora numa cidade quente é uma vantagem ter uma piscina para seu uso o ano inteiro, se sua cidade não é quente você só usará sua piscina naqueles meses de mais calor e isso pode não ser tão proveitoso.

As Vantagens da Piscina Domiciliar

Não precisar sair de casa para ir a uma praia ou a piscina do clube, e até evitar aquele trânsito engarrafado, a piscina ou a praia lotada é maravilhoso, e o melhor de tudo ao ter sua piscina em casa é o fato de você preservar a sua intimidade. Outra vantagem é valorizar a casa, pois ela fica mais atraente, e aos olhos dos corretores imobiliários isso aumente e muito o valor do imóvel. Porém, você deve ficar atento à manutenção da sua piscina, procurar saber quais os produtos que devem ser usados, qual o tipo de água você irá usar para poder sair nadando, no entanto a segurança e a higiene da sua piscina vão depender inteiramente de você.

Com a piscina em casa você terá um espaço para praticar seus exercícios, pois ela vai estar a sua disposição na hora em que quiser, e a festa que você pode realizar na beira da sua piscina, você poderá reunir parentes e também seus amigos para se divertir.

As Desvantagens de Ter uma Piscina em Casa

Agora você pode perguntar: E as desvantagens? Para construir ou comprar uma casa que tenha piscina, você precisará de um bom investimento, além de precisar de muita paciência para fazer a manutenção, e não podemos esquecer a disposição e a força de vontade para trabalhar, pois a piscina exige que seja realizada tarefas para garantir um bom funcionamento, precisamos ter constantemente os equipamentos que são necessários na limpeza e também estar cientes que a manutenção da piscina será uma despesa fixa, caso não queira fazer, você pode contratar uma equipe, uma empresa de limpeza.

Vale salientar ainda que a sua conta de água e luz sofrerá um acréscimo considerável, caso você tenha crianças pequenas, será necessário uma constante vigilância, é indicado instalar algum sistema de segurança, e pode ter certeza que você passará a receber mais visitas do que o de costume.

Como Cuidar da Sua Piscina

Se você tem uma piscina em casa, mas não sabe como tratá-la corretamente saiba que algumas dicas são fundamentais para cuidar da limpeza e da higiene e deixar sua água saudável e cristalina, sempre limpa para seus usuários. È preciso remover as sujeiras sólidas como: os cabelos, as folhas, os galhos, insetos, você vai precisar de uma peneira e/ou vai filtrar a água. Para manter a água sanitizada e sem microorganismos você tem que aplicar produtos que tratem a água adequadamente, só assim você terá certeza de que sua piscina esta perfeita para seu uso.

Veja Algumas Dicas de Profissionais do Ramo Para Manter sua Piscina Sempre Limpa

  • Mantenha o ph da piscina próximo do neutro (entre 7,0 e 7,4);
  • O filtro deve estar sempre limpo, deve-se filtrar a água diariamente;
  • Uma vez por semana escove as paredes e também o fundo para que não acumule algas e fique com os azulejos esbranquiçados;
  • Use cloro para a desinfecção da água.
  • Evite esvaziar a piscina, mantenha o nível de água recomendado, use os produtos de acordo com a orientação do fabricante.

Como vimos, a piscina precisa de cuidados constantes, por isso preste atenção nestas recomendações para manter sua piscina sempre limpa, pronta para ser usada.

  • Todo dia você precisa filtrar a água, isso leva em torno de 4 a 8 horas siga as instruções do fabricante;
  • A cada dois dias, controle o cloro, aplique a noite para que seja evitado a evaporação, na manhã seguinte você deve medir a proporção de cloro, que deve estar entre 1 e 3 ppm, se não alcançar essa medida suspenda o uso da piscina, pois a falta do produto pode causar doenças e o seu excesso pode deixar a pele e as mucosas irritados.
  • Duas vezes por semana controle o ph da água, que deve esta entre 7 e 7,4. Deve-se medir com uma fita de teste, para corrigir o ph use os redutores (barrinhas leve) ou os elevadores de ph (ou sulfato de alumínio), esse tratamento deve ser feito antes de qualquer tratamento químico, menos nos dias que você adicionar produtos com hipoclorito de sódio, dicloros, e os tricloros , se o ph estiver fora do padrão além de danificar os equipamentos de filtragem, vai tornar o cloro ineficiente, causar irritações nos olhos e pele dos usuários.
  • Uma vez por semana faça uma aspiração, quando tiver pouca sujeira pode filtrar, mas para limpar mesmo você deve drenar, também limpe as bordas da piscina com uma esponja macia ou uma escova de cerdas macias, também use produto específico para limpar bordas para não contaminar a água, faça uma retro lavagem do filtro, para retirar os resíduos que foram filtrados, use um algicida para eliminar e evitar as algas, você não deve usar no mesmo dia da cloração, medir a alcalinidade que deve ficar entre 80 e 120 ppm, seus índices muito alto pode causar turbidez na água.
  • Uma vez no mês faça a supercloração que é necessária quando a piscina é muito usada ou depois de muita chuva por causa do acréscimo de água não tratada e de impurezas.
  • E quando for necessário faça uma decantação ou uma clarificação, realize essa operação depois do controle da alcalinidade e do ph, se a água continuar turva faça uma clarificação adicionando clarificador ou cal hidratado, ele ficará no fundo da piscina, nos casos de muita sujeira precisa aspirar o fundo, se tiver pouca sujeira só a filtragem vai eliminar as impurezas.

Cuidados ao Limpar sua Piscina

Você precisa tomar alguns cuidados para limpar sua piscina, quando usar produtos químicos use luvas e óculos de proteção, guarde os produtos químicos em local arejado e longe das crianças e de animais, use a dosagem recomendada pelos fabricantes, não reaproveite o material que está fora da embalagem, algumas misturas são perigosas. Por isso, observe os ingredientes do cloro e das substâncias do tratamento da piscina, alguns produtos não podem ser misturados pois podem provocar explosão ou liberar gases tóxicos que podem causar queimaduras.

Você pode usar uma cobertura de lona ou de outro material para cobrir a piscina quando não estiver usando, essas coberturas são presas na borda com pinos e cordas, elas evitam a queda de crianças e animais, não deixe sua piscina sem tratamento, pois a água pode se tornar foco de doenças. E o mais importante: é necessário fazer o tratamento mesmo que a piscina esteja sendo pouco usada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *