Dicas Para Ampliar Os Ambientes

CPara ter uma sala de estar mais ampla você precisa mudar de casa, correto? Na verdade não. Os decoradores volta e meia usam os truques visuais, técnicas de organização e pintura que fazem pequenos cômodos se tornarem mais espaçosos, ao menos para os seus olhos. Para saber como aplicar em casa, basta seguir algumas dicas abaixo e vê qual se encaixa melhor para a sua residência.

Seja Criativo e Menos Firme Em Cópias

Um dos maiores truques para realizar grandes projetos de decoração não é reduzir os custos, mas ter uma boa capacidade de criar. As vezes vamos pré determinados a decorar ambientes de uma forma que vimos em uma revista, mas nosso espaço não comporta tudo aquilo ou não fica bacana. Para ampliar, você vai precisar usar bastante de sua mente criativa em algumas ocasiões.

Seja Criativo e Menos Firme Em Cópias

Seja Criativo e Menos Firme Em Cópias

Evite o Contraste Entre Móveis e Paredes

Contraste é sempre uma forma bem segura de decorar, mas na maior parte das vezes delimitam os espaços. Para ter uma sala de estar transmitindo a sensação de continuidade e amplitude. você deve ao invés de usar o contraste optar pela técnica do tom sobre tom. Na menor das salas sempre funciona. Basta escolher cores dos móveis um tom apenas mais baixo ou mais alto que as paredes e você já vai ter uma sala de estar maior. Parede azul claro com móveis azul bebê, por exemplo, é uma boa pedida para ter uma sala maior.

Evite o Contraste Entre Móveis e Paredes

Evite o Contraste Entre Móveis e Paredes

Não Divida Cômodos

A tendência de delimitar espaços em casas modernas acaba apertando os ambientes Quem nunca teve a sensação que estava em uma sala de estar partindo uma sala de jantar e pensou que a sala era maior?

Se sua casa não tem divisões, melhor ainda! Aproveite isso e use o melhor de cada ambiente em sua decoração. Você pode criar divisões imaginárias pelas cores de parede mudando para um tom mais claro ou mais escuro quando o cômodo mudar. Mas não use móveis para isso ou paredes de gesso, não fica bacana e ainda dá uma sensação visual de desconforto.

Menos Objetos, Mais Espaço

Não é que você vai ter que se livrar de tudo, mas sempre há itens em sua decoração que poderiam muito bem ser dispensados. Como saber disso? Só olhando mesmo. Dê uma boa avaliada em seu quarto hoje e veja se algo pode sair. Olhe sua estante e veja quantos itens poderiam ir para a casa de uma amiga ou serem doados. Nada melhor que uma limpeza no ambiente para ganhar espaço.

Manter a ordem nas coisas também causa grande diferença. O excesso de objetos na decoração também lota, mas pequenas coisas fora de ordem deixam a impressão de um grande caus. Tente manter os cômodos sempre arrumados.

Mais Luminosidade, Mais Espaço

A iluminação é dos itens essenciais para amplitude em ambientes. A regra é simples e clara: quanto mais luz, mais amplo será seu ambiente. Faça um teste simples: use uma luz fraca amarela em sua sala, observe o espaço, e depois mude para uma forte luz branca. Vai mudar, não é mesmo? Puro poder da iluminação.

Prefira luzes brancas e fortes que imitam a luz do sol, pois ajudam a iluminar todos os cantos e te dão mais espaço na casa. Para espaços extremamente apertados, estude a possibilidade de usar pontos de luz estratégicos como spots e luminárias.

Use As Cores Corretas

Quando a casa já está pronta e não há mesmo como ampliar fisicamente, as cores podem ajudar. Uma pintura clara pode ajudar a ampliar um espaço, enquanto uma escura vai tornar a sua sala de estar um ambiente aconchegante demais.

As melhores cores para ganhar espaço na sua decoração são os tons pastéis e mais claros. O branco, claro, é o primeiro da lista, em especial o branco gelo, por ser mais discreto e aumentar a sensação de amplitude. Se a cor escura é querida e necessária, esqueça o teto. Teto branco dá amplitude e suas paredes laterais podem ficar coloridas sem muito prejuízo.

Mas a melhor dica para ganhar um cômodo maior é pintar as paredes de cores claras e deixar os tons fortes para os pequenos detalhes como almofadas, estofados e tapetes. Esta forma de decorar sempre funciona muito bem.

Use Cortinas De Tecidos Leves e Claros

Tecidos escuros e pesados cortam a luz natural, deixando o espaço mais denso visualmente e por consequência menor. Prefira por isso tecidos leves e claros, se possível transparentes para ganhar espaço visual tanto em salas como em quartos. Isso ajuda à iluminação visual entrar no ambiente e ser usada ao máximo.

Espelhos São Um Ótimo Coringa Para a Decoração Com Amplitude

Um truque antigo é usar espelhos largos em paredes vazias ou modelos decorativos. Os reflexos ajudam a dá mais amplitude na sala de estar, corredores e funcionam muito bem em banheiros. É uma boa pedida para quando você não tem mais para onde correr para desapertar seu espaço.

Pisos Espelhados

Mudar o piso é sempre mais caro que mudar itens decorativos. Mas se puder, pense na aplicação de revestimentos espelhados como o lindo porcelanato ou mármore. Você ganha amplitude e ainda terá um piso mais moderno. A desvantagem é que exige um investimento relativamente alto, por isso deve ser a ultima medida a ser tomada se você quer tentar algo mais barato.

Use Móveis De Dupla Função

A melhor forma de desafogar um ambiente e ganhar mais espaço é poder eliminar o que não vai ser usado. Para isso você pode pensar em usar móveis com duplo sentido como um centro de mesa com gavetas para seus livros e DVDS, uma estante que vira raque e eliminando alguns itens como puffs não usados e dois estofados, deixando apenas um. Quanto mais você economiza em móveis, mais espaço vai ganhar em sua casa e isso sem mudar cores ou piso. O custo acaba sendo menor nas compras de móveis também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *