Como Usar Gaiolas para Decoração

Passarinho Preso, Nunca Mais!

Vamos abolir essa ideia de pássaro engaiolado para colorir jardim e animar a casa, porque não funciona, isso é ilusão de vendedor que quer empurrar o animal para dentro de uma gaiola para você criá-lo sem piedade alguma. A novidade é que agora você pode reutilizar a gaiola para decorar de outra forma bem mais responsável e criativa, que aprisionando um lindo animal em um canto triste; Afinal não há nada que comprove que faz bem ao animal viver longe da natureza dele.

As gaiolas em sua maioria são lindas, fazendo alusão a uma casinha, com porta, janela, bebedouro e tudo mais. A graça acaba quando colocamos um passarinho dentro, onde ele não pode voar limitando-se aquele espaço de tortura em que foi colocado. E facilmente o aspecto romântico de casinha salta rapidamente para prisão.

Para os que já entendem que os pássaros são bem mais bonitos soltos que enjaulados, pensamos em como sua gaiola pode ser reutilizada, e encontramos diversas maneiras, observe as opções e escolha a que mais combina com você:

  • Faça uma readaptação da sua gaiola. Pendure-a em um local acessível aos pássaros, preferencialmente onde eles não tenham medo de pousar e não aja risco de ataques de predadores. Então posicione a gaiola com alimentação e água e deixe as portas e janelas da gaiola abertas, para que os pássaros que frequentam seu jardim se sintam a vontade para entrar e sair quando bem quiserem.

E quem sabe de repente acontece de encontrar ate um ninho La dentro.

  • Escolha uma parede bonita e visível do seu jardim, de preferência uma que esteja totalmente vazia e você não tenha planos para ela, depois de eleger, pendure varias gaiolas nela distribuído-as harmoniosamente. Você pode variar nos tamanhos, modelos e cores das gaiolas, mas prefira as pequenas e medias, pois as grandes tomam muito espaço e acabam tirando a delicadeza da composição. Dentro de cada uma delas você pode colocar uma plantinha diferente.

Para a pintura de fundo de parede escolha uma cor padrão, de preferência neutra, e deixe que as gaiolas, plantas e flores coloram sua parede.

  • Dentro de uma gaiola redonda coloque um vaso e deixe as folhas encostarem e ate ultrapassarem as paredes da gaiola, e perdure em um galho de arvore.

Prefira as plantas com folhagem pequena e se tiverem rosas ou flores, melhor ainda.

Pode ainda nesse mesmo contexto, colocar porta retratos ao invés de vasos de plantas e pendurar varias gaiolinhas por toda a árvore com fotos bem descontraídas.

  • Você pode utilizar o mesmo método para pendurar a gaiola em uma arvore central com um passarinho dentro, só que dessa vez artificial, daqueles que encontramos em loja de decoração ou jardinagem.
  • Se houver mesa no seu jardim, coloque uma pequena gaiola com vela dentro no centro da mesa.
  • Se for haver alguma refeição ao ar livre, use a parte superior da gaiola como tampão de proteção das frutas, e pratos. Mesmo que os arames das gaiolas sejam espaçados você terá certeza de que os gatos não irão incomodar.
  • Uma ideia muito criativa e ousada é usar uma gaiola sem o fundo, para envolver a lâmpada em um poste, abajur, parede ou teto.
  • Aproveitando a ideia das gaiolas sem fundo, que tal utilizar uma pela grama para proteger aquela pequena muda que acabou de plantar?
  • Destaque um lateral da gaiola, preferência a da porta e pregue na parede, como se fosse um quadro. Ficará ainda mais elegante se você resolver fazer uma pela pintura na parede e sobrepor com a gaiola.
  • Para paredes e colunas, você pode puxar do armador ou mesmo do teto uma corrente grossa segurando uma gaiola e dentro dele colocar uma linda muda de planta que seja espaçosa e sobressaia a gaiola.
  • Para o chão do jardim, você pode pegar uma gaiola que já não esteja em condições tão apresentáveis para ser utilizada de outra forma. E encha-a  pela porta maior de pedras bonitas, de preferência aquelas arredondadas típicas de praia;

Depois da gaiola está lotada de pedras e sem riscos delas vazarem pelas laterais pois devem possuir tamanhos maiores que os espaçamentos das grades. Coloque a gaiola em um local estratégico. Onde não atrapalhe a passagem de ninguém mas possa ser vista;

  • Se o jardim fica na frente da casa, temos uma ótima dica: utilize uma gaiola pequena como porta cartas.

Para isso você vai precisar da ajuda de um metalúrgico. Peça para ele construir uma base de pelo menos 1 metro de altura que sustente a gaiola em pé.

Mas antes de produzir qualquer uma dessas idéias maravilhosas, lembre-se de que para utilizar as gaiolas como objetos de decoração você vai precisar fazer no mínimo uma higienização e dar uma nova pintura. Falando nisso uma ótima dica é utilizar cores fortes e vivas do tipo amarelo, vermelho e lilás… Para não deixar a casa com ar triste e sim bem decorada.

Caso você tenha se apaixonado por alguma das sugestões já citadas, porém não tenha em casa nenhuma gaiola para reutilizar. Não se preocupe, pois você pode encontrar facilmente uma gaiola usada em uma feira de bairro, ou comprar uma nova livrando um animal de ser preso, ou ainda encomendando a um metalúrgico qual a gaiola que você deseja. Mas se você quer gastar pouco, procure em centro de reciclagem, eles podem ter uma gaiola para você fazer a reutilização.

Você pode ainda criar suas próprias decorações ou quem sabe adicionar algo mais as nossas sugestões. Há também inúmeras ideias de como reutilizar as gaiolas em festas e outros ambientes da casa, por isso não se limite. O importante é não ter gaiolas para aprisionar os pássaros, e ratos de estimação.

E depois, você verá o quanto é gratificante tornar o ambiente agradável, para que os próprios pássaros freqüentem livremente, caso isso aconteça, lembre-se de por água no bebedouro e comida no comedouro, assim pode ter certeza que sua gaiola ficará cheia de pássaros que virão apenas para encantar ainda mais a decoração de sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *