Dicas Para Acertar na Iluminação da Casa

Quem gosta de decoração, gosta de estar sempre atualizado com a moda e as últimas tendências, sejam no design de um móvel ou de toda uma decoração. Uma das tendências do mundo da decoração que vem tomando conta dos escritórios de arquitetura e design de interior é a iluminação planejada.

E se Pode Planejar a Iluminação?

Claro que se pode planejar a iluminação, na realidade é ideal que se faça um planejamento antes de fazer uma iluminação em casa. O ato de planejar a iluminação normalmente é feito por um profissional da área, quase sempre algum profissional que tenha estudado a fundo a iluminação. Ele fica responsável pelo projeto, ou seja, planeja e também é ele o responsável pela a execução da obra.

A esse plano ou projeto de iluminação se dá o nome de projeto luminotécnico. O nome é um tanto quanto complicado, mas se o profissional for bom o projeto é feito de maneira rápida e não tão complicada.

Mas Afinal, o que é um Projeto Luminotécnico?

Um projeto luminotécnico é um projeto onde se estuda a incidência de luminosidade em determinado ambiente e por meio desse estudo se pode analisar quais os melhores locais e os melhores tipos de lâmpadas que devem ser utilizados para iluminar o cômodo desejado.

Quando lemos tal explicação, imaginamos que seja algo simples de ser feito, mas infelizmente tal projeto não pode ser executado por qualquer pessoa. Ele deve ser feito pro um profissional gabaritado e especializado na área de iluminação.

Normalmente o profissional ele faz um estudo para saber como é a insolação em sua casa, em outras palavras, quais os cômodos que mais recebem sol e quais os que menos recebem. Esse estudo é indicado na hora do projeto de construção a casa, pois as áreas molhadas devem sempre ficar do lado mais exposto ao sol, dessa forma se ajuda a diminuir as infiltrações e o mofo causado por onde água passa.

Depois desse projeto se faz então o estudo de ambiente por ambiente, ou seja, cada ambiente recebe um tipo e uma determinada quantidade de lâmpadas, diferente de ter somente uma no centro de todo o cômodo, tudo bem que ao colocar no meio do ambiente a iluminação será “por igual” em todos os cantos do local.

No entanto, existem áreas que precisam de mais iluminação, assim como existem outras que não precisam de tanta iluminação, por isso, veja a seguir dicas de como iluminar sua casa.

Fazendo a Iluminação Sozinho

Em muitos casos, não se pode contratar um profissional para executar o projeto luminotécnico, então você pode utilizar as dicas a seguir para fazer com que sua casa fique bem iluminada e ao mesmo tempo tenha um design bonito. Antes de começar a pensar, lembre-se das lâmpadas que devem ser usadas, compre de preferência as lâmpadas fluorescentes, elas são econômicas e hoje existem modelos de cores, tamanhos, voltagens que completam o desejo de todos.

Diga não as lâmpadas incandescentes, elas são mais baratas, mas não tem o mesmo tempo de vida de uma fluorescente, e o principal consomem muito mais de energia elétrica, ou seja, sua conta pode diminuir com o uso da fluorescente.

Começando a Iluminar a Sala de Estar

Comece pensando qual a utilização da sua sala, ela tem um uso específico? Ou são vários usos ao mesmo tempo? Se na sua sala existe uma televisão onde se assiste  constantemente, procure colocar um interruptor que regula a intensidade da luz, assim quando quiser criar um clima mais intimista, você conseguirá.

Se a sua sala também serve como escritório, e possui uma bancada de trabalho ou estudo, com um computador, procure ter uma luminária direta em cima da mesa de trabalho, isso é o ideal para uma melhor iluminação.

Ainda na sala podemos destacar quadros, vasos e porta retratos, eles devem ter iluminação especial, priorize a iluminação direcionada com lâmpadas de led, sempre dá certo e a lâmpada de led consome pouco.

Portanto, a principal regra para iluminar a sala é definir seu uso, depois disso, modifique o interruptor e coloque pontos fixos de luz forte em locais de trabalho.

Vamos Iluminar os Quartos?

Partindo ainda da ideia que muitas pessoas utilizam o quarto como local de trabalho e estudo, é sempre recomendada a troca de interruptor pelo mesmo que foi sugerido na sala. Também se sugere luminárias em cima das mesas ou bancadas de trabalho, com luz direta, branca e forte.

Em quarto de mulheres que possuem penteadeira ou algo similar, se indica luminárias laterais no espelho, de cor amarela, assim a maquiagem ficará perfeita.

Ainda falando do quarto, procure colocar lâmpadas de cor amarela na iluminação geral, a cor amarela ajuda na hora de descansar e criar um clima mais calmo e aconchegante.

Você já Pensou em Como Iluminar o Banheiro?

Provavelmente deve estar pensando em uma lâmpada branca central no banheiro e está perfeito. Neste caso até está correto, mas procure colocar pelo menos 1 lâmpada na lateral do espelho para quando o homem for fazer a barba ou a mulher se maquiar, facilitar o trabalho deles. O ideal é que seja 2 lâmpadas de cor amarela, uma de cada lado do espelho, se recomenda a lâmpada de cor amarela, pois ela é a que mais se assemelha a luz natural que temos do sol.

Por Último e Não Menos Importante a Cozinha e Sala de Jantar

A cozinha deve ser pensada de 2 formas, uma se ela for integrada com a sala de jantar e outra se for independente.

Vamos começar com a sala integrada, procure fazer focos de luz na sala de jantar. É muito interessante utilizar luminárias pendentes baixas, que chegue bem próximo da mesa, de preferência com lâmpada amarelada e que o interruptor seja como o do quarto e da sala, regulador. Assim você conseguirá criar um clima mais intimo, caso deseje.

Se você não tiver mesa e sim bancada, utilize pequenas luminárias pendentes, de acordo com a quantidade de banquetas que possui em sua bancada, elas darão todo o charme da iluminação. A cor e o interruptor devem ser os mesmos já citados.

No entanto, na cozinha, se deve pensar em uma iluminação forte e direcionada, é indicado colocar lâmpadas embaixo dos armários para que quando for necessário trabalhar nessa área você consiga enxergar bem o que está fazendo, assim como se deve ter uma boa iluminação na área principal de trabalho e no fogão.

Finalizando

Depois de tantas dicas simples, você será capaz de iluminar a sua casa de uma maneira prática e barata, dependendo das luminárias e lâmpadas escolhidas. Mas conseguirá fazer com que cada cômodo da casa tenha um detalhe e uma iluminação que faça você se sentir bem quando estiver utilizando o ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *