Organizar um churrasco bacana em casa não é tão simples quanto parece. O básico todo mundo já sabe: muita carne, uma boa grelha e bebida a vontade, para quem adora uma cerveja e para quem não ama tanto. Mas alguns ‘segredinhos’ podem deixar o seu evento em casa ou em um local especial mais bacana ainda. E boas dicas para organizar um churrasco nunca são demais, não é mesmo?
Dicas para Comprar Carne de Churrasco
Fuja das congeladas. As carnes congeladas geralmente são pesadas já refrigeradas, um truque dos supermercados para ganhar muitas gramas a mais na hora de pesar. Se não acredita faça um teste em casa: pese uma carne ainda descongelada e uma congelada. O peso da segunda com certeza vai ser maior.
Observe a gordura da carne. Se esta apresenta um tom amarelo escuro, há uma forte indicação de que a carne vai ficar bem dura. Isso porque veio de um animal já velho, que é mais barato para os supermercados mas o sabor não é o mesmo para você consumir.
Na hora de comprar, não leve muito em consideração a data na embalagem. A menos que você conheça bem o dono do supermercado, vai precisar de algumas dicas visuais para levar para casa. Escolha carnes mais vermelhas e que não estejam com manchas marrons, sinais de que foram embaladas há muitas semanas. Quanto mais velha for a carne, de fato ela será mais barata, mas também estará mais dura para consumo.
.
Quer comprar com preço mais em conta? Uma ótima dica é procurar abatedouros. Você vai comprar um animal ainda vivo se tiver disponível e levar para casa uma carne fresquinha. Mas antes de sair no dia para procurar, tente saber que dias os abatedouros recebem animais ou a carne.
Dicas para Preparar a Carne Para Assar
Seu cuidado para preparar um bom churrasco já começa quando chega em casa, preparando uma carne bacana para a festança. Comece primeiro com o corte, que deve ser feito no sentido transversal ao comprimento das fibras do músculo. Isso porque depois a carna já seca pode ficar bem difícil de cortar se não for cortada desta forma, principalmente se a carne estiver muito seca.
Dependendo da carne, você vai ter que pensar em uma festa um dia antes. Cortes como cordeiro e costela ficam com o sabor mais apurado se você começar o preparo antes, e ai isso dizemos que a carne deve marinar. Tempere um dia antes e deixe na geladeira em uma embalagem fechada para ir marinando. O sabor deve ficar nem mais apurado e a carne por consequência bem mais saborosa.
Nada de preparar todas as carnes, juntas, ou sabor e aroma serão alterados. Se você quer carnes mais saborosas, deve separar os preparos e temperos. Linguiça e frango, por exemplo, captam muito facilmente o aroma e sabor de outras carnes, por isso são costumeiramente temperadas separadamente.
E nada de pensar em descongelar assim que for preparar o alimento, dica de gente preguiçosa. O melhor é deixar a sua carne descongelar com antecedência de ao menos 12 horas e de forma natural, na parte de baixo de sua geladeira. Costumes como colocar a carne em água quente ou no forno de micro-ondas para acelerar o descongelamento acabam por retirar totalmente o sabor da carne.
Cuidado com o Carvão
Se seu churrasco é de forma tradicional, lembre que reaproveitar carvão parece ser bacana, mas não é nada aconselhável. O melhor é usar carvão novo, mas lembre de comprar uma boa quantidade se seu churrasco vai durar o dia todo.
Para acender, use um pedaço de papel mas nada de salpicar álcool ou qualquer outro tipo de substância a menos que seja feito a distância e com moderação. Um truque usado também é recomendado: deixar folhas de papel pegando fogo junto com a brasa. Isso vai deixa seu alimento com gostinho de papel.
Também tenha um pouco de paciência e opte por esperar ter fogo em brasas e não o fogo em chamas, que deixa a sua carne com sabor e aroma de fumaça. É um erro comum de principiantes, não se preocupe.
Como Assar Carne em Churrasqueira
Para assar a carne não há segredo: é só temperar e colocar na grelha. Ao contrário do que muitas pessoas fazem, nada de colocar a carne ainda descongelando, ou ela vai ganhar uma camada queimada na parte externa mas ainda crua por dentro. Logo, deixe ela descongelar completamente antes de colocar para assar. Isso vale tanto para mamíferos como para carne de frango.
Lembre Sempre dos Complementos
Se for um churrasquinho simples de algumas horas, só uma pequena quantidade de carne deve regar bem um jogo de futebol ou uma boa tarde de conversa entre amigos. Mas se vai fazer um churrasco ao invés de um jantar ou almoço, sua festa vai precisar de apenas carnes. Pense em complementos como uma farofa, uma boa vinagrete, uma salada comum para quem quer um bom prato. Quanto mais complementos melhor, mas sem exageros.
Também pense em diversos tipos de carnes e não apenas uma. Para festas com pessoas de diversos estilos, é bacana pensar em carnes diferenciadas. De fato um vegetariano não tem nada o que fazer em um churrasco, mas você pode até mesmo a ele agradar preparando mais complementos. Mas para os demais, carne, linguiça toscana, asas de galinha e outros podem formar uma boa festa.
Bebidas para Todos!
Carne quase todo mundo ama, mas bebida alcoólica nem todo mundo bebe, em especial o grupo de amigos que vai dirigir. Pense neles e em crianças que podem ir a seu evento, por isso ofereça outros tipos de bebida como sucos e refrigerantes. Também deixe algumas garrafas de água disponíveis, pois tanta carne pode te dar uma sede grande.
Prefira Descartáveis
Os descartáveis podem ser dispensados nos talheres, mas para os demais alimentos é uma boa pedida se você quer evitar copos e pratos quebrado, evitando também acidentes. E depois a sujeira de limpar é mais fácil também!