Como Deixar as Roupas de Cama Perfumadas

Dormir bem todo mundo gosta e todo mundo quer. Para que isso aconteça, você precisa ter uma cama boa, algumas horas de sossego e claro, colchas, lençóis e travesseiros sempre em ótima qualidade. Mas em muitos casos, por acumularmos por mais tempo uma roupa lavada ou então por não saber lavar ou armazenar corretamente e isso acaba gerando roupas desconfortáveis ou não tão cheirosas quanto deveriam ser.

Já foi comprovado que uma roupa de cama bem zelada contribui diretamente para o descanso melhor das pessoas e talvez esse seja  motivo das pessoas gostarem tanto dos próprios lençóis e da própria cama, é como se aquela determinada peça remetesse ao cheirinho de casa.

Roupas de Cama

Roupas de Cama

Por isso manter, manter as roupas de cama em perfeita qualidade é o nosso assunto principal dessa conversa. Isso vai fazer você ter noites de sono muito mais tranquilas e cheirosas porque vamos ensinar através de algumas dicas, exatamente como você poderá fazer para manter as suas roupas de cama sempre com um cheiro bom e sempre também, em um estado perfeito. Isso vai ajudar você a superar muito melhor, o estresse do seu dia a dia do trabalho, escola, faculdade, e quando chegar em casa, poder descansar muito melhor.

Lavando Corretamente

Vamos começar pela lavagem porque é esta a maior causadora do desgaste das suas roupas de cama mais cedo. Uma lavagem mal feita acaba mesmo com a roupa, principalmente quando você leva seus lençóis à maquinas de lavar. Cada uma das roupas que você compra, independente da finalidade delas, possui uma lavagem ideal, o que deve ser seguido para que você tenha sempre aquela peça em bom estado, pelo menos por um tempo mais longo.

Cuidados

Cuidados

No caso das roupas de cama, você deve começar separando essas peças pela cor. Lave primeiro as peças brancas e depois as coloridas. Mesmo que sua peça seja totalmente branca e contenha apenas alguns poucos detalhes de cor, considere-a como uma peça colorida, pois justamente essa parte colorida pode acabar manchando as outras peças e temos certeza que você não iria querer isso.

Outra atenção que você deve tomar é quanto o tecido de cada roupa de cama. Tecidos de poliéster ou similares geralmente soltam “bolinhas” de pelo ou do algodão do tecido então se você misturar com tecidos em fibras naturais, estas últimas podem ficar menos suaves e macias além de aparentemente ficarem também muito mais bonitas. Com certeza você já deve ter tido uma ou duas peças que ficaram assim, cheias de pequenas bolinhas e que aparentemente pareciam muito mais desgastadas ou velhas do que realmente eram.

Hoje já existem sabões e amaciantes próprios para roupas de cama e preferencialmente você deve usá-los para evitar que suas peças se desgastem ainda mais. Você vai encontrar essas peças com muita facilidade em qualquer loja de produtos para casa ou em supermercados e os preços são os mesmos ou um pouco mais altos que os sabões e amaciantes mais populares que você usa para lavar qualquer outra peça de roupa. Evite também usar sabão para máquina de lavar se você vai fazer a lavagem das suas peças na mão, porque o resultado nunca é tão eficiente.

Usar desinfetantes à base de formol na lavagem e misture com vinagre para enxaguar pois isso faz com que os odores naturais de uma secagem mal feita não permaneçam e também faz com que essa mistura retire todo o cheiro do sabão.

Secando Corretamente

A secagem é outra questão que com certeza deve ser falada em seguida já que após lavar você vai colocar suas roupas de cama no varal. Sabendo ou não, colocar roupas para secar de forma errada, pode sim estragar suas peças. A primeira medida que você deve tomar sobre isso, é quanto ao espaço, principalmente se você mora em apartamentos ou casas que não tenham um quintal que você possa colocar um varal maior.

As suas peças precisam ser secadas em dias de sol porque como elas são grandes e geralmente os tecidos são mais pesados, você não conseguirá um bom resultado se lavar suas roupas em dias de chuva ou completamente nublados. Como sabemos que no nosso país o clima muda muito rapidamente, é muito comum você ter colocado uma roupa para secar em um dia de sol e de repente o tempo fecha totalmente e cai aquela chuva imensa. Nesse caso, caso o local onde a sua roupa está estendida seja coberto e não leve chuva mantenha as roupas estendidas e deixe-as dessa forma até que elas sequem totalmente. Caso seja em um local aberto, recolha cada uma das peças e coloque em um local, de preferência sem amontoá-las e coloque-as de volta logo que a chuva passar. Não deixe suas peças levando chuva, pois isso pode manchar ou estragar suas peças.

Passando Corretamente

Roupas bem lavadas e bem secas, agora chegou a hora de você tirar do varal e passar todas. Normalmente as donas de casa ou domésticas raramente passam a roupa no mesmo dia que as tira do varal. O comum de acontecer é deixar essas peças guardadas em algum móvel e somente alguns dias depois passar todas. Isso é comum porque é muito habitual você não conseguir lavar todas as peças de roupas de cama no mesmo dia. Quando tirar do varal, dobre todas as peças corretinho para que elas não amassem mais ainda e jamais guarde-as amontoadas pois além de dificultar na hora de passar, pode gerar um mal cheiro nas suas peças.

Quando for passar, comece pelas bordas dos lençóis, pois isso evita que eles dobrem com facilidade, mantendo-se assim sempre bem arrumadinho. Como falamos mais acima, a maioria das donas de casa ou domésticas gostam de guardar as peças para depois passá-la, mas se vale uma dica muito importante, quanto mais secas as suas peças estiverem, mais difíceis para passar perfeitamente elas estarão. O ideal é que você retire as peças e com elas mantendo aquela umidade comum de pós-lavagem, passea-as. Caso queira, ainda pode usar uma técnica bem antiga de borrifar levemente as peças antes de passar o ferro, mas evite deixá-las muito úmidas, pois isso pode deixá-las manchadas ou com um cheiro de pano queimado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *