Dicas de Higiene Alimentar

Uma boa saúde é sempre fruto de cuidados com o check up médico, uma visita constante no médico, mas também de cuidados no dia a dia. E um dos segredos para evitar doenças é ter uma boa higiene alimentar, que consiste em um pouco mais que apenas lavar as mãos antes de cada refeição. Uma rotina de higiene alimentar pode ser a diferença entre uma doença grave ou uma visita apenas regular ao médico para indicar que não há nada de incorreto com você.

De Praxe, Lave Sempre as Mãos

Você não tem ideia da quantidade de bactérias e outros micro-organismos podem estar nas suas mãos antes de se alimentar. E não apenas por tocar em dinheiro, mas em maçanetas, em roupas, em outras mãos e em objetos em geral do dia a dia que ficam expostos ao vento e outras pessoas tocam.

O ato de lavar as mãos deve fazer parte de sua rotina constante, em especial antes de se alimentar. Isso porque quando você toca no alimento com as mãos sujas e o leva a boca, acaba por levar as bactérias nocivas diretamente para o seu organismo sem sacrifícios, e é ai que surgem doenças.

Para lavar as mãos corretamente, use água morna e sabão, de preferência um sabonete antibactericida. Após molhar as mãos, aplique o sabonete e faça um procedimento de esfregar palma com palma, esfregar costas de ambas as mãos, esfregar palma com palma com os dedos, esfregar costas dos dedos, esfregar de todas as partes de ambas as mãos, esfregar as palmas das mãos com os dedos e lavar as mãos com água corrente e seque bem com toalha limpa.

Se você tem unhas grandes, tenha mais um cuidado na lavagem de lavar dentro das unhas, evitando também usar as mesmas para tocar em alimentos. Uma escovinha pode ser uma boa pedida para retirar a sujeira acumulada abaixo das unhas, o que é comum e também pode causar doenças.

Lave Todos os Alimentos Assim que Chegam da Feira

Todos os alimentos assim que chegam do supermercado devem ser lavados. Estamos falando dos plantados, aqueles que vem da terra e ficam expostos para consumo direto como frutas e vegetais diversos. Lembre: pessoas com mão suja tocam nele, eles são expostos a bactérias vindas do ambiente e são uma fonte recheada de bactérias.

Uma forma barata e eficiente de lavar todos os alimentos é usando uma esponja separada (não a mesma que você lava pratos), água e sabão. Lave e seque todos os alimentos, usando sacos limpos para armazenar na geladeira. Outra forma bem usada é mergulhar os alimentos em uma solução de cloro ou hipoclorito (água sanitária, por exemplo). Sua solução deve ser de uma colher de sopa de água sanitária de uso geral para cada litro de água. Deixe os alimentos de molho por ao menos meia hora (que não sejam folhagens como couve, coentro e alface).

Em caso de alimentos consumidos pela metade, como biscoitos e bolachas, tente sempre guardar em embalagens fechadas. Use potes com vedação especial para deixar os alimentos protegidos e não os consuma se estiverem abertos de forma solta. Eles estão expostos a bactérias do ambiente quando abertos e você pode não ser capaz de controlar a quantidade de bactérias a ingerir

Cuide de Suas Panelas Também ao Cozinhar

Muitas pessoas pensam na limpeza dos alimentos, mas esquecem que são as penelas e vasilhas a armazenar os produtos e por isso elas precisam ser cuidadas também. Por isso elas devem ser lavadas sempre antes de preparar os alimentos, em especial se serão guardadas na geladeira. A baixa temperatura pode ajudar a proliferar alguns fungos e bactérias e contaminar não apenas aqueles alimentos armazenados de forma errada, como os demais do lado se a vasilha não estiver bem vedada.

Não Coma Alimentos sem Serem Lavados

Parece uma tentação ir a uma feira livre e não provar uma fruta ou outra. Mas segure-se. Estes alimentos foram tocados por diversas pessoas, e muitas tocaram em dinheiro e sabe-se lá em que mais objetos sujos. Comendo, você estará colocando bactérias diretamente em seu organismo.

Tenha Cuidados Especiais com Sua Carne

Carne é um alimento que costuma ser bem nocivo a seu organismo, por isso todo cuidado é pouco na hora de o ingerir. Jamais consuma uma carne sem antes a lavar bem, ferver e sempre em altas temperaturas. A carne pode vir repleta de doenças como vermes e protozoários, que são extremamente nocivos ao organismo humano. Algumas carnes em especial merecem mais cuidado como carne de porco, de boi e de bode, que são consideradas mais “pesadas”.

Evite Acumular Sujeira em Cima da Pia

Sujeira atrai insetos que podem entrar em contato e até fazer ninhos em suas panelas. Toda casa está sujeita a ratos porque toda ela tem esgoto, mas eles só vão se instalar em sua cozinha se houver um ambiente quentinho, quieto e repleto de restos de comida. Por isso tenha alguns bons hábitos neste cômodo da casa como:

restos de comida devem ser eliminados logo depois de sua refeição
pratos não devem esperar muito sujos em cima da pia
limpe constantemente seu armário de alimentos e panelas, mesmo que não use os itens
mantenha o balcão da pia sempre limpo
restos de alimento devem ir para a rua sempre que possível
Tente sempre não tossir, espirrar ou cuspir sobre os alimentos

Tais hábitos levam bactérias aos alimentos, que serão ingeridos por outras pessoas. Sempre que sentir uma vontade de espirar use um lenço ou saia da mesa. O mesmo vale para tosse.

Só coma Alimentos que Você Sabe Como São Cozidos

Claro que não dá para evitar se alimentar fora ou um bom restaurante, mas alguns espaços você sabe que não podem oferecer segurança alimentar para você, por isso devem ser evitados. São eles: barraquinhas de rua, lanchonetes que não tenham padrão de qualidade, dentre outros semelhantes. Muitos desses espaços visam o lucro, e por isso chegam a preparar alimentos com itens vencidos ou até que caem no chão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *