?> Decoração de Mesa Com Plantas: Dicas | Imóveis Cultura Mix

Decoração de Mesa Com Plantas: Dicas

É difícil encontrar um centro de mesa que seja mais elegante e bonito que um feito com flores. Tudo bem, você pode até querer “apostar” em alguma coisa diferente, mais “moderna”. Porém, flores são sempre flores e a possibilidade de tipos de arranjos que podemos fazer com elas faz com que as nossa escolhas sejam infinitas. Para decorar uma mesa com flores basta ter bom gosto e criatividade. Veja algumas ideias de decoração de mesa com plantas, inspire-se e cria a sua para o próximo jantar na sua casa!

Decoração de Mesa

Decoração de Mesa

  • Escolha a base certa para o seu arranjo de florescimento: quando você pensar em fazer uma decoração com plantas para o centro da sua mesa, antes de mais nada, pense que será necessário ter uma boa base, isto é, que sustente e acomode bem as plantas. Os vasos mais comuns são os de vidro, que podem ser substituídos por outros materiais, como madeira e plástico e qualquer outra ideia criativa. (veja a seguir)
  • O centro de mesa com flores ou plantas deve combinar com o resto da decoração: um dos fatores que devem ser levados em consideração na hora da escolha da base, além da sustentação é o estilo do ambiente e o “tema” da decoração da mesa. É preciso criar harmonia perfeita em os três itens. Por exemplo: se você tem uma sala muito alegre e colorida, pode perfeitamente brincar com centro de mesa mais divertido, fazendo um vaso de lápis de cor. É simples, é só colocar um do lado do outro em torno de um vaso (como uma cobertura) e amarrar uma fita colorida dando um laço. Se a sua sala for rústica, um vaso de madeira representará bem o estilo, e assim por diante, essa deverá ser a sua linha de raciocínio para criar harmonia.
  • O segundo passo depois de escolher o vaso, levando em consideração os dois aspectos que foram indicados, você já pode escolher as flores. Em primeiro lugar, lembre-se que elas devem estar de acordo com o clima do local. Você não poderá optar nunca por uma planta que detesta ar condicionado se na sua sala tiver um e que será ligado durante o jantar ou almoço. Para épocas frias, por exemplo, as mais cotadas são: a prímula, a tulipa, a rosa, a hortênsia e a boca-de-leão. Para o verão, as preferidas são: a orquídea, o cravo, o copo-de-leite, a astromélia e o lisianthus.
  • Depois de escolher as plantas é hora de prepará-las. Se tiver espinho, comece retirando-os e depois faça um corte longitudinal nas hastes de cada uma das flores, para que elas possam obter água mais facilmente. Use uma ferramenta de jardinagem adequada para o corte.
  • Hora de montar o arranjo: depois de preparar as plantas é hora de montar o arranjo, que pode ser feito com uma única flor ou várias da mesma espécie ou uma mistura. Neste último caso, faça um buquê intercalando as flores que você escolheu.
  • Finalizando o arranjo: uma vez que você conseguiu dar o efeito do arranjo que desejava e a espessura é aquela ideal para o vaso que foi escolhido para recebê-las é hora de finalizar. Use um arrame ou barbante bem forte e amarre o caule juntando todas elas. É preciso que o arranjo fique bem firme para não  desmontar na hora que estiver no vaso.
  • Não descarte as folhas: nem sempre as folhas devem ser retiradas do arranjo. Você pode compor o centro de mesas com elas também ou na finalização, usá-las para esconder o arame ou barbante que foi usado para fixação.
  • A água dos vasos: uma vez feito o arranjo, ele poderá ser colocado na água, que deve chegar a metade do recipiente. Se você não quer jogar fora o seu centro de mesa no dia seguinte, pode fazer a troca de água, pelo menos em dias intercalados, para higienizá-las. Você também pode usar a esponja vegetal, que é feita especialmente para arranjos. Ela deverá ser colocada no fundo do vaso e para disfarça a sua presença, use as folhas.

Você também poderá usar enfeites e acessórios nos seu arranjos, basta que seja levado em consideração o estilo. Lembre-se da harmonia na decoração entre ambiente, mesa e arranjo. Fitas de tecido, palha, musgos, galhos, são só alguns dos materiais que podem servir para incrementar a decoração.

Lembre-se de cuidar do seu arranjo até a hora do jantar, como por exemplo, não usando água de geladeira no vaso, deixando-o longe do sol direto (caso a mesa fique próxima a janela), evitando o ar-condicionado, deixando-o longe da janela para evitar ventos fortes. O principal é manter as flores do seu arranjo longe de mudanças bruscas de temperatura.

Fazendo um Centro de Mesa com um Vaso de Vidro e Água

O primeiro passo é escolher a planta justa. Claro, que um centro de mesa é feito para ser usado uma noite, mas não é que você poderá criá-lo poucas horas antes da chegada dos seus convidados. Depois do almoço ele deverá estar pronto, por isso, é necessário escolher a flor que suportará até à noite. Feita a escolha certa, vamos ao material necessário: um belo vaso de vidro em formato retangular, não muito alto (altura maior do que aquela das flores do arranjo); pedrinhas (próprias para montagem de arranjos), tesoura e um porta velas.

  • Despeje dentro do vaso as pedrinhas, chegando na altura de 3 centímetros.
  • Coloque a flor, fixando bem a haste entre as pedrinhas.
  • Faça em modo que ela fique bem fixada com a ajuda das pedrinhas para não flutuar quando a água for colocada.
  • Coloque o vaso no centro da mesa, onde deverá permanecer, coloque água suficiente com a ajuda de uma outra jarra, que cubra parte da haste da flor, até metade do vaso de vidro está bom. Use o porta velas sobre o topo da água, somente no caso do arranjo começar a sair.

Agora, se você precisa de uma decoração de mesa com plantas e não está com muito tempo para montar um arranjo apropriado, uma flor que você já tem em casa pode ser a solução. Se você tem plantas em vasos pequenos e com boa aparência, porque não usá-los?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *