Dicas de Decoração para Apartamento Alugado

Enquanto não realizamos o sonho da casa própria, o aluguel é a única solução e nem por isso somos obrigados a morar em um espaço sem identidade, que não seja aconchegante e represente um pouco da nossa personalidade. Porém, tem sempre aquele pequeno problema de não querer gastar dinheiro em um imóvel que não é nosso, fazer obras e modificações para o proprietário. Em alguns casos, nem nos é permitido qualquer tipo de mudança ou quando podemo fazê-la, é com a promessa de “recolocar” tudo no lugar quando deixarmos casa ou apartamento.

Se mudanças de estrutura ou que exigiam qualquer tipo de obra não podemos fazer ou não as fazemos por uma questão econômica e de bom senso, com a decoração é possível “brincar”. Não é difícil deixar um apartamento com a sua cara tendo como “arma” objetos decorativos. Pelo contrário, em alguns casos se pode fazer muito mais com uma boa decoração do que com uma obra.

Pensando nas Pessoas que Moram de Aluguel, Preparamos Algumas Dicas de Decoração. Veja!

Pensando nas Pessoas que Moram de Aluguel, Preparamos Algumas Dicas de Decoração. Veja!

Pensando nas Pessoas que Moram de Aluguel, Preparamos Algumas Dicas de Decoração. Veja!

O primeiro passo para criar uma decoração para um apartamento alugado é a organização e o planejamento. Normalmente, é difícil alugar um imóvel que atenda todas as suas necessidades ou expectativas, a cozinha é ótima, mas o banheiro não muito, o quarto não tem o tamanho que você queria, em compensação a sala é enorme. Por isso, falamos em organização e planejamento, observando em quais os cômodos você terá que usar de artifícios decorativos para incrementar ou suprir uma necessidade.

As paredes todas brancas são sempre muito sem graça, e pintar o apartamento na hora da devolução é uma exigência de praxe de quem aluga, então, não pense duas vezes, pinte uma parede da sala ou do quarto, ou ambos.

As cortinas e os tapetes são sempre um trunfo para criar um ambiente aconchegante. No caso de um imóvel alugado podem servir para esconder pequenos defeitos. Digamos que o piso tem uma mancha em uma determinada parte, o tapete poderá fazer com que ela desapareça. O mesmo vale para as cortinas, quanto mais feias as janelas, mais caprichada deverá ser a sua cortina. Invista um pouquinho mais, mas escolha uma boa cortina que fará toda a diferença, principalmente na sala.

Sala

Sala

Para completar o clima aconchegante da sala, aposte em almofadas, pequenas quando o ambiente e o sofá forem pequenos. Quando o espaço é grande e você não está disposto a gastar muito dinheiro com outros móveis, os almofadões no chão são sempre uma opção moderna e econômica.

Um outro objeto que é sempre um trunfo na mão de quem está decorando é o espelho. Compre um grande espelho e o use ou para “ampliar” o ambiente ou simplesmente para dar um toque mais elegante para sala, por exemplo. A vantagem desse objeto é que não importa para onde você vai, ele terá sempre um espaço e utilidade.

Os quadros são sempre uma boa opção para decorar uma casa, porém, no caso de um apartamento alugado podem representar um problema na hora de devolvê-lo. Quanto mais furo na parede, mais trabalho. Para evitar o transtorno e não abrir mão dos quadros, adote um estilo que está super em alta e é moderníssimo. Coloque os quadros sobre os móveis apoiados e quando forem grandes e você tiver espaço, apoie-os no chão.

Os adesivos de parede também podem ser uma solução para dar uma melhorada no visual da casa. São fáceis de tirar e realmente podem dá aquele toque que faltava, sem criar um problema posterior.

Uma estante com livros ou objetos de viagem é sempre um bom modo para esconder ou criar uma divisória em um ambiente de uma casa alugada. Se você alugou um conjugado e quer dividi-lo em dois ambientes, a estante é uma ótima opção de decoração e praticidade.

Um dos problemas mais comuns encontrado pelas pessoas que alugam casa é na cozinha. Se o espaço não tiver sido reformado, tem sempre aquele azulejo branco e velho. Nesse caso, a melhor solução é usar o máximo as paredes da cozinha, com acessórios, de preferência que não sejam pregados com parafuso ou prego. Use por exemplo, pequenos jarros de plástico pendurados com ervas, faça uma horta vertical. Coloque também um suporte para pano de prato ou avental.c, quanto mais enfeitada tiver, menos se notará os velhos azulejos.

Se você alugou uma casa e não quer gastar dinheiro com muitos móveis, faça uma decoração alternativa com peças reaproveitadas. Por exemplo, as malas antigas estão sendo muito usadas na decoração das casas modernas, elas tomam o lugar das mesinhas de cabeça. Faça o mesmo! Ou ainda, um grande baú, pode servir para guardar roupas de capa e dá um certo charme para o seu quarto.

O seu porta sapatos pode ser uma escada aberta e suas sandálias em cima dela, que farão parte da decoração e será prático pegá-los. Ou ainda, monte num canto da sala uma “estante” com caixotes um sobre o outro.

Uma peça chave na sala também sempre faz uma grande diferença em uma decoração. Então, gaste um pouquinho mais e compre uma cadeira bem legal para colocar no ambiente, de preferência em uma cor viva para dar mais alegria a sala.

Uma outra dica também muito usada por decoradores em apartamentos alugados é o uso de abajur e outras luzes. A iluminação faz uma grande diferença na decoração de uma casa, porém, é uma parte trabalhosa e que custa muito, fazer transformações. No caso do imóvel alugado o efeito de iluminação você poderá dar com luzes e abajur. Basta colocá-los em pontos estratégicos e ligá-los na tomada. Um pequeno abajur sobre um móvel estreito perto da entrada da porta com um jarro transparente do lado e um espelho em cima, cria sempre um clima elegante e aconchegante em casa.

E por último, não abra mão de acessórios na sua decoração que sirvam para facilitar a sua rotina ou simplesmente porque te agradam, como porta revistas, cestinhas de palha no banheiro, caixas coloridas colocadas umas sobra as outras, etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *