Não é de admirar que as pessoas fiquem confusas quando se fala sobre estilos de decoração de interiores, uma vez que existem mais estilos de decoração, do que países no mundo. E, para além disso, diferentes interpretações dão origem a diferentes resultados, os estilos de decoração são muitas vezes uma questão de interpretação, e cada decorador ou designers de interiores, pode interpretar o estilo sob a sua perspectiva. A interpretação dos estilos de decoração também é influenciada pela cultura. Regras de Decoração Embora raramente haja regras rígidas sobre os diferentes estilos de decoração, há certas características que são comuns a cada estilo.
Conheça, abaixo, cada um desses estilos de decoração de interiores para encontrar o seu próprio estilo de decoração. Mas lembre-se não há “regras”! Se encontrar mais de um estilo de decoração que gosta, basta combiná-los com gosto, para obter um excelente resultado! Tipos de estilos de decoração Decoração de interiores estilo victoriano Na decoração estilo vitoriano todos os detalhes são pensados e a ornamentação, opulência e formalidade ganham estilo. Decoração de interiores estilo tradicional O estilo tradicional de decoração continua a ser o estilo mais popular de decoração. Decoração de interiores estilo moderno Os termos “moderno” e “contemporâneo” são frequentemente usados, alternadamente. No entanto, os dois estilos de decoração são bastante diferentes. Decoração de interiores estilo contemporâneo Enquanto o estilo tradicional ainda é o estilo mais popular, o estilo contemporâneo está provavelmente muito próximo do segundo lugar. Decoração de interiores Shabby Chic Shabby Chic é um estilo que foi criado e popularizado pelo designer Rachel Ashwell no final dos anos 80 e início dos anos 90. Este estilo continua a ser popular, hoje.
Decoração de interiores estilo marroquino Influenciado pelas vistas, sons, cheiros e cores do Norte Africano, o estilo marroquino foi adquiridindo popularidade ao longo dos últimos anos. Decoração de interiores estilo country O estilo country atingiu o seu auge de popularidade nos anos 80 e inícios dos anos 90, contudo ainda é muito popular. Decoração de interiores estilo francês A decoração francesa traz as cores e texturas da França rural, para criar um interior acolhedor e convidativo. Decoração de interiores estilo handmade Este estilo de decoração concentra-se em elementos naturais, nos bosques bonitos, e na qualidade e detalhes artesanais.
Decoração de interiores estilo toscano A decoração estilo toscano, que é extremamente popular agora, traz para os sentidos as cores e texturas do interior italiano. Decoração de interiores estilo Art Deco O estilo Art Deco tornou-se popular na década de 1920 e 1930, e é caracterizada pelo uso de superfícies espelhadas, alumínio, aço inoxidável e vidro. Decoração de interiores estilo mexicano A decoração estilo mexicano celebra as cores vibrantes e tecidos bonitos do México. Estes são os alguns dos estilos de decoração mas populares, escolha o seu e comece a decorar a sua casa.
Coisas que inspiram o estilo O reinado da rainha Victoria durou desde mediados do século XIX até o inicio do seguinte (1837-1901), e foi um período interessante e de grandes mudanças na Inglaterra. A indústria se desenvolveu com rapidez, enquanto o Império se estendia. Nestes fatores pode se encontrar a explicação de por que conviviam tantos estilos. A decoração do momento estava inspirada nos produtos importados de todos os cantos o Império, na nostalgia pelo passado, e se desenvolveu como reação aos móveis produzidos em serie. As casas tinham fachadas assimétricas e janelas de guilhotina, usava-se balaústres, os alpendres com colunas torneadas.
O interior da casa era escuro e com muitas informações. Os móveis eram de mogno e nogueira, excessivamente elaborados, e carregados de detalhes minuciosos. As cores que eram usadas na decoração eram marcantes como o verde o vermelho e o mostarda. Algumas das clássicas cores vitorianas fortes como o verde, o púrpura e o azul, podem resultar cansativos se usarem se muito. A pouca iluminação da época os suavizava, mas a eficiente iluminação elétrica faria que os mesmos se manifestassem com toda força. Escolha cores suaves que imitem os tecidos vitorianos.
Os tapetes e o papel pintado com muitos desenhos eram muito usados na época vitoriana e formavam parte do mesmo esquema decorativo. Contudo, nos ambientes atuais de pequenas dimensões podem ser muito carregados. Escolha um desenho base para o tapete ou as paredes e decore o resto do ambiente com veludos lisos, acessórios e móveis vitorianos. Crie combinações de enfeites com objetos de diferentes estilos vitorianos. Misture renda com desenhos delicados. Os vitorianos eram colecionadores, e enchiam os ambientes com os mais variados objetos. Vitoriano O estilo vitoriano é uma fonte infinita de inspiração.
De 1837 a 1901, anos em que a Inglaterra foi governada pela Rainha Vitória, o país viveu um período máximo de esplendor, conhecido como “época vitoriana”. O Reino gozava de grande prestígio e o clima social era de euforia devido aos sucessos militares na Índia, ao desenvolvimento cultural e à prosperidade econômica resultante da Revolução Industrial. A nova burguesia, enriquecida com a indústria e o comérico nas colônias de além-mar, queria exibir em suas casas uma decoração que ostentasse sua nova riqueza e prosperidade.
Esse comportamento mudou por completo o modo de viver, com a introdução de importantes inovações. A mais característica foi a criação de um andar inferior sob o nível da rua, onde ficavam a cozinha e outras dependências de serviços. Outra inovação foi o surgimento da “sala de banho” como um local independente para os cuidados pessoais cotidianos. Na decoração dos móveis, usava-se em abundância madeiras nobres exóticas, como o jacarandá, a rádica e o mogno.
Os objetos como quadros, candelabros, enfeites, tapetes e luminárias eram numerosos, a maioria das peças oriundas do distante Oriente, como porcelanas chinesas ou tecidos de decoração em seda bordados com fios de ouro. Tecidos com motivos florais constituem o esquema de decoração. O estilo agrega estofados em couro e tecidos xadreses propiciando uma atmosfera de um lar ancestral. A paleta de cores neutra ganha vida com detalhes em dourado, como as almofadas de veludo, as poltronas da mesa de refeições e os pendentes. No dormitório, a madeira escura contrasta com a roupa de cama clara, criando uma atmosfera de suíte de hotel.