Você pode não ter percebido isso até agora, mas sua roupa pode falar. Claro que não se pode ouvir, porém, todos os indícios de como lidar com ela estão impressos na etiqueta. Através da leitura da mesma é possível saber como ela gosta ou não de ser tratada.
Pois o que todos já sabem é que uma roupa bem passada, limpa, bem e cheirosa nos deixa prontos para todas as ocasiões, além de proporcionar um aconchego e conforto a mais. O que muitos se perguntam é como deixar as roupas cheirosas, limpas e bem passadas em tempos que só usamos a máquina de lavar e não esfregamos peça por peça como era feito antigamente?
Logo abaixo você poderá encontrar diversas dicas importantes para deixar suas roupas sempre impecáveis e ainda conseguir organizar tudo para passar com facilidade e rapidez.
Como Cuidar das Roupas
Homens e mulheres sempre acham que organizar as roupas para passar é uma tarefa bastante chata. Pode até ser, mas também há de se pensar no conforto que aquelas peças trarão depois.
O Que Usar na Hora de Passar
Utensílios: tábua de passar roupa, ferro a vapor, e borrifador. Objetivo da tarefa: retirar todos os amassados das peças de roupas. A meta essencial é que a tarefa termine o mais rápido possível. O foco mais negativo está voltado para a falta de disposição em ter de enfrentar a temida tábua de passar.
O ato de passar roupa pode ser agilizado quando já sabemos qual a roupa passar e qual a temperatura ideal do ferro para as peças. Além disso, a outros fatores que podem ajudar na tarefa de separação e na passagem das roupas:
–Ajuste a tábua de passar a altura de seu corpo: Uma postura certa diminui o tempo da tarefa e ainda previne futuras dores nas costas. Por isso, é prudente fazer o ajuste correto da tábua de passar, de maneira que a mesma atinja a altura dos quadris. Já quando for tomar o ferro a mão, lembre-se de deixar o cotovelo dobrado a um ângulo de mais ou menos 90 graus e permitir que o ombro possa se movimentar livremente.
–A importante limpeza do ferro: Antes de chegar e ir ligando o ferro, olhe antes na base para saber se não ficou algum resíduo da última vez que passou roupas. Remova todos eles antes de usá-lo novamente, senão correrá o risco de sujar a roupa que já está limpa.
–O tecido certo das roupas: Antes de iniciar o processo de lavar ou passar as roupas, sempre leia todas as etiquetas das mesmas e acerte a temperatura do ferro de acordo com as fibras empregadas na confecção do tecido. Inicie a tarefa a partir daquelas peças que são mais leves, por isso, pedem pouco calor e termine passando as roupas que precisam de mais calor, como o linho ou algodão.
–Passe somente as roupas limpas: As roupas limpas sim devem ser passadas, ao contrário das sujas ou manchadas, que devem passar por uma nova lavagem. Se optar por passar roupas sujas, terá um grande problema, pois o calor do ferro ajuda a fixar as manchas e também o suor, aumentando o mau cheiro do tecido.
–A escolha do ferro certo: Aqueles que são mais modernos podem oferecer muito mais segurança e também mais facilidade na sua utilização. Quando for adquirir um, observe alguns itens importantes, como: desligamento automático, borrifador embutido, ajuste de temperatura, e ainda um reservatório grande para a água.
–O uso do borrifador: Caso possua um ferro sem o borrifador embutido, tenha um à mão. Ele facilita bastante a passagem da roupa, especialmente aquelas mais enrugadas e secas, como o jeans, por exemplo. Se quiser deixar a roupa mais cheirosa, coloque no mesmo uma mistura de amaciante, água e álcool, sendo que a água deve ser em muito maior quantidade que os demais ingredientes.
Não deixe que a roupa amasse: Assim que terminar de passar as roupas que mais amassam, como as camisas, pendure-as imediatamente no cabide. Todas as peças que acabaram de ser passadas ficam muito mais vulneráveis a amassar logo depois. Espere a roupa esfriar e também secar completamente para depois guardá-la na gaveta ou armário.
A Temperatura Certa Para o Ferro de Passar x Tecido
- Tecido Acrílico – temperatura fria
- Algodão – a temperatura vai da média a alta com vaporização
- Lã – somente média com vapor
- Linho – também varia de média a alta com vaporização
- Náilon – temperatura baixa
- Poliéster – temperatura de baixa a média
- Seda – somente baixa, sendo que a peça deve ser passada no lado avesso
Dicas Especiais de Como Colocar Para Secar e Passar as Roupas
– Quando for remover a roupa da máquina de lavar, abra primeiro a peça, para depois estender no varal.
– Sempre pendure a roupa prendendo pela parte de baixo da peça e nunca prende pelo colarinho. Se não quiser ter muito trabalho na hora passar as roupas, depois de lavadas, pendure-as todas no cabide.
– As roupas íntimas não podem ser recolhidas úmidas, por isso, devem ficar mais tempo no varal até secarem completamente.
– Na hora de passar a roupa siga sempre a orientação que vem apontada no termostato do ferro. Mas antes de começar, separe as roupas de acordo com o tipo de tecido, desta forma fica mais fácil e você poderá ir aumentando a temperatura do ferro aos poucos.
– Assim que terminar de passar as roupas íntimas, lembre-se de guardá-las uma a uma lado a lado na gaveta, mas o sutiã não deve ser guardado fechado, e sim aberto para que possa ventilar.
Seguindo as dicas acima você verá o quanto ficará mais fácil tanto colocar as roupas no varal, recolher e depois passar. Além disso, se quiser diminuir o tempo que fica com o ferro elétrico na mão, sempre pendure as roupas com bastante cuidado no varal e, quando for recolher, dobre-as como se já fosse guardá-las. Assim elas não ficarão muito amassadas e você perderá menos tempo na hora de passar.
Outra dica importante é colocar apenas as roupas brancas ao sol para secar e as coloridas sempre à sombra para não perderem a cor e ficarem novas por mais tempo.