Conservar bem as roupas é muito importante, não somente por questões de limpeza, mas também pelo cuidado, afinal, não vamos querer que aquela peça favorita se estrague de um dia para o outro, não é verdade? Sabemos também que cada tecido vai exigir de você, um cuidado mais que especial na hora da lavagem ou se existir alguma mancha mais difícil de tirar e que não pode ir diretamente para a máquina de lavar.
E quando falamos em manchas e roupas de lavagem especial, as peças brancas sempre receberão destaque porque se encaixam exatamente nessas duas categorias. Ter uma roupa branca é sinônimo de cuidado extra e nem sempre nos atentamos para aprender uma forma mais prática de cuidar dessas peças.
Como pensamos sempre no seu bem estar, vamos ensinar aqui como e o que você pode fazer para deixar sempre as suas roupas branquinhas e sem manchas. Claro que a lavagem com bons produtos é importante, mas existem artifícios para melhor bem a sua relação com as suas peças claras.
Deixe Os Brancos Mais Brancos!
O grande problema de roupas brancas é que querendo ou não, com o tempo elas vão amarelando e você pouco percebe essa mudança. Muitas pessoas só se dão conta quando, depois de um tempo, param para comparar uma peça nova com aquela mais antiga. Isso acontece porque achamos que roupas brancas, mantêm-se brancas somente com uma boa lavagem e com água sanitária ou um produto equivalente. De fato isso acontece, mas a forma de lavar e até mesmo de guardar influencia muito no amarelamento das suas peças.
Lave De Forma Certa
Essa é a principal dica, não apenas para roupas brancas para roupas de qualquer cor e tecido. Saber separar as roupas de acordo com o tecido e a cor faz toda diferença no resultado da sua lavagem e na conservação das suas peças. No caso das peças brancas, jamais as misture com roupas de outras cores e lave somente com o que for realmente branco.
No caso do creme, amarelo claro ou outra cor bem semelhante ao branco, mas que não seja um branco puro, evite também porque como essas peças são mais amareladas você não saberá de verdade se a sua roupa está completamente limpa.
Esfregue Antes De Lavar
As máquinas de lavar por mais potentes que sejam não conseguem tirar certas manchas. Se a sua roupa branca tiver alguma mancha, por menor que ela seja o mais correto é esfregar bem para “amolecer” o sujo e este sair mais facilmente na lavagem da máquina. Caso contrário você pode precisar de 2, 3 ou mais lavagens para ter uma peça completamente limpa.
No caso de roupas com colarinhos, use sempre um liquido de pré-lavagem para eles mantenham-se sempre brancos, principalmente a parte que fica mais em contato com a nuca, pois é onde o suor se acumula bastante e acaba aparecendo manchas nesses locais.
Deixe As Peças Sempre De Molho Antes De Lavar
Mesmo que você tenha uma peça que não tem mancha alguma e está lavando só mesmo porque já a usou o suficiente, é bom deixá-la de molho para manter a cor branca mais firme. O segredo está em misturar água bem quente com sabão em pó, mas não muito, para liberar as impurezas.
Algumas máquinas possuem a função de lavagem morna, mas essa função não é a mesma coisa. No caso dessa nossa dica, você deve aquecer bem a água, o tempo suficiente para ela se manter por pelo menos 1 hora aquecida. Retire as peças da água aquecida depois de 1 hora e coloque então na máquina para lavar normalmente.
Para tirar o amarelado do tecido, você pode ainda acrescentar cerca de 40 gramas de bórax na mistura que ensinamos mais acima e deixar por duas horas de molho. Quando tirar, você deve enxaguar em água quente. O bórax é facilmente encontrado em qualquer farmácia por esse nome ou por ácido bórico.
Use o Sol Como Aliado
O sol é um branqueador natural e seca as roupas de forma igual. Se você está na casa dos 30 anos, com certeza teve uma avó ou babá que deixava as roupas quarando no quintal. Essa expressão era usada para roupas claras e roupas de cama, pois segundo a cultura, o sol ajudava a tirar certas manchas amareladas.
E Quando Existe Mancha Na Roupa?
Como ensinamos mais acima, é sempre bom esfregar a roupa antes de colocar na máquina para melhorar a parte machada da peça. Evite colocar na máquina, qualquer peça de roupa machada, principalmente se for um tipo de mancha que pode desbotar e acabar manchando outras roupas também, O certo é remover totalmente ou pelo menos a maioria da mancha antes da lavagem.
Se você acabou de manchar a sua roupa branca, não tema em lavar no mesmo momento. As manchas mais recentes sempre saem com mais facilidade do que as manchas que já secaram no tecido. Muitas vezes também a mancha depois de seca, vira uma noda permanente e não sai mais, por isso não deixe jamais de tirar pelo menos o excesso do tecido.
Como indicamos mais acima, existem outros métodos mais caseiros de facilitar a retirada de manchas e você pode pesquisar sobre estes para ajudar na limpeza da sua roupa. Mas antes de sair colocando qualquer receita caseira nas suas peças, veja se ela realmente reage bem no seu tecido. O ideal é você testar em apenas um pedaço da sua roupa, para ter essa certeza.
Sempre que você precisar usar alguma dessas receitas para tirar manchas ou um tira-manchas vendido no comércio, aplique do local manchado até a borda mais próxima para tirar mais rápido e evitar manchar outras áreas do seu tecido.
Cuidado ao manejar produtos industrializados mais fortes e indicados para deixar o tecido mais branco ou para retirar manchas. Esses produtos geralmente apresentam algum componente tóxico ou agressivo em sua formação e você pode acabar com algum tipo de reação alérgica ou mancha na pele. O ideal é sempre ler as instruções de uso antes de jogar sobre a roupa e saber sobre as contra-indicações.