O ambiente da Turquia encantou muitos olhos quando foi lançado o filme “O Expresso da Meia-Noite” de 1978 em que um estudante dos Estados Unidos visita a Turquia e se envolve em uma trama de uma aventura que não deu certo.
O filme ganhou dois prêmios Oscar e vários outros, chamando a atenção para a beleza da ambientação do país. Agora, se muitos não se lembram desta obra, entrarão em contato com a Turquia por meio da novela das nove da Rede Globo “Salve Jorge”. O país, localizado entre a Ásia e a Europa, ou seja, com parte no Oriente e parte no Ocidente, mistura religiões, e culturas, o que resulta em uma decoração cheia de características peculiares devido a todas as texturas, cores e adereços. Como sabemos que a novela é um veículo que proporciona sucesso imediato a certas tendências, a decoração turca que é belíssima já está fazendo muito sucesso por aqui.
Juliana Carneiro, responsável pela cenografia de “Salve Jorge”, comentou sobre a decoração de ambientes turcos. “As flores mais comuns são as tulipas. Há também muitos elementos traçados com desenhos geométricos nas janelas e nas divisórias. Esculturas de latão dourado, cobre ou mesmo prata que remetem à Lua da bandeira turca sempre aparecem em qualquer decoração”.
Istambul, que serve de pano de fundo para a trama da novela, é uma cidade de arquitetura única, cheia de mesquitas, entre as mais famosas a Mesquita Azul, na antiga Constantinopla, museus como o de Santa Sofia ou o museu arqueológico onde se encontra o sarcófago de Alexandre, a Fortaleza Rumeli Hisari e o Castelo de Yedikule são outros lugares de arquitetura impressionante que devem ser visitados.
Depois de toda essa inspiração, você pode ir ao Grand Bazaar, que pode ser traduzido como grande mercado coberto, é um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, com 61 ruas e mais de 3 mil lojas que atraem de 250 mil a 400 mil visitantes por dia. Nele você pode encontrar todos os artigos que caracterizam ambientes turcos. É claro que nem todos terão a oportunidade de conhecer pessoalmente essa maravilha, mas aqui ficam algumas dicas dos itens que podem ser encontrados em qualquer lugar para essa inspiração turca.
Podemos começar pelos tapetes. Podem ser confundidos com os tapetes persas e indianos. Os tapetes turcos não possuem figuras de animais e nem de pessoas ou quaisquer seres. Os desenhos geométricos são usados na maioria das estampas. Eles podem ser usados para enfeitar as paredes também. Uma boa dica para quem quer algo diferente. Podem ser colocados atrás de uma área de escritório, atrás de um aparador, onde se colocariam quadros e espelhos por exemplo.
Louças em Estilo Turco
As peças utilizadas para comer e beber são bem características na cultura turca. São peças coloridas e ornamentadas. Nessas peças são usadas cores fortes como as cores primárias, desenhos de plantas, flores, borboletas e outros elementos da natureza. Um simples jogo de xícara turco disposto na sua cozinha pode fazer toda a diferença.
A sala pode ser enfeitada com vasos que seguem o mesmo estilo festivo e colorido. Os bules de café são outra atração a parte da cultura. O café foi responsável pelo desenvolvimento econômico de grande parte da cidade.
E o café turco tornou-se um ritual. Os bules são encontrados em diversos materiais, tais como, prata, cobre, níquel e assim por diante. Todos lindos e trabalhados fazendo uma menção inevitável à cultura desse país. A preparação do café exige paciência e é um motivo para reunir aqueles que gostamos para apreciar o que há de melhor em termos de aroma e sabor. Ter um jogo de café turco pode incrementar e muito a mais simples das decorações, e esses jogos são encontrados em muitos lugares com preços variados. Outra peça muito característica é o narguilé, um cachimbo que utiliza água para que se fume. Mesmo que você não fume o visual das peças caracterizam verdadeiras obras de arte.
Os Tapetes Turcos
Como os tapetes as cortinas coloridas podem remeter a essa cultura. Uma cortina vermelha ou amarela pode alegrar um ambiente que estava simples demais. Os móveis de madeira escura, elementos de ferro ou metal também fazem parte do ambiente turco.
O mármore serve para os ambientes mais abastados, mas pode ser referência em um ambiente minimalista com uma pequena peça, escultura, prateleira.
Como os elementos da decoração turca são muito fortes, podem ser misturados em ambientes mais simples, minimalistas para agregar personalidade ao ambiente sem causar poluição visual. Por exemplo, se você tem um sofá simples, de uma cor neutra pode usar almofadas com temas coloridos geométricos que lembrem a Turquia.
Se você tem prateleiras brancas ou de madeira pode enfeitá-las com louças típicas, um jogo de café ou chá, um vaso ornamentado com flores, as tulipas são as flores mais famosas na Turquia como já mencionada.
Iluminação Turca
Os lustres e abajures são muito usados na decoração turca também. Muitos deles lembram vitrais coloridos. Outros tem vários tipos de metais em suas composições. Outros lembram balões delicados. Podem ser usadas mandalas e lenços típicos dispostos de maneira estratégica. A vantagem desses elementos mais baratos é que você pode ir trocando quando tiver vontade. Se o ambiente é simples na sua base, as opções de decoração são inúmeras e a alegria e exuberância das peças turcas podem completar inúmeros ambientes das mais diferentes formas.
A Influência de Novelas
Mesmo que você não seja influenciado por novelas entre outras tendências, não deixe de prestar atenção em uma cultura tão antiga e no que a mesma pode atribuir para sua vida e para o ambiente em que você vive. Com certeza você já se deparou com algum elemento aqui mencionado, podem ser os tapetes, cerâmicas, lustres.
Portanto, agora é hora de saber mais sobre tudo isso e aproveitar, selecionando o que seja mais relevante para você. Imagine sentar confortavelmente em sua sala para apreciar um delicioso café turco em um jogo de louça de uma estampa linda e alegre. É difícil não resistir a todo esse encanto misterioso da fusão do Oriente com o Ocidente.