?> Tipos De Usos De Tintas Para a Casa | Imóveis Cultura Mix

Tipos De Usos De Tintas Para a Casa

Pintar paredes requer mais cuidados e atenção que uma parede tradicional de tijolo. O primeiro deles é com relação ao objeto que será fixado no gesso. É fundamental usar buchas para ocos e parafusos apropriados, vendidos nas lojas de material de construção. As buchas de alvenaria não servem, pois danificam a parede. Além disso, tudo que for fixado com outras buchas pode despencar — diz Carlos Roberto de Luca, engenheiro e consultor da Comissão Técnica da Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall.

Para suportar cargas mais pesadas, é recomendado o uso de buchas basculantes, compostas por dois elementos: corpo de plástico, que se ajusta à cavidade, e haste metálica ou de plástico, que, quando parafusada, se ajusta firmemente à parte interna.

Para manter a beleza da pintura, é preciso limpar o local sujo rapidamente. Nas tintas fosca ou semibrilho, o ideal é passar uma esponja macia com detergente neutro. Quando for tinta acrílica lavável, é necessário preparar uma solução com 500ml de água, 250ml de álcool e 50ml de detergente. Deve-se usar um pano limpo, e nunca aplicar jato de água, porque pode danificar o drywall. Vários fatores influenciam a durabilidade do drywall.

Os fabricantes dão garantia de até cinco anos para os materiais usados na aplicação. Para manter a parede em boas condições, basta seguir o manual e ter cuidado com as fixações, além de manter a limpeza — detalha o engenheiro.

Tipos De Usos De Tintas Para a Casa

Tipos De Usos De Tintas Para a Casa

Cada Ambiente Da Casa Requer Uma Tinta Adequada

A escolha da tinta para pintar as paredes de sua casa deve ser feita com cuidado e além dos gostos pessoais. A decisão deve considerar vários fatores, como se o ambiente é interno ou externo, por exemplo. Isso porque quando escolhido adequadamente, esse produto garante a qualidade da pintura por mais tempo.

Cada Ambiente Da Casa Requer Uma Tinta Adequada

Cada Ambiente Da Casa Requer Uma Tinta Adequada

Verifique a Condição Das Paredes Antes Da Pintura

Não adianta escolher um excelente produto se a estrutura do espaço não está em boas condições. “A durabilidade de uma pintura começa bem antes dela. O que pode comprometê-la é a má preparação da parede. Se ela for ruim não resolve usar uma tinta boa. A pessoa terá problemas depois. “

“A pintura depende da base, ou seja, uma alvenaria boa, um embolso bem feito (com cimento, areia e cal, sem terra), a aplicação de selador e de massa acrílica de qualidade para preparar a parede para receber a tinta”, explica Moares. “Para que a tinta tenha um bom efeito, ela deve estar perfeitamente aderida ao substrato e isso se obtém quando a superfície a ser pintada está limpa e seca.

“A durabilidade também depende da especificação do produto correto e do trabalho de mão-de-obra adequada”, acrescenta Sichieri.

Cal – É uma tinta muito barata e de fácil aplicação, mas não é lavável. Ela é usada em muros e paredes externas.

Látex ou PVA – Tinta  feita à base de água, geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa lavabilidade, ou seja, não resiste à limpeza constante.

Acrílica – Também é uma tinta feita à base de água. É indicada para pinturas internas e externas. As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento:

Fosco – Menos resistente à limpeza, no entanto, ressalta menos as imperfeições da parede.

Semibrilho – Tem um pouco de brilho e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca. Devido ao brilho que possui, destaca mais as imperfeições da parede.

Acetinada – Confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície.

Emborrachadas – São indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede da umidade e da ação da chuva e do sol. É a mais indicada para fachadas e muros.

Laváveis – Têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com grande tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.

Sem cheiro – São produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizadas na pintura de ambientes internos e externos.

Melhor Opção De Tinta De Acordo Com Alguns Arquitetos

De acordo com a arquiteta Milena Becker, de um modo geral, a melhor opção é a tinta acetinada. Ela explica que a brilhosa se torna cansativa com a presença da luz solar, pois ofusca os olhos. Já a opaca deixa muito evidente a sujeira. “Opte pela tinta acetinada acrílica, que é mais bonita e fácil de limpar”, indica Milena.

Esmalte, Entre Verniz e Á Óleo

Esmalte: Muitos esmaltes são feitos a partir de solventes, assim apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, que resultam em produtos de baixo odor e secagem rápida.

Os esmaltes podem ser encontrados em acabamento fosco, alto brilho e acetinado. Devem ser aplicados em superfícies de madeira e metal, inclusive em áreas externas, já que oferecem boa resistência à ação da chuva e do sol. São especialmente indicadas para madeiras, metais e azulejos.

Verniz: São produtos fabricados a partir de solvente que oferecem proteção a superfícies de madeira. Costumam ser transparentes, com acabamento fosco, acetinado ou brilhante. Mas há também vernizes pigmentados e com acabamentos especiais que simulam a cor de madeiras nobres. Assim como os esmaltes, também existem alguns vernizes à base de água. Os vernizes formam uma película protetora que impede a absorção de água.

À óleo: A tinta a óleo possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, etc.) que dá um acabamento muito bonito, que pode ser fosco ou brilhante. É utilizada em pinturas que requerem grande beleza como móveis, janelas e portas. O óleo confere uma grande impermeabilidade à penetração de água, sendo portanto um protetor muito bom para materiais como madeira e ferro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *