Cuidados Com a Segurança Residencial

Muitas famílias passam um longo período fora de casa, e acreditam que a casa está segura com apenas trancas e janelas. Infelizmente hoje em dia não existe uma casa totalmente segura ou um sistema que não seja falho, por isso alguns cuidados com a segurança residencial são importantes. Os cuidados com a segurança devem ser maior principalmente em casas que costumam ficar vazias por um longo período de tempo.

O segredo para ter uma casa segura não é ter um sistema de alarme forte, mas tomar medicas conjuntas que quando usadas lado a lado, vão evitar arrombamentos ou podem te ajudar a acionar a polícia mais rápido. Abandonar fechaduras seguras porque você tem sensor de movimento não é seguro, pois ladrões especializados conseguem desligar tudo com apenas algumas tecladas no seu celular. Confira a seguir algumas medidas preventivas que podem te ajudar a deixar seu lar mais seguro com você dentro de casa ou não.

Tenha Um Cachorro Em Casa 

Se sua afinidade por animais é grande, saiba que ter um cachorro em casa diminui bastante as chances de arrombamento. Estudos e dados estatísticos mostram que arrombadores evitam casas com animais pelo barulho que o animal provoca e pela sua agressividade diante de estranhos. Não é tão simples assim dopar um animal. Muitos são treinados para não comer alimentos que não sejam sua ração, tornando maior os riscos para os ladrões. 

Use Luzes Com Sensor De Movimento Quando Estiver Fora

Um dos indícios de que uma casa está vazia é luzes constantemente ligadas. A maior parte das pessoas evitar deixar todas as luzes apagadas porque acreditam que a casa fica mais segura, mas cuidado: luzes ligadas o tempo todo também dão sinal de que não tem ninguém em casa para economizar energia.

Uma dica é: se você tem animais, ligue sensores de movimento em suas lâmpadas. Quando os animais transitarem pela casa, os sensores irão ligar e poderão dar a sensação de movimento. É bacana em especial se você tem gatos, que não fazem barulho e vão deixar as luzes ligando e desligando em especial de madrugada, quando tais animais ficam acordados. 

Coloque Trancas Nas Roldadas De Garagem

Se sua garagem é do tipo corrediça, uma dica bacana pode ser colocar uma trava nas roldadas. Se sua porta abre na lateral, um invasor poderá tentar destrancar e até conseguir soltar a fechadura, mas não vai conseguir empurrar o portão porque há uma trava que impede que a porta rode. Desta forma você está protegido não apenas de um arrombamento, mas será alertado pelo barulho que o portão irá fazer caso tentem forçar a porta com força (o que vai acontecer se quiserem arrombar e não conseguir).

Passe Uma Corrente Em Suas Grades De Ferro

Correntes dificultam bastante a artimanha de pequenos arrombadores, em especial em bairros de classe média baixa. Elas são pesadas, fazem barulho. Se você tiver animais, o mais delicado dos ladrões irá chamar a atenção de um cachorro pelo barulho do metal sendo arranhado.

Ao Sair De Casa, Desligue Tomadas Que Não Sejam Necessárias e Feche o Gás

Acidentes acontecem por descuido. Uma grande descarga de energia vinda da iluminação pública podem deixar a sua casa um caus e causar um incêndio. Até mesmo eletrônicos desligados e ainda na tomada podem queimar por descarga elétrica. Por isso é importante desligar tudo o que não seja considerado essencial e vital para a organização da sua casa sempre.

Use Mais De Uma Tranca Em Uma Porta

Não torne o trabalho dos invasores mais fácil. Por isso use mais de uma tranca. Prefira os modelos de porta que tem trancas na parte do meio e embaixo, que não seja possível abrir pelo lado de fora. Também prefira portas que só abram pelo lado de fora com chave, sem maçaneta. Assim, mesmo que você esqueça de trancar a porta, não terão como abrir do lado de fora porque há segurança no sistema de só ter manivela para abertura por dentro. 

Coloque Películas De Carro Em Suas Janelas 100%

A melhor maneira de evitar que sua casa seja observada por estranhos é mesmo usar uma película nos vidros, a mesma usada em carros. Colocar vidro fumê em casa não funciona bem, por isso uma boa pedida pelo aumento da segurança seria colocar películas para carro. Elas são mais seguras e impedem a luminosidade  Os vidros fumês ficam claros e transparentes quando luzes internas estão acessas, o que não acontece com as películas de carro. Você pode observar todo o movimento da rua e ninguém sabe que você está olhando.

Câmeras De Transmissão Online São Medidas Seguras De Observar a Casa

Uma boa forma de saber tudo o que acontece em sua casa é usar câmeras de segurança com transmissão via Internet. Por meio de uma página online você consegue ver tudo o que está acontecendo, ao mesmo tempo que pode chamar a policia caso esteja acessando a página de transmissão ao vivo 24 horas. O sistema é simples e você pode ainda gravar, o que te deixa com respaldo para identificação posterior em caso der arrombamentos em viagem, por exemplo.

Tal sistema de vigilância é simples e você pode instalar sozinho, colocando câmeras espiãs com acesso a rede wifi para conectar o tempo todo. Para isso precisa haver rede de Internet wifi em casa e um local que as pessoas não desconfiem que estão sendo vigiadas. Também é interessante disfarçar a câmera com acessórios como uma câmera espiã em relógio, objeto decorativo ou uma caneta estrategicamente colocada.

Sistema Infravermelho Funciona, Mas Precisa De Cuidados

Sistema de segurança com sensor de movimento infravermelho funciona, mas precisa de alguns cuidados. Animais em casa podem disparar e pessoas desavisadas também podem esquecer, e acabar acionando a empresa de segurança para o local, por isso esse sistema exige alguns cuidados extras na instalação. No mais, é eficiente porque o sistema ativa contato com a polícia em alguns casos e dispara um enorme som que alerta vizinhos e moradores que um desconhecido está em casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *