Decoração Rústica para Varanda

Escolher o estilo certo de decoração é tão importante quanto que objetos você vai usar. Não adianta comprar tudo do mais caro, sair investindo em um casa com o estilo que não combina com o espaço ou com sua forma de ser. E entre os estilos mais bacanas que estão por ai para decorar, o rústico anda ganhando cada vez mais adeptos e fãs no mercado de decoração, sendo uma ótima dica para a sua varanda.

O que é um Estilo Rústico?

Muitas pessoas associam o rústico com a madeira sem lavagem, mas não é apenas isso. O estilo rústico é na verdade uma decoração campal, ou seja, que lembre o campo. Há alguns anos dizia-se que seria uma decoração com objetos não tão bem acabados, um apelido que foi dado a artesanatos de diversos seguimentos usados com fins decorativos, móveis feio a mão, dentre outros.

No geral, tudo o que lembra o campo e uma decoração mais solta, sem tons metalizados, é considerado rústico hoje. Entram ai itens de madeira, tons marrons e tijolos expostos e uma decoração mais leve e solta, que é prática e pode te ajudar a pensar em

O estilo rústico ganhou espaço no mercado com a chegada dos móveis em produção em massa. Com tanta coisa sendo vendida igual no mercado, não é possível hoje pensar em ter uma casa decorada de forma única se todos os móveis são produzidos em grande quantidade e até mesmo itens decorativos de menor porte são vendidos em larga escala. Uma decoração rústica é uma boa opção.

Usando a Decoração Rústica na Varanda

Este tipo de decoração pode ficar muito bem sua varanda, desde que entre em acordo com o estilo da casa. Se você quiser criar um ‘cantinho do sossego’ em casa é possível, desde que se pense em criar um espaço diferenciado mesmo e que não irá por atenção com os demais espaços para casa. Pode ser uma varanda virada para a rua de apartamento ou casa. Mas seria interessante partir para a uniformidade, ou seja, uma casa com mesmo estilo de decoração. Assim você sentirá a sua varanda mais integrada com a casa.

Decoração

Decoração

Para quem ainda está avaliando projetos e pensando no rústico para decorar varanda, confira algumas sugestões de como decorar simples, delicadas ou não, mas que podem se adequar a seu estilo pessoal.

Varanda Aberta e com Cantinho para Descansar

Se você tem um espaço que desfrutar como um local para descanso ou receber amigos pelo clima, uma ótima sugestão seria investir em uma varanda com cadeiras de vime e um centro para colocar petiscos e curtir com seus amigos. Um conjunto com quatro cadeiras e um belo centro são bacanas, combinam bem com um espaço mais aberto e podem ser ideais para combinar com demais objetos.

Sua varanda pode ser uma alternativa para festinhas ou um espaço para um clube de leitura e chá da tarde, por exemplo. Para isso, pense em uma mesa um pouco mais alta no centro para dar conforto a seus convidados a se servirem e cadeiras mais alta, acolchoadas ou madeira mesmo.

Descanso com uma Rede

Pensou em criar um espaço para leitura ou aquele cochilo da tarde no fim de semana? Então uma rede é ótimo. O rústico combina com tudo que for artesanal. E tem algo mais bacana que uma rede para lembrar campo, casa de praia ou algo semelhante? Uma rede é barato e dependendo da estampa você pode ter algo útil em casa para um dia de descanso com um familiar em casa, por exemplo. Se muitas visitas surgirem, você terá uma boa rede para seus amigos dormirem. Serve para descanso e é um ótimo local para leitura.

O uso de redes pedem outros pequenos acessórios como tapetes e artigos mais manuais para combinar. Por isso lembre que, se quiser uma decoração harmônica, deve seguir o mesmo tom. Uma dica para conseguir harmonia ao decorar é comprar tudo do mesmo material. Se comprar alguns bancos de madeira, use o material como preferência para a escolha dos demais. Se optar por peças em tecido, escolha tapetes e itens que mantenham o estilo.

Invista em Vasos e Plantas

Nada mais rústico e que relembre o campo que uma casa verde. Na varanda você pode usar o espaço para colocar plantas naturais ao redor de cadeiras ou circular a varanda com pequenos vasos que vão dar mais vida ao espaço. O segredo é sempre manter a proporção de forma correta: se usar vasos de um lado, vai ter que usar do outro. Todos do mesmo tamanho e cores que combinem.

Cores Claras Combinam com a Decoração Rústica

Sim, o tom amadeirado é sempre o mais usado neste tipo de decoração, mas outras cores podem muito bem combinar com esse estilo. São boas dicas os tons campestres, que lembra fazendas e sítios como verde (musgo ou mais aberto), amarelo, o marrom mesmo, o creme e semelhantes. O branco não é muito indicado, pois é uma cor mais clarinha e lembra muito uma decoração muito moderna.

Na parede você pode usar um tom mais claro e pensar em cores escuras para o revestimento do piso. O tijolo exposto é o mais usado em paredes por ter um tom que lembra e é altamente associado ao estilo rustico, mas nada impede que se use um bom revestimento nas paredes também.

Objetos na Parede são Bacanas e dão Vida ao Ambiente

Toda boa decoração rústica sabe usar os objetos decorativos no espaço. São uma ótima dica quadros e esculturas penduráveis na parede que seguem o tema. Podem ser quadros de paisagens, de plantas e de frutas, por exemplo, ou uma escultura bacana de parede. Pense em objetos sempre com tom contrário a parede, para ganharem vida e força na sua decoração para os que te visitam poderem admirar as artes escolhidas.

Decoração de Parede

Decoração de Parede

Pense em um Espaço para Relaxamento Também

A varanda rústica precisa ser útil, por isso alguns objetos podem ser pensados para dar uma dupla função ao espaço como uma cadeira de balanço de madeira, um espaço para um tapete para a prática de yoga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *