?> Como Usar o Micro-ondas com Segurança | Imóveis Cultura Mix

Como Usar o Micro-ondas com Segurança

Artigo eletrônico comum na casa dos brasileiros, o forno micro-ondas tem suas vantagens e por isso ganhou status de ‘básico na cozinha’. Ele prepara os alimentos mais rapidamente, tem baixo custo se comparado a um fogão e dá para fazer de tudo com uma boa economia de gás de cozinha. Ocupa bem menos espaço que um fogão, por isso dá para eliminar o forno se você não é do tipo de comer sempre em casa. Até mesmo feijão dá para fazer no seu micro!

Mas para aproveitar melhor o aparelho, temos algumas dicas de uso que podem te ajudar bastante.

Abriu o Produto em Casa? Leia o Manual de Instrução

Nem todo micro-ondas é igual. Por isso, leia a documentação de instrução do seu modelo específico de aparelho. Cada modelo pode variar de como ele deve ser operado de forma eficiente, e sempre há em tais documentos uma lista de precauções e recomendações de limpeza e cuidado do item para garantir a conservação e prolongamento da vida útil.

Dê uma Olhadinha Sempre na Porta do Aparelho

Verifique a porta do microondas, procurando eventuais falhas construtivas ou danos. A porta tem de ser capaz de fechar firmemente e ficar hermeticamente fechada para evitar a fuga de radiação. Uma dobradiça solta, trava ou selo exige que o produto seja reparado ou substituído antes de usar. Além disso, verifique se o micro-ondas tem algum dano aparente no cabo de alimentação ou invólucro externo. Nunca utilize um forno de microondas se este tipo de dano for detectado.

No preparo de alimentos, o uso é simples: coloque a sua comida em um recipiente para microondas, e em seguida, coloque no produto e ligue. Mas será que a vasilha não vai derreter?

Cerâmica comercial, vidro, plástico e demais recipientes provavelmente terão uma indicação em sua parte inferior indicando se o produto é feito para uso em micro-ondas ou não.

Nunca coloque um recipiente de metal no microondas, pois pode causar danos ao forno e aquecer alimentos de forma irregular. Artigos de metal como talheres, panelas de alumínio e cobre também podem provocar faíscas, que podem causar danos ao micro-ondas ou até mesmo um incêndio.

A Potência é Definida pelo Alimento a ser Preparo

Defina o nível de potência e tempo de cozimento no painel, mas não o que você acha o ideal, e sim conforme indicado no manual do microondas para o prato específico que você está fazendo.

Muitos microondas diferem no período de tempo que levam para cozinhar uma refeição, então é preciso ler atentamente ao manual para não correr o risco de perder seu prato por um detalhe tão pequeno.

Não Leve Café Para ser Preparado no Microondas

Parece uma bobagem, mas não é. O indicado é sempre adicionar o açúcar ou a mistura de café instantâneo na xícara antes de colocá-la no micro para evitar a possibilidade de erupção de água quente, que é a água super-aquecida que explode em temperaturas pós-ebulição.

Não Fique com o Rosto Colado na Porta Acompanhamento o Preparo do Alimento

Não bloqueie ou cubra as aberturas de ventilação do produto. Esteja atento ao usar seu micro-ondas para os per[iodos de tempo do preparo do alimento necessários não sejam ultrapassados. Verifique se o tempo de cozimento correto ao digitar antes de iniciar o procedimento de cozimento.

Não Sabe o Tempo de Preparo? Vá de 10 em 10 Segundos

Esta é uma dica para quem está experimentando uma receita nova no micro e jamais usou o artigo para isso. Como não se sabe ao certo o tempo de cozimento, medir a cada 10 segundos o estado do prato é uma forma segura de fazer a receita ficar pronta sem ultrapassar muito o tempo de cozimento considerado seguro.

Dicas

Dicas

Corte Carnes em Pedaços Pequenos

Embora as microondas produzam calor diretamente no alimento, eles realmente não cozinham os itens de dentro para fora. Com alimentos grossos como carnes, o melhor é partir o item em fatias bem finas e não colocar nada congelado para garantir o preparo uniforme da carne.

Apenas Alguns Modelos Permitem o uso de Metal

Alguns modelos de microondas tem um protetor no tubo magnetron para permitir o uso de uma pequena quantidade de metal, como espetinhos de carne ou tiras de papel alumínio de asas de frango e pernas. Para saber se o seu é deste modelo, há instruções no manual do usuário.

Não Aqueça Óleo em Micro Ondas

Azeites e óleos não devem ser aquecidos no microondas, porque as suas moléculas não possuem a polaridade encontrado na água. Também é verdade que a manteiga congelada é difícil de descongelar em um micro-ondas, porque a maior parte da substância é o óleo, e a porção de água presente está na forma de gelo, o que mantém as moléculas trancados na forma de cristais, fazendo com que a oscilação mais difícil.

Micro Ondas

Micro Ondas

Ferver um Copo de Água em um Forno de Microondas Pode Causar uma Explosão

Um perigo em potencial de fornos de microondas é ficar escaldado com água aquecida. O que pode acontecer é que, quando a água pura é aquecida em um forno de microondas em um recipiente de cerâmica ou vidro limpo por muito tempo, pode evitar a formação de bolhas, que normalmente esfria o material. A água vai ficar superaquecida e em ponto de ebulição. Então, as liberações de calor violentamente em erupção água fervente irão explodir o copo. Para evitar isso, arrisque aquecer a água apenas com um tempo curto.

Não Coloque Itens Ainda Congelados no Item

Como já dissemos antes, o descongelamento do micro-ondas não é uniforme, e você pode comer um prato cru ainda ou partes dele assadas e outras não. O melhor é primeiro deixar o item fora da geladeira para o gelo derreter, e só depois usar o micro-ondas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *