No mundo da decoração, tudo pode é possível desde que os acessórios com as cores, e os artigos estejam corretos, nos lugares e no posicionamento. Nesse caso é possível dar a impressão de um cômodo maior, ou mais alto, mais largo e o que quer que ele precise. Com a escolha certa das cores, você pode ampliar, ou diminuir o ambiente caso essa seja a sua vontade.
Para aumentar, por exemplo, basta usar cores mais claras, ou levemente escuras até chegar ao chão, e o teto deve ser sempre em tom mais claro que as paredes. Caso queira diminuir a altura do ambiente, usar as cores das paredes dá esse efeito, ou com um tom mais escuro.
Cores em tom pastel podem ampliar o ambiente, sente ele nas paredes ou no teto e brilhantes ou não. Quando as paredes são escuras e o teto tem cor clara deixa o ambiente com cara de corredor, isso sugere que para deixar um ambiente menor, basta pintar duas paredes de frente uma para a outra com a mesma tonalidade e num to escuro. As cores escuras geralmente deixam o ambiente mais fechado e mais apertado, pois tira o efeito de profundidade.
Em Ambientes Irregulares
Em um ambiente onde os cantos não sejam igual, ou as paredes são na vertical e o cômodo possua um formato diferente dos quadrados ou retangulares que são mais comuns, o mais indicado são cores neutras ou uniformes. Caso não queira nada muito neutro e tudo de uma cor só, dá pra optar pela cor contraste em uma das paredes. Essa deve ser a que tenha mais destaque no cômodo em questão.
Ambientes Escuros
Em cômodos escuros dá pra se usar também cores brilhantes em tonalidades de cores quentes, assim também como os tons pastéis. Desde que tudo isso fique combinado com lâmpadas que dêem o efeito de luz natural, e que o espaço final seja bem utilizado. Janelas e portas também devem estar melhores posicionadas em cômodos para que a luz entre e deixe o espaço bem iluminado.
Na hora de uma reforma é importante estudar um pouco a combinação das cores, elas podem causar efeitos surpreendentes e causar impacto independente de qual seja o cômodo. Com um pouco de criatividade as cores podem transformar o ambiente.
Efeito Das Cores
Vermelho: é excelente para quarto de brinquedos ou aprendizagem para as crianças, a cor vermelha passa muita emoção e ao mesmo tempo é vibrante. Em ambientes abertos ou ao ar livre, o vermelho já transmite vulgaridade e sofisticação dependendo do formato do prédio, ou dos detalhes nele, em salas de jantar já transmite um ar mais suntuoso, misterioso.
Laranja: além da criatividade envolvida na cor, ela é um ponto de equilíbrio entre o vermelho e o amarelo.
Amarelo: por ser uma cor intensa devido a representar à luminosidade, no banheiro e em salas de jogos a cor amarela fica muito bem colocada. Uma precaução deve ser tomada em relação a cor amarela, ela reflete todas as outras cores que são dominantes ou que estejam presentes em forma de luz.
Rosa: em tonalidades claras ficam bem colocadas em casas de campo ou em casas pequenas. Já em tonalidades mais escuras podem se tornar bem chamativas e isso acabam virando ícone de decoração dentro do cômodo. É uma excelente sugestão para quem gosta de ousar.
Verde: De acordo com o tipo de iluminação usada as tonalidades de verde absorvem mais luz. Pode ser usado em corredores, quartos e ambientes mais formais, também pode complementar a decoração com efeito de cor ousada e combina perfeitamente com tons pastéis e efeitos de madeira. Super recomendado para áreas externas que tenham móveis ou acessórios em ferro ou madeira e com jardim também, pois o verde combina com qualquer outro verde natural.
Roxo: o roxo em tonalidades mais claras combina perfeitamente com o branco e não há restrições de local para essa combinação entre o lilás e o branco. Porém é mais indicado para ser usado dentro de casa. Combinar o roxo com cores escuras não favorece o ambiente. Geralmente é uma cor mais usada para telas, que aqui podem ser interpretadas como porta retratos ou espelhos.
Azul: possui o conceito de infinito e está relacionado à espiritualidade do local. Já os tons escuros são bastante usados para portas e janelas, além de cômodos externos, e quando combinado com o branco a harmonia é certa também.
Preto: para áreas externas, é mais indicado para portões, janelas ou portas, já em área interna ele não é muito usado, mas pode. O preto serve para contrastar aos extremos, o Black tie, por exemplo, é super elegante inclusive em termos de decoração e fica bem em qualquer ambiente. Além do que ele também pode ser usado além das paredes, em madeiras, como portas de armários.
Marrom: por ser uma cor neutra, não há restrições de ambiente e nem de combinação com outras cores.
Dicas:
- O ideal é escolher cores claras para a decoração da casa.
- Usar a mesma tonalidade nas paredes, piso e acessórios deixa o ambiente mais clean e com a aparência mais ampla.
- Procure ter uma única base de cor para os ambientes sociais, dá a impressão de ter tudo junto no mesmo lugar e amplia visualmente os cômodos juntos.
- Para dar continuidade em um ambiente basta usar tons degrade, o efeito visual é agradável e dá mais profundidade ao cômodo.
- Caso tenha medo de errar, use as cores fortes apenas em acessórios como almofadas, roupas de cama, luminárias, flores, etc.
- Caso falte espaço na cozinha, os modelos americanos de balcão/mesa ficam ótimo combinados em ambientes claros, ou com alguns tons neutros, como marrom, café, cinza ou preto.
- Opte por cortinas de tecido leve e transparentes em cores claras, principalmente nos quartos e na sala.
- Tapetes felpudos diminuem o espaço no chão, principalmente os de cor escura. Eles podem ser usados mas no lugar certo para que fique discreto e de preferência em cor clara.
- Nada como decorar com flores naturais. Além de elas deixarem o ambiente com mais naturalidade e beleza, ainda podem colorir o ambiente e deixá-lo mais alegre.