O congelamento dos alimentos carrega em si a vantagem de promover a economia de tempo, bem como uma conservação dos alimentos; sendo que, com apenas uma compra por mês é possível se abastecer o freezer por longos períodos, que, em alguns casos, podem ser superiores a um mês. Como já sabemos os freezer e refrigeradores Frost Free não precisam ser descongelados nunca, o que diminui muito o trabalho da dona de casa.
Mas apesar das facilidades da vida moderna, será que todo mundo que dispõe de um freezer sabe usá-lo da maneira correta? Para diminuir as dúvidas e mostrar de fato como deve ser usado o eletrodomésticos, montamos uma série de dicas para que o aproveitamento do produto seja total e não cause ao consumidor nenhum tipo de dor de cabeça.
Como Promover Um Melhor Aproveitamento Do Freezer
Para melhorar o uso de seu freezer organize da forma correta os alimentos, seguindo as orientações abaixo:
- Prateleira – Deve ser ocupada por frutos do mar e legumes;
- Prateleira – Deve ser ocupada com carnes e aves;
- Prateleira – Deve ser ocupada com pratos já prontos;
- Prateleira – Deve ser ocupada com alimentos do tipo de biscoitos e pães.
Principais Dicas De Uso
- Lembre-se de que os alimentos colocados no freezer devem ser sempre bem embalados para que não fiquem em contato direto com o ar frio e bastante seco do freezer. Isso evitará seu ressecamento e ainda que o sabor e o cheiro de um alimento não passem para o outro.
- Embale sempre todos os alimentos em pequenas porções para facilitar seu descongelamento e também para evitar o desperdício, pois uma vez descongelado, nenhum alimentos não pode ser congelado novamente, sob pena de sofrer alterações em seu gosto e textura e ainda causar algum tipo de intoxicação alimentar.
- As refeições do dia a dia somente devem ser congeladas depois de estarem totalmente frias.
- Para fazer a embalagem dos alimentos pode-se usar: papel toalha (não muito recomendado), papel alumínio, embalagens descartáveis de alumínio, sacos plásticos atóxicos transparentes ou brancos, filme de PVC autoaderente, recipientes de plástico, travessas refratárias de louça e ainda formas de gelo.
- Para que haja um melhor controle do tempo de estocagem dos alimentos, bem como a identificação adequada dos mesmos que estão armazenados no freezer, é importante colocar uma etiqueta informativa em cada um deles. Nela pode ser mencionado o tipo de alimento, a data do congelamento, também se o alimento já está pronto, semipronto ou ainda em estado natural, e se há necessidade de se acrescentar algum outro ingrediente durante a finalizar do preparo.
- Ao armazenar os alimentos no freezer, observe bem as orientações dos fabricantes dos mesmos. Não esquecendo de observar sempre a data de validade dos produtos congelados, que é indicada pelo fabricante.
- Não use a água para apressar o descongelamento dos alimentos. O uso da água diretamente sobre os alimentos é extremamente prejudicial, pois além de eliminar os nutrientes essenciais, ela causa sensíveis danos e ainda altera o sabor original dos alimentos.
- Certos pratos e alguns vegetais congelados podem ser diretamente levados ao fogo ou ainda ao forno, sem que causem maiores preocupações, claro que o fogo deve ser brando e o forno pré-aquecido.
- O descongelamento quando feito em temperatura ambiente é o mais indicado para pães, e docinhos, bolos, desde que estejam sempre embalados.
- Para as carnes cruas, os laticínios e os pratos já prontos, especialmente aqueles que levarem molhos cremosos, o descongelamento deve ser feito diretamente na geladeira, para voltarem a seu estado natural sem que ocorra a perda de nutrientes ou de sua textura.
- Os alimentos líquidos aumentam sempre de volume quando congelados. Por isso, tome cuidado ao armazenar garrafas ou outros recipientes que estejam fechados, no freezer. Estes recipientes podem se quebrar e estufar.
- Não coloque os alimentos enquanto estiverem quentes no freezer. Aguarde que estejam na temperatura ambiente, e só depois os transfiram para o freezer. Isto contribui para que não aumente demais o consumo de energia, garantindo ainda o bom funcionamento do eletrodoméstico.
- Não armazene os alimentos em produtos tóxicos no seu freezer, pois podem contaminar os toda sua refeição..
Como Fazer Nas Viagens e Breves Ausências
- Caso as ausências sejam longas, desligue o freezer da tomada e esvazie-o por completo, inclusive as forminhas de gelo.
- Deixe a porta do freezer um pouco aberta para evitar maus odores.
- Já para períodos mais curtos de ausência, seu freezer poderá permanecer ligado.
- Lembre-se de que, por força maior, pode haver falta de energia elétrica durante um longo período de tempo enquanto você estiver fora e, em decorrência disso haverá o descongelamento dos alimentos e isso provocará a degradação dos mesmos.
Congelamento
- Ao armazenar seus alimentos no freezer, deixe sempre espaços entre eles de aproximadamente 1 a 2 centímetros, para que o ar frio possa circular livremente entre os mesmos.
- Se quiser que um alimento congele mais rápido, basta que ele seja colocado junto às paredes ou placas do freezer, onde se forma o gelo.
- Não há compartimentos especiais para congelar determinado tipo de alimento, já que o freezer todo possui a mesma temperatura.
- Para congelar alimentos de maneira individual use o método do congelamento em aberto, ou seja, distribua as unidades em bandejas e leve diretamente ao freezer até que estejam totalmente congelados. Depois, retire-os dali, embale, tirando todo o ar do compartimento, etiquete e leve de volta.
- As refeições que são feitas para o dia a dia devem ser congeladas, somente depois de frias, e sempre em pequenas porções para facilitar o descongelamento rápido.
- Certos alimentos, devido à sua composição, não congelam de totalmente satisfatória. Eis alguns deles: verduras, frutas, legumes, para depois serem consumidos ao natural, alguns cremes a base de amido de milho, as gelatinas puras, os molhos de maionese, os ovos com casca, as claras em neve ou mesmo cozidas e os queijos com baixo teor de gordura.
- O prazo certo que cada alimento pode ficar congelado está diretamente ligado à qualidade do mesmo, e ainda à sua correta embalagem, bem como ao funcionamento constante do freezer.
Então, para conservar de maneira satisfatória os alimentos congelados, basta seguir as dicas descritas e, bom apetite!