Como Tirar Mancha de Sangue

Algumas manchas são bem difíceis de tirar e ainda tem aquelas que quando deixamos secar, a dificuldade aumenta ainda mais. Saber algumas técnicas de limpeza de tecidos e estruturas para diversos tipo de mancha faz toda a diferença tanto no processo de limpeza quanto no resultado que você tem depois. Manchas de café, nodas de algumas frutas e outros tipos de substâncias são popularmente conhecidas por dificultarem a vida de qualquer dona de casa, mas você pode remover tudo facilmente.

As manchas de sangue entram nessas listas porque depois de coagulado, o sangue se transforma em uma camada que mesmo após diversas lavagens, ainda observamos alguns pequenos detalhes sobre a superfície ou o tecido manchado. Então para que você não tenham mais problemas do tipo, mais abaixo vai encontrar diversas dicas sobre como tirar mancha de sangue.

Sangue é Sangue

Se você tem uma família que veio do interior ou aquelas mais culturais e tradicionais, com certeza já deve ter escutado que dependendo da mancha de sangue, ela vai ser mais ou menos difícil de tirar.  A história contada é que o sangue que circula em nosso corpo possui consistência diferente e dependendo do local cortado você vai ter dificuldade em limpar porque o sangue é mais “grosso” ou mais “fino”.

Acontece que sangue é sempre sangue e uma técnica de limpeza vai servir para todos os tipos de corte ou hemorragia. O que acontece é que dependendo do seu corpo, o seu sangue vai coagular mais rapidamente do que o sangue de outra pessoa e sabemos que o que dificulta a retirada do sangue do tecido é na verdade o tempo em que ele se encontra ali coagulado.

Tirar Mancha de Sangue com Água Oxigenada

Quem tem criança em casa, com certeza tem um vidro de água oxigenada guardado. Algumas mulheres ainda gostam de usar esse produto para dourar os pelos do corpo e na verdade. Então se acontecer de manchar algum tecido com sangue, você tira facilmente com esse produto. É a água oxigenada comum, a de 10 volumes mesmo, que você encontra em qualquer farmácia.

Tirar manchas de sangue com água oxigenada é bem simples. Você tem apenas que despejar um pouco de água oxigenada sobre a mancha. Se estiver recente é mais fácil ainda. Os componentes da água oxigenada farão o sangue borbulhar, assim como ela faz quando depositamos sobre algum ferimento. Você não precisa esfregar com nada, apenas despejar aos poucos até que a mancha desapareça por completo. Parece uma verdadeira mágica, mas é a ação da água oxigenada que faz o sangue da mancha desaparecer mesmo.

Tirar Mancha de Sangue com Gelo e Água

Este é outro aliado das donas de casa quando o assunto é mancha de sangue. O processo é bem simples. Você vai apenas esfregar o gelo sobre a mancha até que ela saia toda. Não precisa fazer força, esfregar com rapidez porque não vai surtir efeito. O correto é você passar o gelo lentamente e levemente sobre a área manchada e esperar que o sangue desapareça continuamente.

Já com a água, algumas pessoas cometem erros. Existe uma receita para tirar manchas de sangue muito antiga que diz que devemos aplicar água quente sobre a área manchada e isso na verdade não resolve. Se você colocar só a água e muito quente sobre a mancha de sangue você pode fazer com que ela aumente ou fixe-se mais sobre o tecido.

O correto é lavar com água fria e sabão. Basta fazer uma mistura pouco concentrada que vai ser o suficiente para retirar qualquer mancha. Evite colocar muito sabão para não espumar tanto e ser complicado de retirar depois. Você pode também misturar água fria com sal de cozinha e 5% de amoníaco.

Tirar Manchas de Sangue com Amoníaco

Caso a mancha seja mais antiga e você não tenha conseguido tirar com nenhuma das dicas acima, pode aplicar ácido tartárico ou então uma pequena quantidade de amoníaco. O ideal e utilizar 1 colher de café de qualquer um desses compostos para cada 250 gramas de água. O processo é bem simples, mas pode levar um bom tempo, dependendo do tamanho da mancha e da quantidade de dias que o sangue está sobre o tecido.

Depois de fazer a mistura que indicamos mais acima, você vai aplicar sobre o tecido e esfregar levemente com uma esponja, sempre partindo do centro da mancha. Caso ainda não consiga, pegue um pano de fácil absorção e coloque um pouco de qualquer tira-manchas líquido que você tem em casa e algumas gotinhas de amonia. Depois de esfregar bem o tecido coloque um pano umedecido com a mistura e deixe repousar sobre a mancha.

Troque o pano sempre que perceber que ele absorveu uma quantidade considerável do sangue manchado. Depois que tirar todo esse excesso você pode aplicar novamente água fria sobre o que ficou e levemente esfregar para tirar o sangue que resta.  Evite fazer isso em tecidos de lá e seda.

Tirar Manchas de Sangue com Detergente de Louça

Assim como os tira-manchas, os detergentes de louça são bem eficientes para tirar manchas de sangue. Você também vai misturar esse produto com água bem gelada e aplicar sobre o tecido manchado. Se o problema for com uma roupa, você deixa de molho por 15 minutos sem esfregar em 1 litro de água morna com meia colher de chá de detergente de louça líquido e uma colher de sopa de amônia. Só esfregue ou escove depois do tempo indicado. Dependendo do tipo de mancha, ela pode não sair na primeira lavagem então você pode trocar a água e refazer o processo por mais duas ou três vezes. Lembrando que não precisa esfregar nada com muita força, basta fazer uma pequena pressão para que o sangue saia do tecido.

Tirar Mancha de Sangue da Pele

Quem já sofreu um corte um pouco maior e precisou de socorro sabe que o sangue vai coagular e formar uma verdadeira crosta, podendo até deixar a nossa pele amarelada por alguns dias. Essas manchas também podem ser tiradas facilmente aplicando sobre a pele gelo ou água bem gelada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *