Como Tirar Mancha De Desodorante e Suor

Todos nós, homens e mulheres, gostamos de ter uma roupa bonita e limpinha para nos apresentarmos bem aonde nós formos. No entanto não há nada mais desagradável quando vamos pegar aquela roupa que tanto gostamos de usar e ela se encontra manchada.

As manchas acontecem com grande frequência nas roupas e elas podem ser originadas dos diversos tipos de materiais: café, molho de tomate, ketchup, sangue, tinta, graxa e outros.

Como Tirar Mancha De Desodorante e Suor

Como Tirar Mancha De Desodorante e Suor

Contudo, existem 02 (dois) tipos de mancha muito comuns, muito difíceis de serem evitadas o seu acontecimento e que danificam seriamente as roupas que são de suor e de desodorante (antitranspirantes). Caso esses tipos de mancha tenham atingido suas roupas, daremos aqui algumas dicas para remover essas manchas e você possa ter sua roupa limpinha novamente.

As manchas de suor e desodorante estão entre as manchas mais difíceis de serem retiradas das roupas e por isso vamos dar algumas dicas para remover essas manchas.

O Suor e o Desodorante

Todos os seres humanos transpiram e por isso desse tipo de mancha nas roupas ninguém está imune, pois o suor é produzido pelas glândulas sudoríperas e que estão presentes em todas as pessoas.

O suor normalmente é associado com mau cheiro, pois devido as bactérias que são eliminadas junto a transpiração, o suor acaba fedendo. O homem que sempre está em busca de desenvolver soluções para os mais diversos problemas, criou o desodorante.

O Suor e o Desodorante

O Suor e o Desodorante

Os desodorantes são produtos utilizados para eliminar os odores produzidos pelo corpo humano e são eliminados através do suor (transpiração), e atualmente não tem uma pessoa que consiga viver sem utilizar um desodorante.

Contudo, existem alguns desodorantes que quando fazemos uso, acabam deixando manchas nas roupas. É triste você ter uma camisa escura e ela ficar manchada de branco na região das axilas e uma camisa branca fica com a região das axilas amarelada, e mesmo que lavemos diversas vezes, as manchas insistem em continuar, e por isso muitas pessoas deixam de usar aquelas roupas que ficam manchadas.

O grande problema que além do suor conter ácidos graxos, os desodorantes são compostos de sais de alumínio que quando entram em contato com o suor, acabam gerando as manchas.

Retirando Manchas De Suor e Desodorante

Para retirar as manchas desse tipo de material não é tão simples, pois a lavagem normal não consegue remover as manchas de suor e desodorante.

A transpiração (suor ou como alguns chamam de sebo) possuem acidos graxos que oxidam e quando reagem junto ao tecido das roupas, e assim se formam as indesejáveis manchas, que são vistas com maior facilidade quando as roupas são feitas de tecidos como algodão e viscose, se destacando as manchas em roupas feitas de viscose ou de algodão.

Os tecidos que apresentam maior facilidade para a remoção desse tipo de mancha são os compostos por fibras sintéticas, enquanto os tecidos compostos de fibras naturais e finos (crepe, cetim), são mais complicados de remover as manchas.

Segue Abaixo Algumas Dicas Para Realizar a Remoção De Manchas De Suor e Desodorante:

  1. Faça uso de suco de limão sobre as manchas de suor, depois de esfregar e enxaguar, basta lavar a roupa normalmente;
  2. Para realizar a remoção das manchas geradas por suor e desodorante é interessante que a roupa receba muita água sobre o lugar da mancha, para amolecer o local da mancha que normalmente fica dura pelo uso do sabão. Depois esfregue a peça a mão mesmo e depois coloque a roupa de molho no sabão.
  3. É importante frisar que não se deve colocar sabão direto sobre a mancha, pois quando o sabão reage com a mancha cria uma crosta com aquele aspecto duro, que acaba se tornando insolúvel e estragando a sua peça de roupa;
  4. Aplicar água oxigenada sobre a mancha. O material pode ser aplicado através de uma esponja limpa e umedecida, e esfrega a parte manchada. Depois, basta lavar a roupa normalmente;
  5. Aplicar sobre a mancha uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Depois de aplicar
    a mistura sobre a roupa manchada, deixe ela de molho por um tempo de 30 (trinta) minutos e depois basta lavar a roupa normalmente – a mistura deve ser feita com a aplicação de 01 (uma) colher de sopa de água e 01 (uma) colher de sopa de bicarbonato de sódio, vai gerar uma mistura pastosa para ser aplicada sobre a mancha;
  6. Realize uma pré lavagem na peça de roupa manchada. Dessa maneira você vai tirando as manchas antes de lavar a roupa manchada;
  7. Quando o desodorante junto ao suor já tiverem formado uma crosta dura, a roupa deve ser enxaguada com água morna;
  8. Para remover as manchas de suor, que são escuras e passam a impressão do tecido estar molhado, você pode fazer uso de uma mistura composta de lustra móvel e detergente, sendo 01 (uma) colher de sopa de cada material, depois é só fazer a aplicação da mistura no local manchado e esfregar com uma escova de lavar roupas. Depois basta enxaguar e lavar a roupa normalmente;

É importante ressaltar que para fazer aplicação dessas dicas e materiais é importante que a roupa se encontre seca.

Essas dicas e misturas conseguem remover as manchas nos mais diversos níveis: manchas antigas, fortes e as crostas que se acumulam.

É interessante que antes de aplicar a mistura, na mancha ou no tecido como um todo, fazer um teste aplicando a mistura com um cotonete para ver como o tecido irá reagir, caso o mesmo não desbote, pode aplicar no restante.

Depois que a mancha for removida através da aplicação de qualquer uma dessas dicas acima citadas, a roupa deve ser lavada (à mão ou na lavadora de roupas) normalmente. É recomendado a aplicação de sabão de coco para melhor conservar a peça que teve a mancha retirada.

Previna As Manchas De Suor e Desodorante

A remoção das manchas de suor e desodorante acabam dando um certo trabalho para as pessoas, então para evitar esse problema é interessante que tomemos medidas preventivas que ajudam a prevenir a ocorrência dessas manchas em nossas roupas.

A tecnologia acaba sendo nossa aliada neste processo de evitar as manchas nas roupas, e hoje em dia, nós conseguimos encontrar desodorantes desenvolvidos para controlar os odores da transpiração, assim como da própria roupa para não gerar manchas nas roupas.

O ideal é optar pelo uso de desodorantes em aerosol ou roll-on que geram menos manchas que os demais produtos (bastão por exemplo).

Outro cuidado a ser tomado é com a marca do desodorante, é importante que você observe a incidência de manchas na sua roupa, pois o desodorante pode não estar se adaptando ao seu organismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *