Mitos Da Decoração Que Devem Ser Derrubados

A decoração de uma casa é uma coisa bastante particular, e, por isso, deve sempre ser feita conforme as vontades e os gostos de cada um dos moradores do lugar. Ocorre que com o transcorrer do processo criativo muitas duvidas surgem, e cada um acaba se valendo de conselhos e levando em consideração aquelas ideias populares sobre decoração.

Acontece que essas ideias nem sempre correspondem à verdade, por isso, muitos cometem erros graves durante a decoração, e o pior, acham que estão acertando.

Mitos Frequentes Na Decoração

Se fizermos uma enquete entre nossas pessoas próximas, saberemos que cada uma delas tem uma dica para dar sobre decoração. E por isso, sempre acabam surgindo fórmulas decorativas que logo de cara já são sinônimos de sucesso.

Entretanto, algumas dessas dicas não passam de meros mitos ou ainda necessitam ser revistas para serem usadas de outra maneira. Por isso, através desse post vamos tentar desconstruir essas ideias erradas para que sua casa possa ser decorada de forma a ficar muito mais moderna e bonita.

Mitos Frequentes Na Decoração

Mitos Frequentes Na Decoração

Os Mitos

Na decoração vale tudo: Esta máxima costuma ser dita sempre e sem medo. Claro que para proporcionar autenticidade, uma residência precisa ser o reflexo das paixões e do gosto de quem nela mora. Entretanto, elementos que carregam valor sentimental, um móvel novo e mobília antiga, tudo junto só funciona bem se houver perfeita harmonia. É importante que sejam respeitadas algumas regras, como usar uma mobília que seja proporcional ao tamanho do ambiente, deixando que se forme um corredor para a circulação das pessoas, evitando também aqueles cantos amontoados de coisas.

Na decoração vale tudo

Na decoração vale tudo

As lâmpadas são sempre bem-vindas: Apesar de parecer legal isso não é verdade! Quando há pontos luminosos bem posicionados, não há a necessidade de muitas lâmpadas, o foco certo pode proporcionar uma luminosidade surpreendente. Esses pontos luminosos ficam perfeitos quando posicionados sobre enfeites de mesa e quadros na parede. Por isso, faça a escolha certa e opte por luminárias e abajures que tenham tamanhos diversos ou ainda por spots diretamente no teto. Além disso, não deixe de lado a luz natural, que também proporciona elegância ao ambiente.

Cozinha não é lugar de piso de madeira: Banheiro e cozinha geralmente pedem piso frio, mas isso não é regra. Se a maneira passar por um manejo adequado, pode sim ser usada em todos os cômodos da casa, inclusive na churrasqueira, desde que a madeira receba o tratamento adequado para que tenha uma maior durabilidade.

É muito caro contratar um arquiteto: Todos nós já passamos por situações onde o barato saiu caro, não é mesmo! A mesma ideia vale para a decoração da casa, pois quem deixa de lado o auxilio de um profissional na hora de decorar pode sofrer com prejuízo, especialmente ao comprar uma mobília grande demais para o cômodo ou ainda causar um tremendo transtorno ao pintar a parede da sala com uma cor bastante bizarra. Além disso, existe no mercado, diversos profissionais que se habilitam ao trabalho por preços que cabem em todos os bolsos.

Não há como se manter plantas em apartamentos: Há pessoas que ainda dão crédito para a ideia de que plantas não sobrevivem em apartamentos. Se isso acontece, é porque você não está sabendo comprar a planta certa para cultivar dentro do ambiente. Para encontrar a planta certa é preciso que se priorize aquelas que se adaptam melhor a ambientes sem muita iluminação, ventilação e até pouca água, como a pau-d’água, cactos, minijabuticabeiras, que não ficam grandes demais. Outro jeito de conseguir a sobrevivência das plantas e flores é deixá-las em um lugar bem arejado, preferencialmente com o pé-direito mais alto e que tenha muita luz natural no ambiente.

Opte sempre por um único estilo: Isso também não é verdade, o estilo não precisa ser um só, precisa somente que um esteja em harmonia com outro e nada mais. Por exemplo, em um ambiente onde haja uma mesa bruta de madeira que possui estilo rústico, e há ainda um sofá seguindo a linha vintage, tudo combinando com cadeiras do gênero contemporâneas, pode até parecer estranho, mas são peças que se conversam bem. Nesse caso o mix de estilos casou muito bem e isso só vem a provar que a mistura é sempre bem-vinda, desde que seja elaborada de maneira consciente.

Parede pintada com cor escura diminui o ambiente: Claro que há casos e casos, e sendo assim, de fato uma cor mal colocada pode sim, dar a ideia de que o lugar está menor. Para que isso não aconteça, pense primeiro na parede que irá pintar. Lembre-se que janelas mais claras deixam o lugar mais sóbrio e não limitam a luminosidade do lugar. Espelhos também podem aumentar o tamanho dos espaços, ou melhor, passar a impressão de que os lugares são maiores, pois reflete a luminosidade e móveis claros também proporcionam a mesma sensação.

O colorido polui a decoração: Isso não faz parte da realidade. Uma paleta bastante variada de cores proporciona maior alegre e descontração ao ambiente, deixando-o acolhedor e original. É só conseguir combinar de maneira correta as estampas e tons, como se faz com as peças de roupas no uso do cotidiano. Por exemplo, você pode tomar como base as cores que estão mais em voga e, dentre elas, escolher aquelas que casam melhor com sua decoração. O importante de tudo isso é que escolha sempre aquilo que mais gostar, que mais tenha a ver com sua vida e com a de sua família. Nada de colocar cores e padrões que estão na “moda”, mas você nãop gosta nenhum pouco, pois, afinal, é você que terá de olhar para os móveis e objetos todos os dias.

Os móveis devem sempre combinar com os tons usados nas paredes: O importante é que os móveis dos ambientes sejam funcionais e sempre estejam de acordo com a decoração. Adquirir móveis que não estejam adaptados ao cômodo, tanto em estilo, cor e tamanho, acaba ocasionando uma compra desnecessária e, além disso, pode sair muito caro se comparado ao transtorno que irá sofrer.

Siga essas dicas e certamente acertará em cheio no quesito, decoração de ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *