Como Tirar Araldite de Metal

Araldite é um tipo de cola adesiva feita a partir de resina de epóxi que pode ser usada numa grande variedade de superfícies como madeira, azulejo, concreto entre outras. É um produto versátil e que oferece uma excelente adesão, no entanto, quando respinga onde não deve pode trazer um grande problema, dificuldade para remover, especialmente em metal.

Dicas Para Tirar Araldite de Metal

Enquanto o epóxi se encontra no estado líquido é mais fácil removê-lo, no entanto, conforme ele esfria e endurece vai se tornando mais complicado limpar. A estratégia mais assertiva para remover epóxi é fazer com que a cola volte para o estado líquido ou pelo menos para uma textura de gel que pode ser raspada. É essencial ter paciência e tomar cuidado para realizar o processo de remoção de epóxi.

Araldite de Metal

Araldite de Metal

Usando Calor Para Remover Araldite

Para usar essa técnica é fundamental estar de luvas e óculos de proteção, pois o epóxi exposto ao calor pode dar origem a vapores que são prejudiciais para os olhos. Tome o cuidado ainda de vestir roupas que cubram completamente a pele para evitar contato com o epóxi. No caso de quem está tentando remover Araldite de madeira a dica é passar um pouco de acetona e deixar agir durante uma hora para que comece a soltar.

A acetona não deve ser usada em outras superfícies como metal, mármore, cimento ou plástico. Para essa técnica a dica é usar uma pistola de calor, aponte-a para o local em que a cola está aderida, é necessário que a temperatura alcance 200°C que é o seu ponto de amolecimento. A pistola deve ser passada sobre o local sem que fique parada num ponto único. Atenção para não aquecer demais superfícies como madeira e plástico.

Se você não tem uma pistola de calor pode usar um ferro de solda para a remoção de Araldite. Aqueça o ferro e então aplique-o na área de ligação entre o epóxi e a superfície para que a cola seja amolecida. Quando a cola está num objeto você pode colocar ele numa chapa quente que fará o mesmo papel da pistola de calor.

Não se deve aquecer a ligação toda do epóxi de uma só vez, o melhor é fazer o seu trabalho em partes que tenham entre 5 e 7,5 cm de cada vez. Por fim raspe a cola com uma espátula, no caso de perceber que não foram aquecidas todas as camadas de epóxi você deve reaquecer para que amoleça e possa ser novamente raspado.

Araldite em uma Peça de Metal

Araldite em uma Peça de Metal

Congelando o Epóxi Para Remover

Para essa técnica com congelamento também é necessário usar óculos de proteção e luvas de borracha. É importante deixar as janelas e as portas abertas para que o ar possa circular. Outro cuidado é fazer esse trabalho sem crianças ou animais em casa para a segurança deles. Você precisará de uma lata de fluido refrigerante, você encontra esse produto em lojas de ferragens.

Agite bem a lata antes de usar e então posicione-a a 30 centímetros da cola, mantenha a lata em pé. O fluido deve ser aplicado sobre a cola, ele irá congelar o epóxi rapidamente e o tornará quebradiço. NÃO toque na área congelada. Chega então o momento de remover a Araldite, use uma espátula para isso. A cola se tornará cristais e ficará fácil de quebrar. Varra os resíduos para o lixo.

Gostou dessas dicas de como tirar Araldite de metal e outras superfícies?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *