Como Proteger Uma Parede Usando Plantas

É verdade que as plantas podem servir para proteger as paredes, o muro, porém, se será eficaz o quanto é esperado, isso depende exatamente do que se pretende utilizando essa técnica. O que significa que antes de optar pela proteção de uma parede usando plantas é necessário analisar o muro e verificar se é realmente adequado. Podemos considerar três tipos de proteção, as principais. Veja quais são!

  • Criar uma proteção com plantas para proteger a parede contra a batida da chuva.
  • Criar uma proteção com plantas para proteger a parede do aquecimento. Neste caso, a parte interna da casa também é beneficiada.
  • Criar uma proteção com plantas para simplesmente disfarçar defeitos de construção da parede ou somente para que não se veja o muro sem absolutamente nada.

Esses são os três casos em que usar plantas para proteger a parede pode se obter um resultado muito eficiente. O que não quer dizer que a técnica não pode ser usada em outros casos, mas, como foi dito anteriormente, em situações diversas, o resultado poderá ou não ser satisfatório.

Quando o Problema é a Chuva ou Sol

No caso da chuva, as plantas serão eficazes, mesmo assim, é aconselhável a usar um produto próprio na parede para protegê-la. Existe um tipo que é feito exatamente para passar na parede e protegê-la contra a água forte da chuva. Ele é a melhor opção para as paredes que recebem água direto.

No caso do sol, as plantas entram em primeiro lugar como melhor solução para proteger as paredes. É uma maneira natural e eficaz, uma vez que as plantas absorvem os raios do sol e além disso, garantem a sombra para os muros.

Além disso, o problema do sol pode ser maior ainda para as casas cujo os raios solares batem durante a tarde. Isso provoca um aquecimento na parte interna dos ambientes,  neste caso, a planta serve para ajudar a refrescar.

As plantas na parede também pode ser usadas simplesmente como protetores visuais, fácil e muito útil. Ao invés de ter uma parede branca e vazia, as plantas a deixam mais charmosa e bonita.

Plantas Adequadas Para Proteção de Paredes

Não é qualquer planta que poderá ser usada para proteger a parede. Até por que colocar qualquer espécie significa que terá grandes chances de não dar certo. Porém, também é verdade que o tipo de planta varia muito. Por exemplo, o podocarpo é uma espécie muito usada para cobrir muros. Uma das suas vantagens é crescer até o lugar que você precisa. Basta depois que chegar a altura desejada, podar as pontas e ela começará a crescer para os lados, sendo assim, é perfeita e requer menos manutenção.

Falando ainda da podocarpo, se você quiser usá-la, uma dica muito valiosa é de plantar cada uma das mudas deixando um espaço entre elas de 40 centímetros. É um modo de garantir que ao se abrirem elas terão espaço suficiente para deixar desabrochar as copadas.

As trepadeiras aparecem com uma opção muito usada para cobrir muros ao lado do pinheiro. Porém, vale mesmo pedir a orientação de um arquiteto na hora de escolher a planta para cobrir as paredes. Elas deverão ter características de acordo com o lugar que serão plantadas.

Impermeabilização de Paredes

As pessoas ao construírem uma casa devem ficar atentas a impermeabilização de paredes e de mudos. É necessário tomar muito cuidado para não ter problema com infiltração e até mesmo contaminação por conta da água. Esses casos são mais recorrentes e graves durante a época de chuvas fortes, inclusive, por que gera muita umidade.

No caso da infiltração, o problema acontece o ano todo e a manutenção é bem complicada. Como diz o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”.

As chuvas e a infiltração podem provocar graves problemas nas paredes, de forma que até mesmo a manutenção seja complicada. No caso da infiltração, para não deixar que o problema se alastre e fique mais difícil de conter, o ideal seria trocar o reboco com pequeno espaço de tempo. Mas, sabendo que isso é uma forma paliativa de resolver o problema.

Falando em impermeabilização, que seria uma ótima solução para muros que sofrem com infiltração e queda de água forte sobre eles, é preciso fazê-la de forma eficiente. Caso contrário, o resultado não será como esperado. Veja duas dicas que são essenciais para quem está pensando na impermeabilização!

  • É necessário em primeiro lugar pensar no alicerce da parede, não ignore que a infiltração também poderá atingir o muro vindo de debaixo da terra.
  • E outro ponto essencial é em relação a parede do muro da parte de fora, que fica sujeita a encostar na terra e isso pode abalar a construção.

Como Fazer Impermeabilização do Alicerce

Não tem como fazer a impermeabilização do alicerce, que é de grande importância, se não durante a construção. Apenas foi terminado de erguer o alicerce, você deverá aplicar produtos, que são próprios para isso, para impermeabilizar. Com isso, a umidade que vem de debaixo da terra estará “bloqueada” a subir.

O produto mais usado para fazer esse tipo de impermeabilização é o “Vedatop”. Ele deve ser aplicado sobre o alicerce dos muros que serão erguidos. Porém, esse é o mais comum entre tantos disponíveis no mercado. Não quer dizer que é o melhor ou pior.

Como Fazer Impermeabilização da Parede Do Muro

No caso da parede não é exatamente necessário fazer, somente no caso que tenha essa exigência, como é para as construções próximas a barrancos de terra, por exemplo. Outro caso em que é necessário fazer esse tipo de impermeabilização é quando o seu muro está colocado com o terreno do vizinho, tendo grandes chances de pegar umidade.

Para fazer esse tipo de impermeabilização também serão necessários produtos apropriados e que são facilmente encontrados nas lojas de materiais de construção.

A impermeabilização de chuva além de poder ser feita com plantas, poderá ser realizada com produtos apropriados também. Mas, vale ressaltar que em muitos casos é necessário usar uma calha em cima do muro, formando um telhado pequeno sobre o mesmo e que evita que a água caia toda e com força sobre a construção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *