Como Proteger Um Muro Contra Infiltrações e Umidade?

Quem tem muro em casa sabe como é importante manter o mesmo bem protegido das infiltrações e umidade. As diversas intempéries como chuvas e umidade do terreno vizinho, por exemplo, podem prejudicar e muito a estrutura dos muros e paredes. Uma forma de conseguir fazer isso de maneira satisfatória é através da impermeabilização contra a umidade. A seguir vamos explicar melhor como fazer a proteção do seu muro e assim evitar problemas no futuro.

Por Que Impermeabilizar?

A impermeabilização é a melhor maneira de garantir que o seu muro fique bem protegido contra a umidade ou mesmo contra a batida de chuva. Com essa proteção é possível evitar que apareçam as infiltrações e corrosões no muro danificando a sua estrutura.

Aliás, é importante que as pessoas que estão envolvidas na construção de uma casa se preocupem efetivamente com a impermeabilização dos muros e das paredes de maneira a evitar que fiquem contaminadas ou mesmo com infiltração de água nos períodos de muita chuva que aumentam e muito a umidade.

Se as suas paredes e muros não são impermeabilizados podem acabar tendo danos estruturais bem sérios que acarretam na necessidade de fazer a troca de reboco periodicamente o que não conserta por completo o problema e ainda gera diversos gastos.

A Impermeabilização

Uma boa impermeabilização deve ser feita levando em consideração o alicerce uma vez que o problema pode vir de baixo e a segunda é a parede do muro que pode ser atingida por elementos externos como a umidade da terra do terreno do vizinho, por exemplo.

Como Fazer Impermeabilização do Alicerce

A impermeabilização do alicerce deve ser feita junto com a construção, dessa forma deve-se aplicar o produto assim que terminar a construção. O objetivo de aplicar o produto logo que seja concluído o alicerce é de evitar que a umidade que vem da terra possa se apoderar das paredes do muro.

Um dos produtos mais usados para esse fim é o Vedatop que deve ser aplicado direitamente no alicerce antes de levantar a parede do muro. Contudo, esse produto não é o único já que também é bastante usada massa asfaltica entre outros produtos semelhantes.

Como Fazer a Impermeabilização da Parede do Muro

As paredes do muro devem passar por uma impermeabilização quando estiverem em contato com barrancos de terra ou mesmo quando estiverem voltados para um terreno vizinho em que não se tem controle da umidade do outro lado. Para esses casos também existem produtos específicos a venda em lojas de materiais de construção que oferecem bom resultado.

Quando a necessidade de impermeabilização do muro vem da batida da chuva uma boa opção de produto é o Vedapren Branco que funciona como um ótimo impermeabilizador. Também é bem importante colocar calha em cima do muro para que seja formado um pequeno telhado sobre ele evitando assim que a água acumulada em cima penetre no muro.

Dica – Paredes externas devem receber o impermeabilizante uma vez que estão mais expostas a água da chuva, passe o produto pelo menos na parte mais baixa da parede a fim de proteger contra possíveis respingos e goteiras.

Reboco

Depois de o muro estar pronto se mostra necessário fazer o reboco na parede com qualidade. A dica é fazer um bom acabamento no muro usando as quantidades certas de cimento, areia e outros produtos que são comumente usados para fazer massa de reboco.

Deixe Uma Parede Livre

Uma boa estratégia para quem deseja evitar problemas de umidade e infiltração é não construir a parede encostada no muro ou parede da casa do vizinho. Construções germinadas são complicadas já que nunca se sabe o que irá acontecer do outro lado. Pense da seguinte forma se começar a vir uma infiltração de lá dificilmente você poderá resolver o problema já que não terá acesso a fonte da umidade.

Canos de Água

Fique atento em relação aos canos de água que passam por dentro das paredes, eles devem estar devidamente vedados. Além disso, é essencial que você tenha certeza de ter comprado material de qualidade, pois se acontecer de os canos ficarem comprometidos ou se romperem dentro da parede o custo de manutenção ficará bem elevado. É mais válido gastar em canos e conexões de qualidade no momento da construção do que nos remendos depois.

Dicas de Como Impermeabilizar Paredes e Muros

Produtos

Uma dica de produto para quem está pensando em fazer a impermeabilização é o Viaflex Parede da Viapol que é um revestimento impermeabilizante acrílico que pode ser aplicado em áreas externas. Esse produto tem grande elasticidade e flexibilidade o que ajuda a evitar a aderência da poluição e também da sujeira.

Além disso, também atua na proteção em relação a infiltração de água que é causada pela ação da chuva. Esse produto conta com três características de desempenho sendo que na primeira demão ele sela; na segunda ele impermeabiliza e na terceira ele reveste dando então o acabamento.

Existe ainda outro produto de uso associado a esse que é o Monopol Acrílico que se trata de um mástique feito com base de resinas acrílicas que possui características de elasticidade, aderência e impermeabilidade que serve para vedar as fissuras causadas pela retração do reboco das paredes.

Aplicação

Primeiro Passo – Prepare a Superfície

Comece limpando a superfície que deverá ser tratada de maneira a remover qualquer vestígio de pó, fungos, sujeiras e partes que podem estar soltas. Uma forma de garantir que o produto tenha uma melhor aderência é escovar, raspar ou lixar a superfície. Remova o pó como um todo para realizar a aplicação do produto sobre a superfície que deve estar seca.

A aplicação desse produto pode ser feita sobre a argamassa ou então sobre a pintura quando essa estiver bem aderida à parede. No caso de existirem fissuras na parede será necessário calefetá-las usando o mástique Monopol Acrílico. A aplicação do produto deve ser feita com a espátula própria para isso, passe a ponta da espátula sobre a fissura de maneira que o interior da fissura fique limpo. Em seguida usando a mesma espátula force o Monopol Acrílico no interior da fissura, raspe bem o produto excedente.

Segundo Passo – Aplicação do Viaflex Parede

No caso de a aplicação ser feita sobre argamassa você deverá diluir o Viaflex Parede em cerca de 10% de água (1 litro de água para 9 litros de produto). No caso de aplicar o produto sobre uma parede já pintada não é necessário fazer a diluição. Depois disso aplique o produto com o rolo, broxa ou trincha. Espere o tempo de secagem da primeira demão para começar a dar as demãos seguintes que não devem ser diluídas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *