Como Proteger a Casa da Dengue

Todo ano é a mesma coisa quando se aproxima o verão as atenções devem ser redobradas para proteger a casa da dengue e a melhor maneira de fazer isso é tentar evitar que o mosquito se desenvolva. No caso da dengue prevenir é o melhor remédio e isso é possível simplesmente acabando com os focos de larvas.

Algumas pessoas pensam que basta usar inseticidas no mosquito da dengue e pronto, problema eliminado, mas não é bem assim. O aedes aegypti adulto, o popular mosquito da dengue, quando em contato com a inseticida se tornam ainda mais resistentes. Sem falar que ao usar esse tipo de produto você estará contribuindo para causar danos à natureza. O mesmo serve em relação a borrifar o produto sobre as larvas. Você não terá sucesso e o mosquito da dengue continuará vivo.

Dengue

Dengue

Como dá para perceber a maneira eficiente de combater o mosquito da dengue é acabar com os seus lugares preferidos, como a água parada. É nela que o mosquito se desenvolve, é o seu criadouro. E não pense que eles gostam de água suja, na verdade não importa, até a água da plantinha, bem limpinha pode se tornar a “casa” desses mosquitos.

Quando as fêmeas do mosquito da dengue não encontram água parada ela não tem o lugar ideal para colocar seus ovos e para que eles se desenvolvam e com isso crescem menos mosquitos e finalmente dá para ficar livre deles.

Algumas Precauções que podem ajudar a Dificultar  a Transmissão da Doença

Além de prevenir e evitar que os mosquitos da dengue se desenvolvam dá também para dificultar a transmissão da doença. Veja as dicas e coloque em prática!

  • Ao amanhecer e  no final da tarde ou em um horário ou no outro, use na sua casa vaporizadores elétricos ou espirais. Esse é o momento que os mosquitos da dengue preferem usar para se “alimentarem”, isto é, picarem. Os dois produtos manterão os mosquitos afastados.
  • Em casas com crianças é recomendado o uso de mosquiteiros, inclusive sobre o berço ou a cama delas, enquanto ela dorme de dia e durante à noite.
  • Os repelentes fabricados para passar no corpo também devem ser usados, porém, atenção, algumas pessoas podem ser alérgicas ao produto, principalmente idosos e crianças. Faça um teste antes de usar.
  • As telas são ótimas para impedir a passagem dos mosquitos da dengue, vale a pena ter bloqueando as portas e as janelas.
  • O mosquito da dengue não gosta de umidade e nem de baixa temperatura, por isso, o ar condicionado ligado pode ser uma boa maneira de afastá-lo. Porém, os mosquitos permanecem afastados somente enquanto o aparelho está ligado, uma vez desligado, eles voltam ao ataque.

Aprenda como Eliminar Focos da Dengue e Proteja a sua Casa

Alguns hábitos simples podem livrar a sua casa do mosquito da dengue. Por isso, vale a pena ser disciplinado e colocá-los em prática. Pode ser uma maneira de livrar você de um problema bem maior no futuro. Veja o que fazer para livrar você e sua família do mosquito da dengue e proteger a sua casa!

1- Para quem ama plantas e está com a casa cheia delas é melhor tomar muito cuidado com aquele pratinho que fica sob elas com água. A única maneira de não transformá-lo em um foco do mosquito da dengue é enchendo-o com areia.

2- Qualquer ralo da casa também pode ser a porta de entrada para o mosquito da dengue no seu lar. Para evitar que isso aconteça tenha o hábito de jogar desinfetante ou água sanitária em todos os ralos da casa pelo menos uma vez por semana. Fique de olho para que o mesmo não fique entupido e quando não estiver utilizando, mantenha o ralo fechado.

3- Elimine qualquer objeto que tem no quintal de casa ou mesmo na parte interior que possa acumular água, como por exemplo, garrafas vazias, potes, etc.

4- Todos os dias retire o lixo de dentro de casa, feche bem e coloque em um lugar seguro antes de ser recolhido. Nunca abandone lixo em terrenos vazios.

5- Qualquer utensílio que ficou do lado de fora da casa ,mesmo que por poucas horas, e agora você precisa guardar novamente dentro, deverá ser limpo com água, sabão e bem esfregado. Estamos falando de balde de roupas, garrafas, potes, jarras, etc.

6- Quem tem animal de estimação em casa, como cachorros, gatos ou pássaros, deve limpar todos os dias o lugar de beber água desses animais com escova ou esponja e tocar a água.

7- Se no quintal da sua casa ou próximo dela tem um terreno com depressões ou buracos que possam se transformar em uma poça quando chove, não espere que isso aconteça. Pegue pó de pedra ou areia e encha esses buracos para evitar que eles se tornem morada dos mosquitos da dengue.

8- É muito importante que as cisternas, os tonéis e as caixas d’água sejam mantidas com tampa e bem fechadas evitando a entrada do mosquito da dengue.

9- Não guarde pneus velhos em casa, eles poderão ser entregues para o serviço de limpeza da sua cidade. Se quiser guardá-los por algum motivo, eles deverão ficar em lugar abrigado, sem perigo que ficarem cheios de água de chuva.

10- Já as garrafas vazias que você está guardando devem ficar em lugar coberto, protegido da chuva e sempre de cabeça para baixo.

11- As calhas da casa devem ser limpas com frequência, assim como a piscina, caso você tenha uma em casa. No caso da piscina, use sempre os produtos indicados para limpeza.

12- O ar-condicionado quando não instalado de forma correta pode virar um criadouro de mosquito da dengue porque acaba acumulando água. Confira se foi instalado da forma correta e garanta que isso não aconteça.

13- As telhas e lajes no alto podem ficar de modo que acumule água, observe se isto está acontece e depois de uma forte chuva, faça a limpeza para retirar a água acumulada.

14- Confira se não existe nenhum problema no subsolos ou garagem de infiltração de água, que pode acabar criando poças.

15- É melhor não ter bromélias em casa já que elas acumulam água, mas se tiver faça uma mistura de 1 colher de sopa de água sanitária para um litro de água e duas vezes por semana regue a planta. Também retire a água que se acumula nas folhas das mesma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *