Decoração Barata: Dicas Para Economizar e Deixar a Casa Bonita

Você está sonhando em decorar a sua casa, mas está com orçamento apertado e não pode gastar muito?  Pode ter certeza que o seu “problema” tem solução e dá sim para ter aquela casa de revista gastando pouco ou bem menos do que você imagina. Para começar é preciso ter muita criatividade e não ter medo de apostar no que não é óbvio. Se você quer mesmo uma decoração moderna, com  personalidade e gastando pouco, não pode ficar pensando que isso não fica bem com isso, tem que ousar e apostar nas coisas novas.

Para ter uma decoração barata e ao mesmo tempo linda, pegue para você a dica dos 5 “R” e com certeza vai dar certo: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. Pense nisso do início ao fim da sua tarefa de decorar e o resultado será uma decoração perfeita, genuína e o melhor, a baixo custo.

Veja 10 ideias que você pode usar para ter uma decoração barata e cheia de estilo. Com base nesses pontos dá para seguir e montar uma casa com a cara da sua família e gastando bem pouco.

1- Vamos apostar no retrô, além de estar super em alta é uma boa maneira de economizar. Como?  Confira as dicas:

  • Qualquer móvel pode ser recuperado e o mais bacana é que ele pode ter a mesma função ou pode simplesmente ganhar uma nova função. O que não quer dizer que você deve fazer uma decoração toda no estilo retrô, pelo contrário, aposte em alguns elementos para substituir aqueles que exigiriam um investimento maior. Por exemplo, no lugar da cadeira de design para completar a decoração da sala, economize pintando com efeito especial uma cadeira velha. Depois, coloque-a na sala como um porta-livros e não mais como um lugar para sentar. Escolha um cantinho especial do ambiente para ela ficar mais bacana ainda. A peça pode ser colorida em um ambiente com cores neutras ou pode ter um tom neutro em um ambiente colorido.

2- Mudar as cores da parede é sempre um modo de decorar gastando pouco e ainda dá para usar muito mais.

  • Aposte em uma parede com uma cor bem bacana ou em uma dessas tintas com textura especial.
  • Faça a escolha das tintas com critério, de preferência, se os móveis e objetos decorativos já estão dentro, pegue amostras para testar as tintas.
  • Não abuse das cores, uma parede colorida basta para um ambiente, tudo o que é demais enjoa.
  • Considere na mudança das paredes a possibilidade de trocar a tinta por um papel de parede bem diferente ou use adesivos, que estão na moda e são super lindos também.

3- Para economizar na hora de decorar a sua casa, não tenha medo de misturar.

  • Muitas vezes basta misturar as cores, trocando a capa das almofadas ou colocando uma manta sobre o sofá, para dar cara nova a sua casa. As estampas são sempre bem vindas, o importante é não abusar. Dá até para misturar listras com florais, com tanto que ambos tenham as mesmas cores de fundo e a cor que sobressai também seja a mesma.
  • Pense também que um objeto pode dar o toque que falta a determinado ambiente. Vale muito mais investir um pouco mais e ter um objeto que marca presença do que comprar vários, muitas vezes gastando mais, e que não chamam a devida atenção.

4- Faça você mesma o que dá para fazer.

  • Muitas vezes uma decoração acaba custando mais caro porque somos obrigados a chamar profissionais para realizar o que é necessário. Um modo de evitar esses gastos é optando por mudanças decorativas que você mesmo possa fazer, como colocar um quadro, que já dá outra vida, ou fazer almofadas novas.
  • Ao invés de trocar o tecido do sofá, que precisaria de um estofador, faça você mesma uma linda manta para cobri-lo.

5- Use luminárias para ter o efeito que você quer ao invés de fazer um projeto de iluminação.

  • É claro que um projeto de iluminação é sempre bacana, mas tem um custo bem mais alto do que colocar luminárias pela casa e se a ideia é economizar.
  • Existe uma quantidade de luminárias bem bacanas nas lojas e você pode colocar uma aqui e outra ali, em pontos estratégicos, deixando os ambientes ainda mais charmosos, e claro, gastando bem menos.
  • Se quiser fazer um ambiente aconchegante, aposte em luzes amarelas.
Decoração Barata

Decoração Barata

6- Não tenha medo de reutilizar nada na decoração, principalmente quando o objetivo é fazê-la por um preço mais em conta.

  • Não tenha medo de transformar caixotes em estantes e escadas de madeira em suporte para as plantas no jardim. Use o máximo a sua criatividade para dar vida nova aos objetos. A velha máquina de escrever pode ser um objeto de decoração e a mala velha pode servir como canto de cama.

7- Use fotos na decoração, elas são sempre bem-vindas.

  • As fotos devem ser sempre usadas na decoração. Elas decoram e imortalizam momentos especiais da sua vida. Escolha o porta-retratos certo e coloque na sala e ou no quarto.
  • As fotos também podem ser usadas em molduras para decorar o corredor ou hall de entrada, por exemplo.
  • As fotos preto em branco são sempre uma ótima alternativa de decoração. Um grande retrato da família em preto e branco pode ganhar uma parede especial da sala.

8- Abuse do artesanato se você sabe usar técnicas diferentes.

  • Se você é uma daquelas pessoas que adora artesanato leve ele para sua decoração. Faça você mesmo peças de crochê, bordados e pintura em tecido.
  • Ter uma toalha de mesa de crochê dá sempre um toque especial para sua decoração e ela deixa de ser simples e passa a ser especial e original.
Como Economizar

Como Economizar

9- Leve flores e plantas para a sua casa.

  • Não nos leve a mal, mas as plantas e flores não podem ser artificiais. Escolha espécies que se adaptam dentro de casa e não tenha medo, coloque no banheiro, na cozinha, nos quartos e na sala. Basta uma planta e pronto, você já vê a diferença na decoração daquele banheiro e o melhor, elas custam pouco e com os cuidados adequados duram por muito tempo.

10- Antes de começar a decorar a sua casa, se a sua missão é gastar pouco, faça as contas de quanto você pode gastar e depois comece a planejar onde serão esses gastos. Dê início com as ideias mais econômicas e reserve uma parte para aquele gasto maior que você gostaria muito de fazer, como, com uma peça de design. Nada melhor do que o planejamento para gastar pouco e não estourar o orçamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *