?> Como Passar Diversos Tipos de Roupas | Imóveis Cultura Mix

Como Passar Diversos Tipos de Roupas

Na lista de atividades domésticas mais chata, passar roupa encabeça a lista de muita gente. Não é uma das tarefas mais prazerosas porque a perfeição é bem difícil de ser alcançada. Você pode passar diversas vezes e alguns tecidos realmente não ficam como se tivesse sido um trabalho feito com dedicação. Mas com algumas dicas, você vai sair linda de casa sempre, com roupas perfeitamente passadas.

O Segredo já Começa na Lavagem

Não dá para consertar todos os problemas de uma peça de roupa já na tábua de passar. O grande segredo mesmo é a lavagem. Para ter uma roupa bem lavada e não ter dificuldades ao passar, o primeiro passo é remover todo o sabão. Não adianta deixar um restinho porque a peça de roupa fica mais cheirosa, pois o tecido vai ficar mais durinho e assim remover as dobraduras vão ficar mais difíceis de serem removidas.

Outra grande dica é usar um bom amaciante. Além de deixar a roupa com um aroma bem melhor, ele deixa o tecido mais levinho, e por isso ele vai passar mais rápido. Mas como tudo na vida, nada de exageros: amaciante demais deixa manchas na roupa e são bem difíceis de remover depois, mesmo com bastante água.

Estenda da Melhor Forma Para Evitar Dobras

A forma como você coloca as roupas para secar também ajuda a criar mais marcas, dando mais trabalho na hora de passar. Uma dica bacana é deixar a roupa com mais água mesmo, torcendo mesmo. Se você lava as peças nas mãos, não use muita força para remover o excesso de água. É preferível que a peça seque no varal. Dê apenas uma boa sacudida e coloque ela reta, apenas dobrada ao meio. Isso ajuda a roupas como calça jeans e peças mais pesadas ficarem com menos dobras, facilitando na passagem.

Dicas Para Passar os Diversos Tecidos de Roupa

Seda – é com certeza um dos mais chatos de se passar e exige alguns cuidados. Primeiro abaixe a temperatura do ferro, ou o tecido vai queimar mesmo. Você deve usar a indicação do seu ferro ou uma temperatura média e não parar jamais o ferro, sempre em movimento. O melhor para este tecido é passar a roupa pelo avesso e sem vapor, se não o brilho da peça vai embora.

Nylon – Você não deve ter trabalho para passar uma roupa de Nylon. O tecido costuma se alisar bem facilmente, removendo as dobraduras com facilidade com um ferro levemente quente. Mais que isso pode queimar o tecido.

Lycra – a melhor é não passar roupas de nylon porque o tecido é sensível e nem dá para ver as marquinhas. Mas se for passar, vire a peça pelo avesso e use uma temperatura de média a baixa, com movimentos baixos. Não deixe o ferro parado por nenhum motivo, ou sua roupa vai queimar.

Algodão – se for algodão puro, é a melhor peça de roupa que você vai passar. Você precisa do indicador para algodão no ferro ou usar uma temperatura alta, que ele aguenta. Como os amassados neste tecido são bem pesados, é uma boa pedida usar algumas gotas de água sem molhar muito o tecido.

Para camisetas de algodão, faça primeiro a parte grossa da roupa, o meio, para depois ir para os detalhes, como gola e manga. Se começar pelas mangas e outros pequenos itens, possivelmente vai precisar passar de novo todas as peças

Jeans – o jeans é um dos tecidos que costuma ser passado com relativa facilidade. Por isso pode usar temperatura alta. Uma dica é fazer uso de produtos que facilitam o passar roupa (tipo Passe Bem) ou algumas gotas de água para ajudar com dobras mais profundas.

Veludo – a dica para qualquer tecido com brilho ou pedrarias é passar sempre pelo avesso. E como o veludo tem uma camada relativamente grossa pelo lado de dentro, não tem problema passar com uma temperatura de média à alta. Também não precisa passar diversas vezes, basta algumas que os amassões já vão embora. Com os pelos que ficam grudados no tecido, você pode apenas colocar um pouco de água (gotinhas mesmo) e passar o ferro por cima e pronto, os pelinhos já vão sumir.

Diversos Tipos

Diversos Tipos

Os sintéticos – os tecidos sintéticos são mesmo um grande problema, porque costumam queimar com uma certa facilidade ou dão problemas na hora de passar, já que você fica no meio termo entre um puro e uma mistura.

Quando o ferro de passar não indicar uma temperatura específica para sintéticos, seria uma boa dica usar a temperatura média. Você pode usar a alta se for fazer movimentos constantes ou jogar algumas gotas de água na peça para os amassões irem embora, mas sem encharcar porque vai estragar a peça de roupa.

Poliéster – sem medo: pode usar a temperatura mais alta. E como o tecido é mais durinho, os amassos só vão embora se você passar várias vezes no mesmo lugar ou segurar um ferro um pouquinho para forçar o tecido a esquentar mais rápido.

Como Passar

Como Passar

A dica é passar estas peças de roupa depois, sempre por ultimo. Depois de ter organizado algumas outras peças, o ferro terá alcançado a temperatura ideal para pegar peças de poliéster.

Qual o Melhor Ferro Para Passar Roupa?

Por mais que a moda seja ferros a vapor, o ferro comum, de chapa de ferro, ainda é considerado o melhor. O vapor costuma acabar com as peças com brilho como seda e veludo e pode destruir tecidos sintéticos quando usado em temperatura errada. Ele torna o trabalho de passar peças de algodão mais fácil, mas não é o melhor para as outras roupas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *