?> Dicas Para Viver Em Espaços Pequenos | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Viver Em Espaços Pequenos

Morar em espaços pequenos não significa o pesadelo no quesito conforto e decoração. Você não precisa de tanto espaço quando casas enormes podem oferecer para viver bem, com conforte e ao mesmo tempo praticidade. O segredo é saber escolher bem de acordo com o seu uso e adaptar suas grandes ideias para o seu espaço. A seguir, algumas ideias que podem te ajudar a viver bem em espaços pequenos.

Pratique o Desapego

O maior erro que você pode cometer ao morar em uma residência limitada de espaço é usar tudo o que você acha bacana para decorar. Infelizmente, o espaço pequeno não permite levar tudo de lindo que você encontrar nas lojas. Você precisará fazer cortes.

Se não for usar ou não tiver uma função real, deve ir embora. Isso pode ser com cadeiras, mesas, mesinhas e até mesmo itens decorativos a serem postos em estantes e prateleiras. Com espaço limitado, apenas o útil deve ficar. Nem sempre mais é melhor.

Pense no seu uso do dia a dia re reflita: eu preciso mesmo de uma mesa de seis lugares se nem faço refeições em casa? Para pessoas solteiras, em especial, os espaços limitados deixam vasão a diversos cortes de móveis que você não é obrigado a ter apenas porque faz parte de uma decoração convencional, mas não tem utilidade prática no seu dia a dia.

Faça uma limpeza nos seus itens guardados. Acumular itens sem uso também não é o ideal. Nem tudo o que você guarda em casa deve ser usado. Roupas que não cabem, livros não lido a diversos anos e presentes que você não gostou podem ser vendidos online, a amigos ou formarem uma boa doação. Pratique o desapego e livre o espaço no seu armário.

Pratique o Desapego

Pratique o Desapego

 

Busque Móveis Duplos

Se o espaço é limitado, você precisará ser criativo para ocupar, decorar e tornar seu ambiente confortável tanto visualmente como no dia a dia. Por isso uma boa pedida é buscar móveis com dupla função. São bancadas que viram mesas, armários que podem se tornar organizadores de livros e CDs ou racks que se tornam estantes de documentos e livros de forma simples.

Busque em lojas de móveis planejados itens para se encaixar em seu espaço limitado e com duas funções, e assim você vai ganhar muito espaço. São bons exemplos ainda: cadeiras que se tornam poltronas reclináveis, centros de sala que se abrem e se formam uma mesa para até seis pessoas, dentro outros. Há diversas opções e bem criativas no mercado.

Busque Móveis Duplos

Busque Móveis Duplos

 

Pense Em Sofá Cama Ou Cama Que Se Fecha Como Armário

Se o espaço é limitado e você mora sozinho, que tal pensar em abrir área com um sofá cama ou uma cama embutida, que depois se torna um armário depois do uso? A cama ocupa um grande espaço em um pequeno quarto ou quitinete, e pode sumir com apenas este truque. Para uma cama para visitas, considere bicamas mais modernos, com uma cama embutida na parte de baixo se ainda houver espaço para isso em sua residência. No pior dos piores com a cama você pode pensar em uma rede ou apenas em um sofá cama mesmo.

Busque Prateleiras Para Suspender Itens

Se não há espaço no piso, suspenda tudo. Ao invés de usar estantes, use acima do sofá e cama prateleiras, bem como em espaços acima da porta. São boas dicas aproveitar ainda o espaço em cima do fogão ou geladeira, em corredores e qualquer lugar em que seja útil guardar coisas mas usar mais móveis seria prejudicial tanto para a locomoção como para a decoração do espaço.

Há ainda locais em que armários seriam dispensados para trocar com prateleiras. Por exemplo: a área acima do tanque de lavar roupas para produtos de limpeza, a área de cima da porta do banheiro para guardar os itens de limpeza para este cômodo, a parte de cima da porta do quarto para guardar caixas de documentos. Você pode ser criativo e investir em prateleiras coloridas que combinem com o ambiente e acrescentar um toque especial à sua decoração.

Deixe à Mostra Apenas o Que Está Sendo Usado

Isso te ajuda a dá uma sensação visual de maior amplitude. Com certeza uma cozinha pequena fica ainda menor quando você coloca diversos itens em cima do balcão ou sobre prateleiras. O melhor é sempre guardar tudo o que não for usado e, o que estiver em uso, pode ocupar a menor quantidade de espaço possível.

Pequenos armários podem ajudar a guardar material de escritório. Já racks com diversas gavetas ou nichos podem te ajudar a esconder livros, CDs e DVDs e deixar a sua sala relativamente ampla. Pense ainda em investir em um guarda roupa que consiga acoplar todos os itens de seu uso, sem deixar roupas espalhadas, bolsas e sapatos por ai. Isso ajuda a lotar ainda mais o cômodo.

No banheiro, pense em gaveteiros de plástico para guardar todos os seus itens tanto de higiene íntima como de própria organização do banheiro. Quanto menos produtos espalhados, melhor para manter um ambiente mais bonito e até mais iluminado.

Use Cores Claras Nas Paredes

Cores escuras diminuem ainda mais o espaço. Você pode, no máximo, escolher uma parede (a principal) para usar uma cor forte, como um mural, mas não mais do que isso. Paredes laterias escuras diminuem ainda mais o ambiente, por isso o truque é usar cor branca, creme ou no máximo azul claro.

Evite Muitas Cadeiras

Ocupam espaço e lotam salas e quartos. Um sofá amplo de três lugares é moderno na decoração e também ajuda a deixar o espaço com maior locomoção, evitando que você mesmo esbarre nos itens jogados no chão e sem uso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *