Como Organizar Uma Mudança De Casa

A palavra mudança assusta e quando está associada a inúmeras caixas que precisarão ser desfeitas pode ser um verdadeiro terror. Não tem como evitar o grande estresse que uma mudança causa, mas você sempre pode amenizar a situação com uma boa organização.

Esse momento de mudanças de casa exige tranquilidade e calma para que tudo seja feito da forma correta. Sendo assim nada de agir impulsivamente e fazer as coisas de qualquer jeito. A organização deve começar com a mudança propriamente dita, porque já chegar à casa nova bagunçando?

Quem tem dúvidas sobre como organizar uma mudança de casa de forma satisfatória e que facilite a arrumação das coisas depois vai gostar das nossas dicas. Nada como garantir que tudo fique no seu devido lugar.

Como Organizar Uma Mudança De Casa

Como Organizar Uma Mudança De Casa

Seja Organizado

Tem pessoas que não são organizadas em nenhum momento da vida, porém, durante a mudança é preciso fingir que a organização faz parte da sua rotina. Por exemplo, quando o caminhão da transportadora chegar na sua casa nova com as caixas você já pode começar a colocar cada caixa no ambiente a que os objetos que estão dentro dela pertencem.

Para isso basta que você escreva sobre a caixa o nome do ambiente a que os objetos pertencem, não dói fazer isso. Algumas pessoas seguem uma organização um pouco diferente como acomodar todas as caixas num único ambiente e ir arrumando aos poucos. É possível manter a sanidade fazendo a arrumação dessa forma, mas para isso é importante ter comprometimento com a organização.

Se você está chegando a hora de arregaçar as mangas para começar a sua mudança confira abaixo as nossas dicas de como organizar a mudança e também a pós-mudança.

Seja Organizado

Seja Organizado

A Mudança

Caixas Organizadoras

Uma forma de manter os seus objetos organizados para serem transportados para a nova casa é contar com caixas organizadoras. Comece estabelecendo uma metodologia de organização, ou seja, como você vai dividir os objetos nas caixas e como saber qual caixa pertence a qual ambiente.

Uma forma interessante de fazer isso é através de etiquetas nas caixas ou mesmo escrevendo com uma caneta colorida o nome do ambiente ao qual cada caixa pertence. Tente ser bem cuidadoso nesse momento e realmente coloque os objetos da cozinha nas caixas da cozinha.

Uma dica extra é separar os objetos que serão usados nas primeiras semanas na casa nova, como, por exemplo, roupas, acessórios, sapatos, utensílios de cozinha enfim tudo o que pode será usado. Coloque esses objetos em caixas próprias e diferenciadas, assim terá as mesmas sempre à mão.

Como Contratar a Transportadora

Na hora de contratar uma empresa de transporte é importante que essa tenha pleno conhecimento do volume que será transportado e como esse será embalado. Somente com essas informações será possível que a empresa ofereça um orçamento realmente completo e de acordo com as suas necessidades.

Para fazer a melhor escolha é interessante pedir a indicação de amigos em relação a empresas que eles já utilizaram. A maioria das empresas de transporte oferece seguro contra roubo ou eventuais danos que os seus bens possam sofrer. Dê preferência para as empresas que oferecem essa possibilidade.

Verifique ainda se a empresa possui equipamentos adequados para ajudar a transportar os móveis grandes e também quantos funcionários ela disponibiliza para a realização de cada serviço. Antes de fazer o agendamento do transporte é importante que o consumidor tenha em mãos um contrato de prestação de serviços devidamente assinado pela empresa bem como o contrato do seguro.

Cuidado Extra

Em relação aos objetos mais frágeis como a louça de porcelana, por exemplo, é necessário ter um cuidado extra para garantir que as peças estejam bem seguras dentro das caixas nas quais vão viajar. Cuide do “bate-bate” que pode causar rachaduras e até mesmo quebras.

Você pode usar jornal para tentar amortecer o impacto, embale as peças em pacotes plásticos para evitar o contato com o papel e estará tudo bem. Quando não são tantos objetos que podem quebrar você pode levar no seu carro separado do restante.

Cada Coisa Em Seu Lugar

Como já dissemos é importante que quando o caminhão de mudança chegar a sua casa nova você já coloque as caixas nos cômodos aos quais pertencem. Isso facilita bastante na hora de arrumar tudo no seu lugar.

A Pós-Mudança

Colocando Tudo No Lugar

Antes de começar a sua mudança é importante analisar de forma minuciosa cada espaço. É importante saber onde guardar cada objeto, por exemplo, você não irá deixar as suas roupas de cama na sala, não é mesmo?

Antes da mudança em si é importante conhecer bem os móveis (no caso de casas ou apartamentos mobiliados) ou então saber onde os seus móveis irão ficar nesse novo espaço. Coloque os móveis no lugar e depois comece a distribuir os objetos para os seus devidos lugares.

As roupas de cama tem o seu próprio armário assim como as louças e todo o resto. O mais importante é guardar tudo onde deve ficar. A preocupação com limpar as louças ou objetos deve começar depois que tudo foi organizado.

Tenha Prioridades

A organização da sua casa nova deve ser feita através de uma lista de prioridades, isso por que você deve lembrar que alguns ambientes como banheiro e cozinha precisam ser arrumados antes. Além disso, ninguém pode ficar sem roupa para usar, não é mesmo? Então o armário também deve ser priorizado.

Siga para organizar outro ambiente quando tiver terminado completamente o ambiente anterior.

Diga Adeus Ao Desnecessário

O momento de desempacotar a mudança é bem interessante para fazer uma avaliação do que é realmente útil no seu dia a dia. Quem costuma ter dó dos objetos pode encontrar alguma dificuldade em se desfazer das coisas, mas é importante se livrar do que só ocupa espaço.

Tempo e Paciência

A mudança é um processo que exige tempo e paciência, você precisará empacotar, desempacotar, limpar e organizar cada coisa no seu novo lugar. Quem não tem tempo ou mesmo não tem paciência pode enfrentar uma grande dificuldade. Nesses casos você pode tentar relaxar antes de se mudar ou contratar uma empresa que seja especializada em organizar a pós-mudança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *