Decoração no Estilo Navajo

Existem algumas tendências de moda que ultrapassam o tempo e deixam de ser apenas aquela modinha de uma estação e firma-se como algo de estilo e requinte. Vemos isso em tudo que envolve moda, poder um corte de cabelo, uma cor de sombra para maquiar os olhos, um esmalte que vira tendência no verão, etc. Muitas dessas tendências aparecem, viram febre e logo passa, outras vão embora e voltam na próxima estação e tem ainda aquelas que chegam com tudo e da mesma forma permanece, ficam como se passassem a fazer parte do nosso habitual. E é justamente sobre esse tipo de tendência que vamos conversar aqui.

Não são apenas tendências de moda quanto a roupas, maquiagens e cabelos que vem e ficam as decorações também tem dessas e talvez marquem muito mais que qualquer coisa, já que novas ideias de mobília e formatos de moveis aparecem todos os dias. No nosso caso aqui, vamos tratar de um estilo de decoração em especial, chamado Navajo. Esse estilo saio dos Estados Unidos e ganhou o mundo já tem um tempo e cada vez mais se firma em todos os países e aqui no Brasil ganhou muita visibilidade devido a diversidade de cores utilizadas nos materiais decorativos.

Mas, vamos entender melhor sobre essa tendência.

O que é Navajo

Navajo é uma tribo indígena da família dos Athapaskan, que é encontrada na America do Norte, em sua maioria nos Estados Unidos. Essa tribo ocupa em sua maioria, os territórios norte americanos do Arizona, Novo México e Utah e de acordo com o senso local, até 1990 eram cerca de 220 mil índios vivendo nessa tribo.

Essa tribo indígena é muito importante na história norte americana devido os importantes conflitos em que se envolveram no decorrer da sua ocupação. Podemos destacar a batalha entre esses índios e o exercito dos Estados Unidos em 1863, quando este decretou que todos os navajos deveriam ser capturados e retirados da atual área de ocupação. Na época, mais de 8 mil índios dessa tribo foram mortos mas, ainda assim, venceram o conflito contra o exercito ganhando ainda mais estabilidade.

Moda Étnica e Estilo Navajo

O estilo desses índios chamou muito a atenção de produtores de moda, estilistas, arquitetos entre outros profissionais que mexem com tendências, pois as cores e os formatos dos seus desenhos era algo bem exótico que compunha um tom bem especial para se trabalhar estilos. O estilo navajo, apesar de levar o nome da tribo indígena dos Estados Unidos, também é incrementado com tons e características astecas e também de tribos africanas, o que ajuda a transformar ainda mais o estilo em algo peculiar.

Para falar melhor sobre as tendências de decoração desse estilo, resolvemos tratar das peças individualmente para que vocês possam ter uma noção maior sobre o que combinar e como combinar para cada ambiente.

Almofadas e Puffs

Esses dois itens de decoração são muito comuns em uma casa e muito adorados também. Utilizar puffs e almofadas com estampas no estilo navajo é mais tranquilo pois você combina essas duas peças de decoração com qualquer estilo. Como as estampas são as mais coloridas possíveis, facilmente você encontrará aquela com uma cor em destaque que combine com a cor do seu sofá, da sua parede ou de qualquer outra referência que você queira utilizar como gancho para sua decoração.

As estampas em cores quentes, utilizadas para almofadas, trazem muito mais vida para seu ambiente, então dê preferência aos tons de amarelo, vermelho e laranja quando for escolher as suas almofadas. Quanto ao preço dessas peças, vai variar muito, pois a fabricação da sua almofada conta muito no custo da mesma. Em média, uma almofada bem fabricada em tecido de seda com estampa navajo custa hoje no mercado 250 reais, mas você com 90 reais ainda consegue comprar uma linda almofada no mesmo estilo, porém não tão trabalhada e em tecido diferente.

Já para os puffs, escolha as cores mais escuras. Isso evita que você acabe com um móvel sujo em pouco tempo, principalmente que a maioria dos tecidos utilizados nesses itens, aderem muita poeira e manchas. Para o puff, você gasta entre 200 e 600 reais dependendo do tecido, tamanho e modelo.

Tapetes

Essas são as peças que mais se destacam quando o assunto é estilo navajo para se decorar. Os tapetes no estilo navajo têm infinitas funcionalidades e podem ser utilizados desde tapetes de verdade até toalhas de mesa ou fixados em paredes para dar aquele toque bem especial. Antes de começar a sua decoração com esse estilo de tapete, analise bem o tipo de decoração que você tem e as condições do seu ambiente, pois como o tecido desses itens acumulam muita poeira, se você possui muitos animais, por exemplo, na verdade corre um grande risco de ter dor de cabeça futuramente.

Se você tem esse tapete em casa, certifique-se de limpá-los pelo menos uma vez por semana para evitar que a poeira estrague o tecido da sua peça. A lavagem a seco é a melhor opção para você, porém se não for acessível, utilizar uma toalha umedecida resolve muito bem o problema, mesmo dando um pouco mais de trabalho, já que você precisará de tempo para limpar todo o seu tapete cuidadosamente.

Uma ótima dica é você utilizar uma película embaixo do seu tapete navajo para que os resíduos acumulados no solo onde está a sua peça, não penetrem fortemente no tecido. Você pode utilizar flanelas mais finas ou até mesmo um outro tapete velho. Se não encontrar do mesmo tamanho, pode fazer a mesclagem das duas peças e quem sabe resultar em uma decoração com muito mais estilo.

Por serem geralmente produtos importados, você poderá pagar até 500 reais por um tapete pequeno ou médio e os maiores, poderão custar muito mais. Existem aqui no Brasil lojas especializadas em produtos desse tipo, porém ainda não é tão fácil e comum e todas as cidades do país. A maioria desses tapetes são importados de Portugal e da África então casas de decoração ou de produtos dessas duas culturas certamente oferecerão tapetes do estilo navajo para venda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *