Quando as crianças devem voltar a sala de aula, seja para iniciar o ano letivo ou depois das férias, é recomendado organizar o material escolar delas. Para começar o ano, o primeiro passo é conferir se tudo aquilo que foi pedido através da lista escolar foi comprado e depois das férias, no meio do ano, se é preciso repor alguma coisa. Importância indiscutível da necessidade de organizar o material escolar a parte, os pais devem pensar em como isso deverá ser feito.
.
Um erro muito comum, quando falamos de filhos que já tem uma idade que entendem a responsabilidade de ter tudo o que foi pedido na escola, é que os pais peguem para si a obrigação de preparar tudo. Na verdade, o que se espera dos pais, digamos, o que é correto, é que a organização do material escolar das crianças seja feita por elas mesmas com a supervisão e ajuda dos pais. É muito importante envolver os filhos nesse processo para despertar neles responsabilidade e aprender dar valor as coisas, sem falar que é um modo de ensiná-los a serem organizados.
Como Envolver os Filhos na Organização do Material Escolar
O início do ano chegou, a matrícula está feita, e com ela, normalmente, os pais saem da escola com a lista de material. Se o filho tem uma idade que já conhece o dinheiro e precisa também a dar valor a ele, faça questão de levá-lo para compra do material escolar. Faça pesquisas de preço, deixe claro quanto custa um livro, que muitas vezes as crianças não tem o menor cuidado. E nunca, aceite que o seu filho compre tudo do mais caro, negocie. Se gostou muito de um estojo de lápis que custa mais caro porque tem a personagem de sucesso da vez, compre a canetinha mais simples e mais barata. Esse é o primeiro passo para ensinar aos filhos a importância de manter o material organizado e principalmente conservado. Sem falar, que é uma dos momentos em que se pode ensinar a uma criança o valor do dinheiro.
.
Organizando o Material Escolar em Casa
Outra coisa que é muito importante nesse processo de educação e aprendizagem é ensinar aos filhos como conservar o material escolar em casa. Neste caso, é preciso ter um espaço para eles estudarem, um lugar tranquilo e principalmente, que seja possível guardar o material escolar. Mas, antes disso, ajude o seu filho a encapar livros e cadernos, procure definir com ele, o que será guardado onde. É importante que as crianças aprendam a conservar as próprias coisas, que cuidem delas e tenha a responsabilidade de mantê-las em bom estado.
Prepara o cantinho de estudo para o seu filho e o incentive a manter tudo no lugar bem guardado e limpo. Não permita, por exemplo, que o seu filho faça o dever de casa sentado de qualquer jeito no sofá ou sobre o tapete. Ele precisa ter responsabilidades e você precisa criar para ele um ambiente saudável para que seja possível realizar os estudos em casa.
O que a Criança Precisa levar Para Escola
Essa é uma questão muito delicada, porque não depende somente dos pais, mas principalmente, da escola e dos professores. Atualmente, a quantidade de material escolar que é pedido para os alunos é muito grande e fazer com que a criança leve tudo todos os dias não é uma boa ideia. Aliás, pode comprometer a saúde do seu filho, carregar uma mochila tão pesada.
Por isso, peça a professora que diga o que será usado com antecedência, para que somente o material escolar necessário vá para escola. Neste caso, é uma outra boa oportunidade para dar lições de responsabilidade para as crianças, que devem assumir a obrigação de preparar a mochila para o dia seguinte. Obviamente, os pais devem fazer um controle depois para ver se está tudo em ordem, de preferência, sem que os filhos percebam. Isso causaria um conforto neles de pensar que se não fizeram direito a mãe irá corrigir.
Ensine o Seu Filho a Identificar o que Precisa ser Comprado ou Substituído
Uma outra que faz parte da organização do material escolar e que também deve entrar na lista de responsabilidades das crianças é a reposição do material. O seu filho tem que saber a hora de pedir para comprar mais uma borracha ou um lápis novo. De preferência, o material básico, como cadernos, apontador, entre outros, devem ser comprados em maior quantidade. Isso evita de um lápis quebrar em plena noite e no dia seguinte a criança ir para escola sem lápis. É bom manter um pequeno estoque em casa.
Como Organizar o Cantinho de Estudo
Como foi dito anteriormente, é muito importante que as crianças tenham um lugar apropriado para estudar em casa, assim como um material suplementar para esse estudo. Esse espaço deve ser tranquilo, bem arejado e longe de ruídos, principalmente aqueles da televisão. Além disso, os pais devem estipular o horário que deverá ser dedicado aos estudos em casa, e que isso faça parte das obrigações e rotina da criança. Outro ponto muito importante é que esse tempo tenha um início e fim, para evitar que o filho faça uma lição de qualquer jeito para ir brincar com os amigos, coisa muito normal de criança.
Nesse cantinho de estudo não poderá faltar livros de história e nem livros biográficos, que sirvam de fonte de pesquisa para fazer trabalhos e aprimorar os estudos. O computador deverá ser usado de forma controlada e direcionada.
Reciclando o Material Escolar Antes de Organizar e Comprar novos para o Próximo Ano
Lá no início falamos da importância de ensinar determinados valores para o próprio filho e vimos como organizar o material escolar pode ajudar e muito nesse quesito. Entre outras coisas, falamos da importância de dar valor ao dinheiro. E voltamos nesse ponto, para lembrar que é necessário ensinar aos filhos o reutilizo do material escolar. Não é porque o ano terminou que tudo deverá ser jogado fora para ser substituído por coisas novas. Convide o seu filho a organizar o velho material escolar, o que poderá ser usado no ano seguinte, o que pode passar a ser material para usar em casa ou até mesmo o que poderá ser doado, como livros.