O lixo nosso de cada dia pode ser dinheiro para algumas pessoas, uma fonte de renda para outras ou ainda ajudar o planeta a ser mais limpo. Você sabia que uma garrafa de plástico pode passar mais de 100 para começar a se decompor? Agora imagine quanta sujeira você já não jogou por ai. Por isso existe a coleta seletiva.
.
A coleta seletiva é uma forma de separar o lixo que pode ser usado novamente do lixo que é lixo mesmo, que não serve para nada que não seja ocupar espaço. E muito do que você joga fora pode se tornar algo novo. Garrafas plásticas podem ser usadas em artesanato ou em matéria prima para diversos outros objetos novos a serem vendidos. Assim, você está ajudando ao planeta ficar mais limpo e evitando acúmulo do que não presta em locais que podem ser lindas áreas verdes, mas podem se tornar aterros por falta de espaço.
O Que é Reciclável e o Que Não é Reciclável?
O que é reciclável é tudo aquilo que pode ser reaproveitado. Hoje em dia a industria dos reciclados trabalha com artigos simples que podem facilmente ser transformados em matéria prima por fábricas. Os exemplos mais comuns são plástico, metal como alumínio e ferro, papel que não seja usado para dejetos.
Os itens não recicláveis são os que não possuem utilidade para a industria. Os restos de alimento, por exemplo, não possuem utilidade para a industria de reciclagem. Outro exemplo bacana são os cristais, que não podem se tornar matéria prima ainda, papel carbono e de fotografias, dentre outros.
Como Separar Seu Lixo Para a Reciclagem em Casa
Os Plásticos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não dá trabalho separar lixo para a reciclagem. O grande ponto é apenas pensar em reciclagem a medida que for usado. Com os objetos plásticos, não adianta descartar garrafas ainda com refrigerante. Seque as garrafas, deixe-as de cabeça para baixo para eliminar todo o líquido e depois coloque com as tampas em sacos separados. Você pode as empilhar para um coletor vir buscar em sua casa.
Embalagens plásticas devem ser limpas antes de serem doadas também, ou não há serventia para a reciclagem. Servem potes de alimentos, embalagens de margarina e potinhos descartados porque estão rasgados ou furados. O plástico será derretido para se tornar matéria prima de outro produto, por isso os potes que não servem mais para você pode servir para outras pessoas.
Vidro
Todo e qualquer tipo de vidro serve para a reciclagem. Mas para facilitar o trabalho, retire as etiquetas e lave os produtos. O vidro mais bacana para reciclar é o provindo de copos e garrafas ou potinhos de alimento, como extrato de tomate e ervilha. Retire os selos e embale com cuidado.
Vidros quebrados ou rachados também podem ser doados. Eles vão ser triturados para se tornar matéria prima para se fabricar novo vidro, por isso não há problema com rachaduras.
Papel
Quase todos os tipos de papéis podem ser doados. Os mais bacanas são folhas de papéis de livros, cadernos e jornais. Os papéis não podem estar bem molhados e nem com restos orgânicos, por isso o papel higiênico não serve. Mas podem estar rasgados, amassados ou riscados sem qualquer problema. O seu caderno antigo pode virar cadernos novos e evitar que diversas árvores sejam mortas. Para isso basta reciclar o produto em sacolas, separando a cada uso. Pense em separar em caixas ou lixeiros próprios para evitar ter que separar o papel dos demais depois.
Alumínio
O alumínio de latinhas de cerveja, refrigerante, energéticos e alguns condimentos deve ser usado para fazer novas latinhas e evitar que a matéria prima se perca sem ser usada. Para isso basta colocar nos locais adequados, com as garrafas devidamente secas. Pode-se também separar algumas latinhas para doação em espaços que trabalham com esta arte para artesanato.
Alimentos
Restos de alimento são considerados restos orgânicos, mas até alguns desses restos podem ser reaproveitados. Uma dica é separar as cascas de frutas e verduras para usar como adubo de hortas em casa. Cascas de frutas são excelentes para fornecer nutrientes para plantas e podem deixar de ir ao lixo.
Os alimentos que não possuem qualquer função de reaproveitamento devem ser guardados em locais separados, em sacos para ir para os aterros mesmo. Para isso você deve usar sacolas e até lixeiras que é mais prático na hora de descartar lixo de sua casa, de sua cozinha e restinhos de alimentos estragados.
Eletrônicos
Algumas pessoas não sabem, mas produtos eletrônicos possuem radioatividade que causa danos ao ambiente. Produtos como pilhas e celulares podem ser deixados em material específico para que sejam cortados e assim reaproveitados para fins diversos. E tais lixeiras estão presentes em diversas cidades do Brasil ou em lojas de produtos de vendas de eletrônicos.
Se Há Coleta, Separe nos Locais
Muitos bairros brasileiros já possuem lixeiras para coleta seletiva. Anteriormente eram conhecidas como ‘papa vidros’, com grandes lixeiras em espaços públicos para que os transeuntes depositarem suas embalagens de vidro, quebradas ou não. Hoje em dia é comum encontrar três lixeiras em alguns espaços públicos: uma verde, uma vermelha e uma amarela. A verde geralmente é reservada para o papel. Já a vermelha para plásticos e a amarela para metais.
Caso tais lixeiras não estejam presentes em sua cidade, você pode separar em sacolas plásticas em casa mesmo. Muitos catadores de lixo para reciclagem vão até os lixões locais em busca de lixo reciclável para vender. Outros ainda vão de porta em porta na busca. Separando por material, você está ajudando um profissional a ganhar seu dinheiro e ainda ajudando o meio ambiente.
Uma dica pode ser combinar uma data para recolhimento com um catador local. Este poderá passar na sua casa para recolher o lixo ainda a ser reciclado e já separado. Guardar por alguns dias pode parecer um exagero, mas vai te fazer muito bem se você pensar que estará evitando que um lixo a ser o sustento de alguém será descartado para um lixão qualquer e pode deixar de ser aproveitado.
.