As cortinas são tipos de panos ou tecidos que são colocados nas janelas para impedir a passagem de luz. No entanto a cortina é um objeto que com o passar do tempo ganhou efeito decorativo.
Quando as cortinas são utilizadas com o intuito de explorar o caráter decorativo, elas possuem diversas funções, como por exemplo:
- Trazem beleza ao ambiente;
- Fazem o filtro da luz natural, trazendo ao ambiente um ar aconchegante;
- Trazem privacidade ao ambiente;
- Gera conforto acústico e visual ao ambiente;
Atualmente, o mercado nos disponibiliza uma grande infinidade de modelos de cortinas, que variam conforme o tipo, o tamanho, o material utilizado na fabricação, as cores e outros detalhes.
A cortina se tornou um item indispensável na decoração dos ambientes, estando presente em praticamente todos os cômodos de uma casa: sala, cozinha, sala de estar, quarto e até mesmo nos escritórios em casa (home Office). Além de trazer um toque de elegância e sofisticação ao ambiente, por isso as cortinas são tão importantes.
Devido a essa grande quantidade de opções existentes (tipos, materiais, tamanhos, cores e etc.) no mercado, fica difícil para uma pessoa conseguir definir o tipo ideal de cortina para ser utilizada de forma correta em cada ambiente de sua casa, pois os vendedores nos oferecem uma grande quantidade de produtos que acabam embaralhando a nossa cabeça e tornando a nossa missão de escolhe uma cortina, ainda mais difícil.
A Importância Da Cortina Na Decoração Da Sala
A sala é um ambiente que deve apresentar um tipo de decoração agradável e aconchegante, pois é nesse local que na maioria das vezes recebemos e acolhemos as visitas em nossa casa.
A decoração deve procurar refletir o estilo e a personalidade das pessoas que moram na casa, e a sala não é diferente.
Como dito anteriormente, as cortinas possuem um grande efeito na decoração da sala, pois a sua função é muito maior do que apenas impedir a entrada da luminosidade na sala, e por isso elas devem ser escolhidas para que gerem requinte, beleza e harmonia na decoração da sala.
Dicas Para Escolher a Cortina Correta Para a Sala
Quando precisamos escolher uma cortina para um ambiente de nossa casa sentimos uma certa dificuldade em optar devido ao grande numero de modelos existentes, no entanto, para que tenhamos uma direção correta a seguir e tenhamos segurança na opção de cortina que estamos escolhendo para colocar em nossas casas, os especialistas nos indicam que devemos analisar o estilo e a decoração do ambiente que se pretende colocar a cortina.
A partir do instante em que fazemos essa análise, a pessoa se torna capaz de criar um ponto de analise para fazer a escolha do tipo de cortina, do tecido, do tamanho, das cores e outros detalhes, de forma adequada para ser colocada em sua sala.
Segue Abaixo Algumas Dicas a Serem Adotadas Antes De Realizar a Compra Das Cortinas Para a Sala De Sua Casa:
- Realize a medição das paredes de sua sala e principalmente do local onde será colocada a cortina. Faça a medição da altura e largura. Os especialistas indicam que é interessante deixar um espaço de 20 centímetros de cada lado;
- Caso seja possível (é mais fácil em ambientes que encontram-se em construção) instale cortineiros para esconder os trilhos da cortina. Esse item ótimo acabamento a sala de sua casa, ficando o trilho embutido no cortineiro;
- Verifique como fica a luminosidade das partes laterais das janelas que possuem ou irão possuir cortinas, caso a janela seja muito extensa é complicado controlar a luz que fica nas laterais. Nesta situação, muitos decoradores estão utilizando como solução a aplicação de barras de gesso nos locais;
- Verifique se a janela apresenta uma grande quantidade de incidência de luz, isto é, verificar se entra muito sol em sua sala. Caso isso ocorra, será necessário usar um tecido que tenha maior funcionalidade no bloqueio da luz (por exemplo, o uso do Black-out que é um tipo de forro grosso);
- Fazer uso de varões (sustentação fácil e prática para as cortinas) no acabamento, pois eles ficam fixados diretamente na parede e existem vários tipos (madeira, cromado, pintado e etc.) que irão combinar com o estilo de sua sala;
- Na colocação de cortinas na sala, podem ser adotados tecidos de composição mais leve e de cores transparentes (exemplos: microfibra, seda, renda, cambraia, voil) e modelos de cortinas como rolo, painel e romana. Esses modelos são opções para tornar a decoração de sua sala mais moderna e cheia de estilo;
- Caso a sala que você pretenda colocar cortinas seja de home theater, devem ser usadas cortinas com tecidos mais pesados e cores mais escuras, para que a luminosidade seja controlada e o uso do seu aparelho não seja prejudicado. Os tecidos a serem usados nas cortinas nesse caso podem ser: veludos, crepes, sarjas e outros tipos.
- Caso você tenha uma decoração moderna em sua sala, e tenha capacidade de fazer um investimento de maior porte, pode fazer uso de persianas motorizadas. As persianas são artigos de decoração que vedam a entrada da iluminação em um ambiente, podendo ser consideradas um tipo de cortina;
O Uso De Cores Nas Cortinas Da Sala
As cores a serem usadas é um dos itens mais difíceis para se definir na escolha das cortinas, pois exige da pessoa o bom gosto e a criatividade para definir esse item. Portanto, a escolha das cores das cortinas a serem usadas é uma questão muito pessoal, que precisa estar aliada as dicas que foram dadas acima e ao estilo e personalidade da pessoa que habita na casa.
No entanto existem algumas regras que ajudam com que nós não erremos em nossas escolhas. Um exemplo disso é a opção por utilizar cores neutras, que nunca saem de utilização, e não causam aquela sensação de enjoo com a decoração adotada.
Fazer uso de tecidos claros são garantia de ambiente melhor iluminado, alem de combinarem com vários estilos decorativos. Já o uso de tecidos escuros apresentam a tendência de tornar a sua sala mais aconchegante, contudo possuem maior facilidade para desbotar.
Por isso, não se existe uma regra especifica para definição das cores, bastando apenas que seja feita a análise da sala e sua decoração, para que o bom gosto seja aplicado e mantenha uma bela decoração do ambiente.
O Tamanho Das Cortinas Para a Sala
O tamanho ideal para uma cortina é variável, e se adéqua de acordo com o ambiente. Não existe uma regra especifica para essa situação, precisando apenas que o bom gosto seja mais uma vez usado, e definindo tamanho de cortinas que sejam práticas e adequadas com a decoração.
As cortinas a serem usadas na sala, devem ser preferencialmente longas. As cortinas ficando em uma posição alta, e com comprimento próximo ao piso passa a impressão de extensão ampliada, tornando o ambiente mais belo.
Contudo, é necessário cuidado para que as cortinas não fiquem arrastando no chão, e acabe ficando suja, passando impressão de desleixo.