Fotos são sempre boas lembranças de momentos bacanas, seja com a família, amigos, parentes e viagens. Mas na era digital, cada clique é mais barato que com o filme de revelação química, e as imagens são tantas que organizar dá trabalho. Mas com boas dicas, você pode ter um belo arquivo e fazer apenas uma busca rápida para consultar suas memórias em imagens.
Em Álbuns Impressos
O bom e velho álbum de papel sempre é bacana para mostrar a amigos. É algo físico, para tocar e levar consigo em qualquer lugar, tento bateria ou não em seu computador. Mas para tornar a organização melhor, faça algumas mudanças no método tradicional.
Não imprima tudo, ou imprima por temas. Organize suas fotos em pastas em seu computador antes de levar para imprimir em uma loja de materiais fotográficos e organize tudo por tema. Isso garante uma melhor organização do material.
Compre um álbum para cada evento e escreva do lado de fora, nas laterais e na capa, a que este álbum se refere. Exemplo: fotos do aniversário de Júlia 2013. Nada pior que abrir diversos álbuns ou precisar lembrar apenas pela cor da capa as fotos que você deseja mostrar.
Mudar a cor da capa também é importante. Isso ajuda na memorização na hora da busca, em especial se você não etiquetar cada item.
Em Photobooks
Photobooks são pequenos livros feitos digitalmente, com impressão de fotos com folha e em espiral ou com papel preso de outra forma. A grande vantagem de tais livros é que você pode brincar bastante com a decoração, fica mais fácil de organizar em estantes e paredes e ainda são ótimos para colocar fotos. Você pode unir mais de cinco fotos em uma única página e economizar com a impressão. Pode também organizar as imagens por temas, o que é ótimo também!
EM CDs e DVDS
Para quem se adequou perfeitamente à era digital, imprimir as fotos é algo desnecessário. Elas acumulam espaço, molham, sujam e grudam se não tiver em um local em perfeitas condições. O melhor, portanto, é colocar em CDs e DVDs.
Mas escoar todas as imagens para mídias digitais não é bacana. Em uma consulta posterior, você vai sofrer bastante para encontrar apenas uma foto. O melhor, portanto, é enumerar cada mídia por temas. Também ocupar todo o espaço com diversos temas irá causar confusão. Para tornar sua busca mais lógica, uma dica é usar um CD ou DVD para cada evento. Você gasta mais mídia, mas mantém seu arquivo organizado.
Use um CD para cada festa, evento ou cliques caseiros. Assim que finalizar uma certa quantidade de imagens, faça uma pasta e passe logo para a mídia para garantir salvar tudo de forma adequada. Coloque em capas ou pastas próprias para CDs de forma a ficar clara a inscrição de cada tema, facilitando a sua busca. Porta CDs iguais a modelos a serem colocados em carros são uma boa opção.
Em Um HD Externo
Se o volume de foto é alto, investir em um HD externo dá menos trabalho que comprar mídias digitais como CDs. O custo varia entre R$ 150 e R$ 500 de um HD externo, a ser colocado em seu computador com um cabo USB e funcionar como um pen drive ou cartão de memória. São confiáveis, desde que sejam guardados em um local seguro e sem manuseio sem cuidado.
O bacana do HD externo é que dá para unir bastante foto em um único local. Isso gera uma grande economia de espaço no escritório ou estantes, de dinheiro de impressão e dá para consultar sempre que necessário. A menos que o HD externo se torne ultrapassado, você pode guardar mais de cinco mil imagens em um único material sem qualquer problema. Dá para guardar filmagens de festas e outros eventos bacanas feitos com sua câmera digital conjuntamente com as fotos.
Em Um HD Virtual
Na era digital, você nem precisa ter um HD em casa para guardar imagens de forma segura. Uma dica é usar um HD virtual, um espaço na Internet para guardar arquivos e tudo o que você desejar. Com conta individual e senha, você está relativamente seguro que suas imagens não ganhem o mundo. E é bacana para consultar. De qualquer lugar, você pode visualizar imagens tento apenas Internet e um meio de comunicação conectado, como smarthphone, tablet e notebook. Dá para consultar até mesmo do celular e baixar a imagem depois para impressão sempre que desejar.
São boas dicas de HDs virtuais: Google Pics (o Google Drive para fotos), Skydrive e o Media Fire. Sem compartilhar com amigos, você tem fotos privadas. Compartilhando, amigos selecionados podem ver suas imagens e evita precisar imprimir para mostrar as fotos.
No Seu Email
No pior dos casos, dá para organizar no seu email um backup de fotos pessoais. Para isso, você deve usar um sistema que facilite sua busca se seu fluxo de mensagens é grande, como o nome da festa a qual está enviando as fotos no assunto do email. Caixas de email como Gmail permitem uma busca rápida e são seguras para guardar fotos.
Em Arquivos Pasta
Se a ordem não importa muito, arquivos em formato de pasta ou mesmo arquivos sanfonados são ótimos para guardar fotos. Você tem mais espaço e gasta menos com álbuns, e junta tudo em um único local de forma prática e rápida. O custo é mais baixo, por isso a organização sai mais bacana. Pode-se comprar mais de um arquivo e separar por tema, como ‘trabalho’, ‘festas de família’, ou ainda ‘lazer.’
Você Sabia?
O termo revelação tem relação com a era analógica da fotografia. Revelar é transformar o filme de positivo para negativo. Imprimir seria trazer a imagem do filme para o papel. E colocar a imagem de sua câmera digital em papel também é imprimir. Logo, quando você diz que vai revelar a imagem, na verdade você está imprimindo a imagem.