Como Organizar Festa de Aniversário em Casa

Comemorar o aniversário é uma tradição que existe em todo o mundo. O dia que nascemos deve ser festejado para sempre, pois é uma data muito importante para as nossas vidas e para a vida daqueles que nos ama.

Cada país apresenta uma cultura diferente para tudo e as comemorações de aniversário não poderiam ficar de fora. Aqui no Brasil, fazemos festas com bolos, doces, decoração e chamamos aqueles que nos são mais queridos para festejar a data mais importante do ano, para nós.

Acontece que muitas vezes, quando chegamos à uma festa de aniversário linda, não nos damos conta de quão trabalhoso pode ter sido organizar. Da mesma forma, quando planejamos fazer uma festa que vai além do habitual “bolinho com refrigerante”, muitas vezes nos perdemos em meio à organização por não saber planejar corretamente a festa.

Então, que tal aprender tudo isso agora? Como planejar exatamente uma festa, independente de ser uma festa para crianças ou adultos, fixando-se em detalhes importantes e que fazem toda diferença e, o melhor de tudo, sem gastar muito dinheiro com isso. 

Como Será a Sua Festa?

Antes de qualquer outro planejamento, esta deve ser a primeira decisão a ser tomada. Como será exatamente a sua festa? Você fará uma festa para amigos mais íntimos, o que não vai pedir tanto capricho na decoração e sim algo mais intimista, ou vai fazer aquela super festa de arromba para todos os amigos, familiares e conhecidos, com temática diferenciada? Saber esse primeiro ponto é muito importante para seguir com o planejamento.

Selecionando os Convidados

Escolheu a temática, agora vem a parte mais prazerosa e ao mesmo tempo, mais cuidadosa da sua festa. Saber exatamente quem você vai convidar para o seu aniversário. No caso de ser uma comemoração mais intimista, onde você quer apenas seus amigos e familiares mais íntimos, comece por ordem de grandeza e importância mesmo. Esqueça aquela conversa de convidar por conveniência, a não ser que realmente seja indispensável, como é o caso de um chefe.

Tenha uma base de quantos convidados você quer e preencha essa lista começando pelos mais queridos, aqueles que não podem faltar de maneira alguma. Caso falte espaço na lista, analise-a novamente ou abra algumas poucas exceções.

Se a sua festa for mais aberta, mais livre, a escolha também será nessa equivalência. Você não precisa sair convidando todo mundo, mas é conveniente ainda fazer uma lista para ter o controle de quantos convidados estará presentes na sua festa. 

Comes e Bebes – Orçamento

Esse deve ser o primeiro orçamento que você deve fazer. Não é gasto com roupa, filmagem, decoração, nada! Não existe festa boa com comes e bebes restritos ou em falta. Peque pelo exagero nesse caso. Você deve começar pela quantidade de comida que sua festa terá, em buffets, o cálculo normal feito para comes e bebes é de 8 salgados, 4 docinhos e 6 copos pequenos de refrigerante para cada criança e o dobro de salgados e docinhos, mantendo a quantidade de refrigerante, para cada adulto. Caso você ache pouco ou não queira controlar esse tipo de coisa, você calcula o suficiente acima dessa quantidade, pois saberá que não irá pecar por falta de comida na sua festa.

No caso de bebidas, o gasto é bem variado. Se for uma festa de criança, você pode controlar um pouco mais o acesso de bebidas, servindo no máximo, 5 latinhas de cerveja para cada convidado. Se a festa for de adulto, você poderá liberar mais o consumo de bebida. Nesse caso você pode dispor de outras opções como vinhos, uísques, vodka entre outras bebidas “quentes”. 

Comes e Bebes – Escolhendo os Pratos e Bebidas

Esse tópico é mais direcionado aquelas pessoas que vão comemorar o aniversário com um jantar entre amigos e familiares. Servir um prato que muitas pessoas não irão comer é desagradável e será um gasto em vão.

Se você conhecer bem os seus convidados, saberá o que cada um gosta mais e gosta menos e a partir daí, montar o seu cardápio. Se você já não tem ideia alguma sobre eles, quanto a isso, opte por pratos que geralmente todos se agradam como camarão, massas, estrogonofes entre outros. 

Decoração

A decoração de uma festa faz toda a diferença e dá um toque muito especial á comemoração. Mesmo você não fazendo uma temática, bolinhas de encher decoradas com fitas, por exemplo, dão um requinte muito delicado ao ambiente. Querendo ou não, festa de aniversário sem uma decoração, por mais simples que seja não é festa de aniversário. Então gaste pelo menos com bexigas ou coloridas ou de uma única cor para deixar o seu ambiente mais relaxante e feliz.

Existem empresas que prestam esse serviço e se você não tiver aptidão alguma para decorar um ambiente, elas fazem tudo pra você. Mesmo a decoração mais simples pode ser cuidadosamente feita por esse tipo de profissional. O custo vai variar muito de empresa para empresa e de decoração para decoração, mas a média do valor mínimo cobrado para isso é 50 reais apenas para a decoração, o material decorativo fica por sua conta.

Se sua festa for de dia e em local aberto evite usar muitas bexigas, pois elas estouram com o calor do sol. Evite também qualquer tipo de decoração que possa se destruir com a ação do vento, nesse caso, um vaso bonito com flores no meio da mesa fará toda a diferença e dará um toque mais que especial ao ambiente. Você pode também investir em toalhas coloridas ou estampadas para dar mais alegria à sua festa.

Caso a festa de aniversário seja de uma criança, as decorações temáticas são as mais indicadas. Você não precisa gastar muito para desenvolver um tema para a festa do seu pequeno, basta usar a imaginação, a internet e produtos reciclados. Eles fazem toda a diferença nessas horas.  Você pode também comprar a decoração em lojas de festas e decorar por conta própria, sem precisar gastar com um profissional.

Aos adultos que também gostam de festas temáticas, usar a sua criatividade para fazer a sua festa, fará toda a diferença. Lembre-se sempre de escolher temas onde todos os seus convidados sintam-se confortáveis e possam de fato participar da comemoração. Se for exigir trajes de acordo com a festa, lembre-se também de atentar sobre a não obrigatoriedade de fantasias, já que nem todos gostam disso. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *