Como Manter a Casa Limpa Com Animais De Estimação

Muitas pessoas não abrem mão de ter um animal de estimação em casa. É sempre uma alegria compartilhar com esses amigos a rotina diária, receber o carinho quando volta para casa. Porém, não é tarefa fácil manter a casa limpa com a presença de um animal de estimação, que aliás, passa a ser um membro da família. O desafio é conseguir criar também para eles um ambiente aconchegante e saudável. Porque deixar tudo limpo e organizado não é bom só para quem vive naquela casa, é também importante para o próprio animal, que precisa ter o seu espaço em perfeita harmonia com o resto dos ambientes.

Como Manter a Casa Limpa Com Animais De Estimação

Como Manter a Casa Limpa Com Animais De Estimação

A limpeza da casa não se refere somente a ter um ambiente bonito, mas principalmente, que ele seja saudável. Além disso, não só o animal de estimação e a família merecem estar em um lugar limpo e organizado, os convidados que vão nessa casa devem compartilhar dessa sensação. Não tem nada mais desagradável que uma pessoa que vai na casa de quem tem um animal e descobre a presença dele pelo cheiro.

Como Manter a Casa Limpa Com Animais De Estimação

Como Manter a Casa Limpa Com Animais De Estimação

Falando em cheiro, esse é o primeiro que deve ser eliminado, ou melhor, você não poderá senti-lo nunca. Se a casa está com cheiro de cachorro, tem alguma coisa errada. Claro, que o primeiro passo é cuidando a higiene do seu animalzinho de estimação e o segundo mantendo a casa limpa.

A limpeza em uma casa com animais de estimação deve ser feita todos os dias e mais de uma vez durante o dia, em alguns casos. Que tem gato ou cachorro em casa é melhor ter também um aspirador de pó, para retirar pelos que podem ficar espalhados pela casa. È para limpar tudo, não só chão e tapetes, mas também sofá e almofadas. Quem não tem aspirador, é melhor varrer usando um pano úmido na vassoura, para não espalhar ainda mais os pelos.

Depois de varrer a casa ou passar aspirador, passe um pano úmido em todos os ambientes com piso que possa ser molhado. Banheiro, cozinha, área de serviço, devem ainda receber um pano úmido com desinfetante com cheiro agradável.

Quando for escolher um desinfetante ou qualquer outro produto de limpeza para uma casa com um animal de estimação, os mais indicados para esse caso são aqueles com aromas de ervas ou cítricos. Eles conseguem neutralizar o cheiro e dão uma sensação de limpeza. Só não exagere no aroma, principalmente daquele que será usado no ambiente mais frequentado pelo seu bichinho, porque os animais têm um olfato apurado e podem acabar se sentindo mal com o cheiro. Lavanda por exemplo é uma boa opção para usar no cantinho do seu animal de estimação.

Principalmente os gatos, gostam de usar móveis e cortinas para brincar, se penduram daqui, pulam ali e não só fazem a maior bagunça, como estragam os objetos da casa. O único modo de evitar essa bagunça na casa é criando um espaço próprio para brincadeira do seu animalzinho. Crie em um canto da sala ou de qualquer outro cômodo um espaço com coisas que ele possa brincar e procure sempre concentrá-lo ali.

Para manter a casa limpa com animais de estimação é melhor abrir mão de certas coisas, um porque só aumentaria o trabalho na hora da limpeza e dois porque podem representar um risco para eles. O carpete por exemplo não representa um risco para um animal, porém, uma vez sujo é difícil de limpar e tirar o cheiro ruim então, a tarefa quase impossível. Sem falar, que é um ótimo lugar para as pulgas se abrigarem. Por outro lado, os tapetes podem ser lavados, em casa com animais de 15 em 15 dias no máximo, mas dependendo do piso da casa, podem ser um perigo, um cão pode escorregar e acabar batendo em um móvel e se machucar.

Quem não abre mão de ter em casa um piso de madeira natural não deve finalizá-lo com verniz. O resultado será um piso arranhado em pouco tempo. Os melhores são aqueles laminados com vinco sincronizado, resistem muito mais a arranhões.

Falando de piso, não se pode esperar nem um minuto para limpar o piso se um animal faz suas necessidade onde não poderia ter feito. Retire com um papel, passe um pano úmido, em seguida, passe um pano umedecido em um desses produtos especiais para limpar sujeira deixada por animais de estimação.

Para manter a casa limpa com animais de estimação, além dos cuidados da higiene do bichinho e de limpar a casa entre períodos mais curtos, é preciso ter muita atenção em relação a educação deles. O animal de estimação precisa saber quais são os limites dele. Se o cachorro tem a própria poltrona na sala não deve ganhar a liberdade de subir no sofá. Quanto menos limite ele tiver, mais difícil será de manter a casa limpa.

http://www.youtube.com/watch?v=kINF132itQg

Para evitar surpresas desagradáveis como encontrar um pelo dentro do prato é melhor manter os animais de estimação longe da cozinha. Isso também significa um modo de protegê-lo de eventuais acidentes. Uma outra coisa que ajuda muito a manter a casa limpa diante da presença de animais de estimação nela, é sair sempre com o seu bichinho, nesse caso, o cachorro. Se ele fica muito agitado em casa, mais bagunça fará.

Sobre os produtos de limpeza, escolher aqueles que são feitos especialmente para quem tem em casa um bicho de estimação é a melhor opção. Os aromas desses produtos são pensados para neutralizar o cheiro deixado pelos animais e por isso, são mais eficientes.

Além da limpeza e de tudo o que foi falado anteriormente, pequenas atenções podem diminuir o trabalho da limpeza, como manter as portas dos ambientes onde o bicho de estimação não deve ir  sempre fechadas. Além disso, mantas podem ser usadas para cobrir sofás e devem ser trocadas uma vez por semana. Uma outra coisa que não pode faltar em casa é um bom purificador de ar.

A primeira limpeza da casa deve ser feita logo pela manhã, varrer e passar pano e a segunda, antes do fim da tarde, quando se percebe algum cheiro inapropriado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *