Dicas de Como Montar a Mesa para o Natal

A mesa de Natal é um dos itens mais importantes nesta data tão especial. Organizá-la com carinho e criatividade exige algum tempo e dedicação. E é exatamente para inspirar sua decoração, que reunimos neste artigo algumas ideias interessantes e um guia com produtos para ajudá-lo nesta tarefa.

Para organizar uma festa, bela e econômica, você deverá se preocupar em especial com estes itens: toalha, pratos, copos, talheres, guardanapos, travessas de servir e elementos decorativos. Abaixo você poderá visualizar um passo-a-passo que facilitará a escolha das cores, texturas e composições decorativas para sua mesa de Natal.

Mesa de Natal

Mesa de Natal

 

1º Passo: Escolher a Toalha

Normalmente são utilizadas toalhas vermelhas, brancas ou verdes. Há também a possibilidade de escolher um tom bege ou com detalhes dourados. Uma base neutra ajuda a compor, mais facilmente, os demais elementos decorativos. No entanto, é possível também escolher um tema floral (leve) ou ainda natalino (que agradará ,em especial, às crianças).

Detalhes importantes: verifique qual a medida da sua mesa. Há no mercado vários materiais disponíveis: o algodão é macio e confortável, mas amassa e é um pouco mais difícil de lavar (retirar manchas), as toalhas de poliéster trazem agilidade e praticidade à mesa, facilitando a limpeza (mas sua textura não agrada às pessoas mais tradicionais) e  materiais que misturam algodão e poliéster também possuem facilidade de limpeza.

Muitas vezes encontramos decorações que combinam toalhas de cores e formatos diferenciados. Neste caso uma delas terá textura e cor suave e única, enquanto a outra, que fica por cima, trará o toque de cor e o diferencial para a mesa.

2º Passo: Escolher a Louça – Aparelho de Jantar

Louças brancas ou com pequenos detalhes, como bordas decoradas, são tradicionais. Relevos conferem glamour e requinte, já formatos diferenciados trazem a sensação de modernidade.

3º Passo: Escolher os Talheres

Há vários detalhes que fazem a diferença: formato, peso, desenho… o importante é escolher o modelo que mais combina com o perfil dos moradores. Um detalhe importante: quando o talher for utilizado diariamente, com grande freqüência, opte por modelos de fácil limpeza.

4º Passo: Escolher os Copos

Estes são elementos marcantes em uma mesa. Há muitos modelos para diferentes funções: água, vinho, champanhe, etc.

5º Passo: Escolher os Acessórios para Servir

Novamente temos uma grande variedade de acessórios para escolher. Selecionamos alguns que se adaptam bem a maioria dos itens já citados (ficarão bem com uma toalha vermelha, verde, dourada, basta combinar!).

6º Passo: Escolher Detalhes Decorativos

Estes acessórios facilitam a organização da mesa e trazem a sensação de cuidado e prazer ao servir. Observação: o vaso vermelho ficará ótimo com flores verdes e brancas.

Além dos objetos decorativos funcionais, podemos decorar a mesa com velas, castiçais e bolas natalinas em vasos de vidro.

Você pode organizar a sua ceia de Natal e Ano Novo de diversas maneiras. Antes de escolher um tipo de serviço, verifique o local disponível e o número de convidados.

Por se tratar de um momento especial é necessário ficar atenta com a forma que irá apresentar a ceia.

Decoração Elegante

Decoração Elegante

Opções de Serviços

À americana: quando você tem um grande número de convidados e fica impossível acomodá-los todos na mesa, o mais indicado é o serviço à americana, onde pratos principais e acompanhamentos ficam dispostos na mesa em travessas.

O ideal é escolher receitas fáceis de comer, algumas que dispensem o uso da faca. Pratos devem ficar empilhados na ponta da mesa, no máximo dez. Ao lado ficam os talheres e guardanapos. Dica: providencie cadeiras e poltronas mais confortáveis para acomodar senhoras e pessoas idosas.

À brasileira: misto de à americana e à francesa, este tipo de serviço é ideal quando todos os convidados se sentam à mesa. Travessas de porcelana, inox ou refratários ficam no centro da mesa ou em um aparador próximo. Também priorize guardanapos de tecido.

Decoração: na hora de arrumar a mesa capriche no arranjo que deve ficar no centro. Para destacar pratos e objetos, use uma bela toalha. Também não se esqueça das velas e castiçais especiais. A luminosidade criará um ambiente aconchegante e fará a prata dos talheres brilhar.

Talheres: dispostos em ordem de uso, de fora para dentro, conforme o cardápio escolhido. Os de sobremesa deverão ser dispostos acima do prato, na seguinte ordem; garfo com dentes apontando para a direita, colher e faca apontadas para a esquerda.

Copos: alinhe-os na direção dos talheres. Comece pela taça de vinho tinto (tamanho médio). Acima, a taça para água, (maior de todas). E abaixo, a de vinho branco (média). Também é importante uma especial para o champanhe.

Escolhendo as Cores

Primeiramente, escolha as cores com as quais você trabalhará em sua decoração! O vermelho e o verde são as tradicionais e nunca saem de moda para esta data. Tons terrosos como o marrom, laranja, dourado e cobre rendem boas combinações, bem como o azul e o prata! Para quem não teme ousar, roxos também podem gerar uma boa coordenação com prata e branco.

Decore com

Velas, castiçais e flores garantem o glamour da sua ceia! Evite arranjos muito altos que cubram a visão dos convidados.

As velas certamente são os elementos que mais combinam com a ocasião; escolha-as de acordo com a tonalidade da decoração.

Caso prefira flores, monte arranjos de centro pequenos e inodoros que não interfiram no aroma da comida. As fitas douradas sempre finalizam muito bem os arranjos natalinos e podem ser arrematados ainda com bolas, presentinhos, estrelas e demais enfeites emprestados da sua árvore!

Frutas, pinhas e guardanapos também se mostram ótimas opções para complementar a sua decoração! Disponha frutos e pinhas estrategicamente entre os espaços vagos da mesa criando um arranjo, enquanto os guardanapos podem vir sobre os pratos, ao lado deles ou em porta-guardanapos. Você poderá optar por modelos estampados descartáveis ou investir em opções em tecido que poderão ser reaproveitados em outros anos.

Dica

Evite misturar diferentes estilos de enfeites, assim como as cores; procure trabalhar sob um tema, seguindo-o em todos os elementos a serem apresentados na mesa. Lembre-se que além de toda a decoração os pratos principais também estarão dispostos neste mesmo espaço, portanto nada de forrar o móvel com acessórios e se esquecer do principal; a comida.

Libere a sua criatividade e inove na sua decoração de natal, a qual demonstra não só capricho, mas que estará recebendo seus convidados com muito carinho para a Ceia!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *