Como Limpar Piscina de Plástico

Quando os dias quentes vão dão sinal de que estão chegando e logo em seguida, o verão chega com tudo, muita gente deseja ter uma boa piscina em casa para ficar de molho mesmo, como se fosse uma roupa para clarear. Quem não mora próximo de uma praia então, a única maneira de se refrescar no verão é tendo em casa uma piscina, que pode ser de fibra ou de plástico, sendo essa segunda, mais prática.

Porém, mesmo sendo consideradas mais práticas, as piscinas de plástico exigem cuidados, que devem ser adequados para não danificá-las. Quanto melhor for a manutenção da piscina, mais tempo ela vai durar, além de garantir a água de boa qualidade.

Limpeza da Piscina: Dois Tipos Diferentes

Podemos classificar as piscinas de plástico em dois tipos: a primeira delas é aquela que possui uma armação de ferro, a piscina fica acomodada sobre ele, e a segunda, são aquelas piscinas redondas infláveis

Dos dois modelos, a mais estável é a piscina com armação, porém, ela dá mais trabalho na hora da montagem. Os modelos sem armação, que são infláveis, são bem mais simples de montar, porém, menos estáveis. Esse tipo de piscina deve ser montada enchendo o anel de ar. Normalmente, um inflador vem junto com e depois é só encher de água.

Em ambos os casos, o material da piscina é o plástico e precisa ser limpo da mesma forma. 

Vejamos algumas dicas de instalação que são importantes, antes de mais nada!

  • O primeiro passo é verificar o lugar onde será colocada a piscina, não pode ter nada de ponta, que pode acabar furando o plástico, além de pequenas pedrinhas, que também danificam a piscina.
  • O ideal é que a piscina seja montada em um lugar nivelado e de preferência sem areia, que também estraga o material.
  • Para garantir que a sua piscina vai durar mais tempo é aconselhável colocar no chão, debaixo da piscina, uma lona ou tecido forte. E claro, siga as instruções de montagem do fabricante.

Limpeza: Conservar a Água

Não dá para ficar trocando a água da piscina toda hora, primeiro porque seria um desperdício de água e segundo porque leva tempo para encher e esvaziar. Aliás, esse processo deve ser feito quando você vai fazer a limpeza.

Então, anote a quantidade de cloro indicada para manter a água da sua piscina limpa por mais tempo, higienizada, para cada mil litros, são necessários 15ml de cloro líquido.

A água sanitária também pode ser uma solução, mas neste caso, a quantidade é outra, para cada mil litros de água, 60ml do produto. Porém, neste caso, a aplicação deve ser feita todos os dias, no final do dia, depois que todo mundo estiver feito o último banho na piscina. Uma vez que a água sanitária é colocada, ninguém pode entrar na água por exatas 10 horas.

Segundo os fabricantes de piscinas de plástico, a água para elas podem ser aquela de torneira, porém, é bom estar atento a alguns detalhes de higiene. Quando se trata de uma água que já chega na sua casa bem higienizada, basta apenas um filtro, que pode ser comprado separadamente. A água quando recebe cloro ou água sanitária pode ficar na piscina por até três meses. 

Mais Dicas Para Limpar a Piscina

  • Prevenir é uma das palavras certas para manter a sua piscina de plástico limpa e uma das maneiras para garantir é usando uma capa durante a noite para proteger a água.
  • Ter uma peneira em casa, apropriada para limpar a piscina também ajuda e muito, principalmente, para retirar pequenos insetos e folhas.
  • Quando o verão chegar ao fim, para conservar a sua piscina para o ano seguinte, faça uma limpeza completa, usando água e sabão. Nem pense em usar produtos solventes ou abrasivo no plástico, que danificará a sua piscina. É importante esperar que ela se seque por completo para poder guardá-la. O ideal seria ficar um pouco no sol e depois ela deverá ser conservada em um lugar seco e bem longe de qualquer objeto que possa furar.

Dicas Para Comprar Uma Piscina de Plástico

  • Compre uma piscina mais funda caso seja para uso de adultos.
  • Considere a idade das crianças para escolha da profundidade da piscina.
  • Alguns produtos são vendidos com acessórios para proteção, como lona e cobertura, também é mais vantajoso escolher aquelas que possuem o inflador.
  • Prefira o produto com garantia e veja se a marca tem a aprovação do Inmetro.

Uma última dica sobre produto para limpar a piscina de plástico, você pode usar o 3 em 1, que tem várias funções, além de cloro, ele combate as bactéria. Esse produto deve ser usado para cada mil litros 4 gramas e deve ser aplicado todos os dias ou no mínimo, de 3 a 4 vezes, depende de quantas vezes a piscina é usada.

Dependendo do tamanho da piscina é necessário usar bomba de sucção para retirar a sujeira que fica lá no fundo. 

Dicas Para Ajudar a Manter a Sua Piscina Limpa

Quando a piscina está limpa, vale se esforçar um pouco para mantê-la dessa forma, alguns hábitos e cuidados podem garantir esse resultado final e por mais tempo. Veja algumas dicas!

  • Deixe a sua piscina coberta por uma lona quando não estiver usando.
  • Use uma peneira para tirar a sujeira mais grossa, evite de montá-la próximo a árvores, por exemplo.
  • Use cloro ou água sanitária para afastar as bactérias.
  • Antes de entrar na piscina, faça todo mundo passar por um chuveirão.
  • Se não tiver um lugar para limpar os pés, improvise com um balde grande, mas não deixe que as pessoas entre sem fazer a limpeza.
  • A cada três meses retire toda a água e use água e sabão para limpar a piscina, depois tire toda a mistura e deixe secar no sol antes de enchê-la novamente.

Com esses cuidados você não só garante a água da sua piscina limpinha como ela ficará por mais tempo ótima para banho. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *