Como Limpar Os Sapatos

Não existe uma pessoa que consiga calçar um sapato nos pés estando totalmente sujo. Principalmente as mulheres possuem um zelo especial com os sapatos, e devido ao arsenal feminino ser muito grande acaba sendo um pouco difícil saber qual a melhor forma de limpar corretamente.

Em muitos casos e dependendo do tipo de material do sapato, um simples pano úmido pode resolver, mas o ideal é que a pessoa saiba todos os passos para conseguir não somente limpar, mas também manter os sapatos por muito mais tempo.

Como Limpar Os Sapatos

Como Limpar Os Sapatos

Como Começar a Limpar Os Sapatos Corretamente

O primeiro passo para limpar os sapatos corretamente é realizar uma boa limpeza com pano seco ou ainda uma escova com muito cuidado para não arranhá-lo. Logo depois de realizar a lavagem é necessário colocar todos os sapatos cuidadosamente para secar. Porém, é preciso tomar cuidado para não deixar por muito tempo ao sol e acabar prejudicando o calçado.

A grande maioria dos sapatos para serem bem limpos e também conservados de uma forma eficaz, deve ser armazenada em um local com boa ventilação e com pouca luz. Os modelos feitos de couro necessitam de um cuidado ainda maior e alguns locais muito secos podem deixar o calçado até mesmo com mofo. Uma dica é aproveitar e usar algumas pedras de cânfora para reduzir a umidade.

Alguns tipos de cremes especiais são bem úteis para deixar os sapatos mais brilhantes e também removendo algumas manchas. Outra opção que pode melhorar a qualidade do couro é a vaselina.

Como Começar a Limpar Os Sapatos Corretamente

Como Começar a Limpar Os Sapatos Corretamente

Vídeo:

Dicas Importantes Para Eliminar o Mau Cheiro Dos Sapatos

Para algumas pessoas existe um grande dilema em retirar o mau cheiro dos sapatos. Quando isso acontece o mais importante antes de tudo é procurar cuidar do caso com muito amor e carinho para eliminar aquelas indesejáveis bactérias que causam o cheiro ruim nos pés. Algumas dicas abaixo são extremamente importantes:

  1. Procure manter seus pés sempre bem lavados. Em certas situações é preciso realizar uma assepsia correta em diversos momentos do dia.
  2. Sabonetes antibacterianos são bem úteis para ajudar a limpar bem os pés que acabam provocando mau cheiro nos sapatos.
  3. Para quem não conhece as propriedades antibacterianas do chá verde, uma infusão com os pés no local é muito eficaz, devendo ser feita em até 15 minutos.
  4. É muito importante que os pés fiquem bem secos para que não ajudem a proliferar fungos e umidade na região.
  5. Uma substância bem interessante para combater a umidade dos pés é o uso de bicarbonato de sódio, juntamente com meias de algodão.
  6. Procure também sempre escovar qualquer sujeira e lama que esteja presente nos sapatos cuidadosamente.
  7. Antes de iniciar a limpeza do seu sapato procure também retirar todos os cadarços e palmilhas para tornar o processo de limpeza mais fácil.
  8. Também é possível usar o bicarbonato para realizar a limpeza dos sapatos. Isso pode ser misturado juntamente de três ou quatro copos de água quente.
  9. Colocar papeis dentro dos sapatos também é bom para reduzir a umidade e melhorar o seu formato.
  10. A aplicação de bicarbonato é tão eficaz que pode ser feita na parte interna dos sapatos.
  11. Também aproveite para lavar os cadarços e palmilhas, depois deixando secá-los por completo.
  12. Remova todos os resíduos que ficarem no sapato com um pano úmido, deixe secar e depois venha com uma camada de graxa sobre o calçado, podendo ser branca ou preta.
  13. Pulverizar o interior dos sapatos pelo menos uma vez por semana com álcool é bem interessante para matar todas as bactérias.

O mais importante de tudo é procurar realizar a manutenção dos sapatos diariamente com muito carinho. Dependendo do caso é sempre bom ter mais de um par para poder ir revezando enquanto o outro fica em ambiente totalmente arejado.

Vídeo:

Como Limpar Os Sapatos De Veludo

Alguns sapatos como os de veludo também devem receber uma atenção especial na hora da limpeza. Sendo um material que chama muito a atenção por sua elegância e beleza, acaba exigindo bastante para que fique totalmente limpo. Dicas como as descritas abaixo são bem interessantes e úteis:

  1. Para começar retirando qualquer sujeira superficial no calçado, use inicialmente um pano seco ou até mesmo um espanador.
  2. Também podem ser usadas escovas macias para a limpeza sobre regiões sujas ou com manchas que devem ser removidas com muito cuidado. Outra opção é pegar uma borracha e ir passando levemente até que a região fique livre de sinais ou machados.
  3. Outra variação para limpar um sapato desse tipo, é pega algumas gotas de condicionador sobre os dedos e com um pano seco e limpo ir retirando o excesso no local. Se mesmo assim não funcionar, pode ser feito uma mistura com água morna até formar uma espuma que deve novamente ser passada no local.
  4. Toda vez que o sapato de veludo ficar umedecido com espuma de detergente ou mesmo água, é importante recordar sempre de passar o pano seco para absorver a umidade.
  5. Deixar o calçado secar por mais ou menos meia hora  na sombra é muito bom para ajudar a eliminar também mais manchas.
  6. Logicamente antes de realizar a lavagem do seu sapato de veludo, não custa nada dar uma pequena espiada na sua etiqueta para ver se existe alguma restrição em lavar esse tipo de veludo com água ou detergente.

Vale à Pena Limpar Os Sapatos?

Essa é uma pergunta que nem sempre é fácil de ser respondida a todas as pessoas. Isso porque para algumas, tanto faz manter os sapatos limpos ou não. Mas mesmo respeitando a opinião de cada um, a resposta correta é: Sim. Vale muito a pena tentar fazer de tudo para sempre manter os sapatos limpos e em ordem.

Primeiramente o fator higiene que deve ser colocado sempre em primeiro lugar. A questão estética também deve ser levada em conta, até porque ninguém gosta de apresentar-se com uma roupa elegante e com os sapatos sujos e sem graxa.

Sobre o fator saúde então, nem se fala. Sapatos limpos também ajudam a reduzir a proliferação de fungos e bactérias que podem ser muito prejudiciais à saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *