Como Limpar o Computador

Muitas vezes você não percebe mas diariamente ficam depositadas uma grande quantidade de poeira em seu computador. Pelas pequenas frestas, orifícios e também vários outros espaços é possível se encontrar sujeira no interior da máquina com menos de um mês de utilização. Outros periféricos que costumam ficar sujos com muita facilidade é o teclado, o mouse e o monitor.

.

Para que você possa evitar diversos problemas que podem ocorrer devido a não existir uma limpeza correta no computador ou até mesmo danos para a sua saúde é importante se realizar uma limpeza no computador periodicamente. Se utilizar um espanador de pó ajuda bastante apesar disto nem sempre é o suficiente. A seguir iremos dar algumas dicas interessantes de como limpar o computador de forma segura e também fácil.

É muito Importante Antes de Mais Nada ter Muita Atenção na Hora da Limpeza

Antes de começar a sua limpeza no computador, é importante analisar se ele está devidamente desligado. É importante que nunca se utilize água para limpar todos os componentes de hardware já que eles podem queimar. Além disso não é recomendado de utilizar álcool comum ou mesmo produtos derivados pois eles poderão até mesmo oxidar as suas peças.

.

É muito importante que se realize todo este processo com calma, delicadeza e precisão, já que qualquer movimento brusco realizado pode danificar peças de seu pc. É indicado ainda que se faça a limpeza em um local que seja arejado e que seja bem fácil de limpar posteriormente.

Materiais Necessários para Realizar a Limpeza

Materiais

Materiais

Como materiais para começar a limpeza você irá precisar de:

  • Panos sem fiapos;
  • Cotonetes;
  • Palito de dentes;
  • Detergente;
  • Água;
  • Água destilada;
  • Álcool isopropílico;
  • Aspirador de pó;
  • Pincel de cabo longo e cerdas macias;
  • Secador de cabelos com ar frio;
  • Folha de jornal;
  • Chave de fenda;
  • Chave philips;
  • Pinça;

Para Limpar o Mouse

Mouse

Mouse

É importante se começar esta faxina pelos componentes considerados mais fáceis de limpar, como por exemplo o mouse. Para que possa o limpar é necessário que se umedeça o pano com água e também detergente, e passe um pano somente na sua parte externa para não danificar.

Caso você ainda utilize mouse de bolinha, você deverá abrir a parte de baixo, remover a bolinha e portando um palito de dentes procurar remover toda a crosta de resíduos que ficaram nas roldanas. Para finalizar procure utilizar uma pinça para que possa retirar a sujeira. É importante ainda se repetir a limpeza frequentemente já que a poeira acumulada poderá afetar o desempenho e a utilização dos materiais.

Como Fazer uma Limpeza Básica de Teclado

Agora é a hora de se dar uma geral no seu teclado. Mas antes de mais nada vamos dar uma limpeza básica, já que nem todos os teclados existentes podem e precisam ser desmontados para ficar limpos.

Primeiramente procure desconectar o teclado do seu computador e o leve até um lugar onde você possa fazer sujeira, se preferir vale ainda a pena colocar um pano embaixo para cair toda a sujeira. Procure não remover o periférico com seu computador ligado já que poderá acontecer uma série de problemas.

Se fizer a limpeza no chão, procure abrir um jornal para evitar que toda a sujeira cai no piso, já que ela reage com os componentes do computador e começa a ficar pegajosa.

Em seguida procure virar um teclado ao contrário o sacudindo bem para que remova parte da sujeira que estiver por ali. Se você quiser poderá também utilizar uma lata de ar comprimido para que possa expelir todo o restante da sujeira. Se não tiver vale utilizar um secador de cabelos que tenha ar frio.

http://www.youtube.com/watch?v=U_LEo5GhEks

No próximo passo procure passar o bico com cerdas de aspirador de pó por cima do teclado.

E em seguida procure aplicar um pouco de álcool isopropílico em um cotonete. Passando nas laterais das teclas e também nas frestas. Procure ser o mais delicado possível já que as teclas podem sair do lugar, e você poderá ter um pouco de dificuldades de a colocar no lugar depois.

Procure também umedecer levemente um pano aplicando um pouco de detergente que poderá ser neutro. Procure em seguida passar um pano em cima de suas teclas para que possa retirar toda a sujeira que ficou acumulada. E para finalizar procure passar um pano seco.

Como Fazer uma Limpeza Avançada de Teclado

Na maioria das vezes a sujeira existente que fica acumulada no interior do teclado poderá impedir que exista um bom funcionamento deste dispositivo. E para que se solucione este problema é importante que se remova todas as teclas. Este é um processo arriscado, apesar disto você deve ser delicado a realizar todo o processo a seguir. Se não sentir confiança deste processo, procure ignorar esta etapa.

Procure primeiramente registrar as posições de cada uma das teclas, você irá precisar as colocar nos locais que são apropriados posteriormente.

Em seguida procurando utilizar uma chave de fenda como alavanca procure retirar cada uma das teclas. É importante se tomar cuidado para que possa remover as teclas grandes, já que é fácil se danificar os encaixes.

Em seguida depois de remover os botões, é interessante se utilizar ar comprimido ou também um secador de cabelos para que mande toda a sujeira embora.

Procure passar um pano úmido em toda a superfície em seguida e para finalizar procure recolocar as teclas em eu lugar.

Como Tirar a Sujeira dos Cabos

Realizar a limpeza dos cabos externos dá um pouco menos de trabalho, basta apenas se umedecer os panos em uma mistura de detergente com um pouco de água, em seguida procure passar nos cabos e depois procure os secar com um pano seco.

É importante secar muito bem as partes que são metálicas, já que este deslize poderá gerar problemas com eletricidade. Evite ainda passar panos úmidos em filtros de linha bem como conexões de fonte de energia pois elas poderão queimar.

Para limpar o monitor é muito simples, basta apenas utilizar um pano seco removendo o máximo de sujeira possível da tela. Este processo serve tanto para telas de LCD, LED e CRT.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *