Você sabe lavar roupas? Sim. Quem não sabe? Mas, o assunto será mais específico, como lavar roupas do bebê. Elas merecem atenção especial e não devem ser lavadas como as roupas de toda a família. Aliás, as roupas do bebê precisam ser lavadas antes mesmo da chegada dele ao mundo.
Muita marinheira de primeira viagem, retira as etiquetas das peças, coloca na máquina, coloca sabão, amaciante, escolhe o programa de lavagem com o qual está acostumada e pronto. Depois retira, deixar secar, passa e guarda nas gavetas. Certo? Não errado.
É preciso ter um cuidado especial para lavar as roupas do bebê. Eles têm a pele sensível e os cuidados são para evitar que as crianças sobram com irritações e alergias. O sabão errado, a lavagem errada, o amaciante errado e pronto, o seu bebê pode acabar sofrendo com uma alergia inesperada e que vai dar trabalho.
A seguir veja as dicas das mamães experientes e de pediatras de como lavar corretamente as roupas do bebê.
Por Onde a Mamãe Deve Começar Quando o Assunto é Lavar as Roupas do Bebê
Tem data certa sim para lavar as roupas do bebê que está para chegar. Durante a gestão, lá no primeiro mês, as grávidas, a família e os amigos começam a comprar roupinhas para a criança que está a caminho. Vá deixando tudo bem guardadinho e quando chegar no sétimos mês de gestação é a hora para começar a lavar as roupas do seu bebê.
Mas, não é ir pegando qualquer roupa, comece pelas roupas de recém-nascido, isto é, aquelas que o seu filhote usará primeiro e depois aquelas que irão para maternidade. Feito isso, deixe a mala pronta e continuo lavando as roupas. Sempre usando a sequência de uso como critério para o que lavar primeiro.
Não fique na dúvida, todo o enxoval do bebê tem que ser lavado sim: lençóis, gorros, luvas, roupas, meias, sacos, fraldas e tudo mais que foi comprado que entrará em contato com a pele do seu filho. É importante para retirar os ácaros, os fungos e poeira que podem estar impregnados no tecido e que podem afetar a saúde do recém-nascido.
Para Lavar as Roupas do seu Bebê Você Precisará de:
- Use uma bacia média para lavar as roupas. Deve ser bem limpa antes de ser usada para a lavagem.
- O sabão ideal para lavar roupa de bebê é o de coco ou neutro, tanto faz se em barra ou se líquido.
- Use mais dois baldes para fazer o enxague da roupa.
- Será necessário 4 toalhas de banho bem limpas para secar.
- E um cesto limpo e exclusivo para colocar as roupas secas antes de passar. Não deixe muito tempo passar entre a lavagem e passar e guardar e neste período, mantenha essa cesta longe da poeira.
Atenção:
- Baldes, cesto e bacias preferencialmente devem ser de uso exclusivo para o seu bebê.
- Uma dica para que o balde não acabe sendo usado para outra tarefa da casa é escolher uma única cor para aqueles que serão usados para lavar as roupas do bebê. E os demais de outras cores.
- Para não esquecer e misturar os baldes, compre o balde da mesma cor da decoração do quarto do bebê. Com tantas tarefas é possível que a cor seja escolhida e a mamãe acabe ficando na dúvida na hora de usar. Escolhendo a cor da decoração é uma forma de ajudar a reavivar a lembrança.
Veja o Passo a Passo de Como Lavar as Roupas do Bebê:
Você vai encontrar muita gente dizendo que pode sim lavar as roupas na máquina de lavar, mas se der tempo é melhor seguir a velha experiência e lavar na mão. E na hora de secar também faça com fazia a sua avó, coloque no varal sob o sol.
É melhor não arriscar e deixar a máquina de lavar para depois que o bebê estiver mais crescido. Serão poucos meses, dá para fazer uma forcinha no início e ter certeza de que o seu bebê está protegido de alergias que afetam a pele.
Siga os passos para a lavagem das roupas do bebê:
1- Antes de lavar, coloque as roupas de molho na mistura de sabão líquido neutro diluído em água. A quantidade deverá ser decidida de acordo com o que diz a instrução do produto, que pode ser mais forte ou não. Esse molho deve durar no mínimo 10 e no máximo 15 minutos.
2- Passada a espera do melhor é hora de esfregar as roupas com as mãos e deve ser feito delicadamente para não estragar as fibras.
3- Com a ajuda de um balde e água corrente, depois de esfregar você já pode enxaguar. Faça isso até que não exista mais nada de sabão. Porque esses resíduos também causam alergia.
4- Coloque as roupas no varal e de preferência em uma área que tenha boa ventilação.
5- Não deixe que a roupa permaneça no varal depois de seca. Controle e retire imediatamente colocando dentro do cesto de roupas do bebê. Não misture com outras roupas da família.
6- Na hora de passar, escolha a temperatura entre média e alta e passe com a roupa do lado avesso.
7- Uma vez passadas as roupas do seu bebê, coloque-as em sacos plásticos novos antes de colocá-las nas gavetas.
Outras Dicas Para Lavar Corretamente as Roupas do Bebê
- As roupas do bebê não devem ser lavadas com sabão em pó comum.
- Não use nas roupas do bebê removedor de manchas, nem amaciantes e nem alvejantes.
- Para tirar o excesso de água quando terminar de lavar sem danificar as roupas, torça com elas enroladas em toalhas de banho.
- As toalhas de banho para torcer a roupa do bebê também devem ser higienizadas e separadas somente para esse fim.
- As toalhas para torcer podem ser lavadas na máquina de lavar, porém, sem amaciante e sem sabão comum.
- Caso depois de lavada e seca você perceba que a roupa ficou com cheiro forte de sabão, coloque-a de novo no balde e retire o excesso do produto.