A atividade de lavar roupas é bastante comum para os homens e mulheres que cuidam dos afazeres domésticos.
Antigamente, lavar roupa era uma atividade mais trabalhosa, pois exigia um grande esforço físico, pois para lavar a roupa era necessário, a pessoa bater as roupas em pedras (ou tanques) e esfregar com as próprias mãos para remover as sujeiras.
Hoje em dia, com a ajuda do desenvolvimento tecnológico, muitas pessoas possuem em suas casas as máquinas de lavar, onde basta por a roupa suja, adicionada de alguns ingredientes (água, sabão, etc.), e adicionar as funções da maquina, que em poucos minutos a pessoa tem sua roupa completamente lavada e limpa sem realizar nenhum esforço físico.
Após o processo de lavagem das roupas, as pessoas colocam as roupas para passar pela secarem, para assim, ficarem aptas a serem usadas novamente. O processo de secagem de roupas é baseado em estender as mesmas em um varal e utilizar a incidência do sol e dos ventos ou então, utilizar uma máquina secadora de roupas.
A Lavagem a Seco
A lavagem a seco é um processo completamente diferente do processo tradicional de lavagem de roupas.
A lavagem a seco é um processo de limpeza das roupas sem a utilização de água. Pois, em vez de utilizar a água, nesse processo é usado um liquido próprio para a limpeza das roupas, onde essas são imersas e limpas em uma espécie de solvente.
Esse serviço é amplamente oferecido pelas lavanderias e tinturarias, e o motivo do processo ser chamado lavagem a seco, como já foi dito anteriormente, é pelo fato de não haver a utilização água (apesar de não ser um processo completamente seco, pois envolve outros líquidos).
O Que é a Lavagem a Seco
No processo de lavagem normal de roupas, utilizando a água, as fibras do tecido absorvem essa água o que ocasiona na expansão ou crescimento do tamanho dessas fibras. Durante a secagem, essa mesma fibra se contrai ou diminui, e esse processo vai deformando a fibra e o próprio tecido, gastando de uma maneira mais rápida a roupa.
Na lavagem a seco o que passa entre os fios do tecido são os líquidos de limpeza, que realizando a limpeza da roupa, sem serem absorvidos pelo tecido. Esses solventes são muito bons para a remoção de sujeiras e manchas.
A lavagem a seco é uma excelente alternativa para quem usa roupas fabricadas com tecidos sensíveis (exemplos: lã e seda), que na lavagem normal, sendo lavados com água, eles podem chegar a encolher, desbotar e até mesmo perder a forma.
Devido a essa característica de não transformar as fibras do tecido, as roupas lavadas a seco, possuem um maior tempo de vida útil do que as roupas lavadas com água.
Realizar a Lavagem a Seco Em Casa
Antigamente, a opção para quem desejava realizar a lavagem a seco de suas roupas era as lavanderias e tinturarias. Hoje em dia, existem no mercado, várias opções de lavagem a seco para serem realizados na própria residência, são os chamados kits de lavagem a seco doméstica. Vários desses kits permitem que o usuário faça a lavagem a seco de suas roupas, utilizando a sua própria maquina secadora de roupa.
Os Kits De Lavagem a Seco
A grande maioria dos kits de lavagem a seco existentes no mercado atualmente promete fazer a limpeza dos tecidos e fibras das roupas sem utilizar nenhuma espécie de solvente industrial que é utilizado pelas tinturarias e lavanderias.
Os kits de lavagem a seco são utilizados sem a imersão das roupas em um solvente e sem o uso das maquinas especializadas nesse serviço, fazendo o processo de lavagem a seco da seguinte maneira:
- Realiza um tratamento inicial, chamado de pré-tratamento, para a remoção das manchas e sujeiras das roupas;
- Realiza o processo da lavagem a seco;
- Depois é só passar ou engomar, remodelar e realizar os consertos caso seja necessário;
De uma maneira geral, os kits de lavagem a seco possuem os seguintes itens:
- Um removedor de manchas e toalhas absorventes de manchas;
- Um pano ativado da secadora;
- Um saco de secagem reutilizável;
Atividades Finais No Processo De Lavagem a Seco Em Casa
A pessoa realizou todos os passos do processo de lavagem a seco em casa, e como nas lavanderias e tinturarias, a pessoa precisa realizar uma verificação sobre as roupas para confirmar se está tudo certo. Existem algumas coisas a se verificar nas peças de roupas, como:
- Botões Soltos e Costuras do Tecido – às vezes é necessário realizar consertos de botões e costuras que tenham se soltado ou aberto durante o processo de lavagem a seco;
- Manchas que Não Foram Eliminadas – caso você encontre manchas que não foram eliminadas no processo de lavagem a seco, existem duas opções: lavar as roupas novamente ou leva para uma lavanderia ou tinturaria e realizar o processo de forma industrial;
- Rugas nas Roupas – caso existam rugas em suas roupas após o processo de lavagem a seco, você precisa passar ou engomar as roupas;
Cuidados Na Utilização Dos Produtos De Lavagem a Seco
É importante frisar que para realizar o manuseio dos produtos usados na lavagem a seco, são necessários alguns cuidados, pois são produtos que possuem um alto grau inflamável, podendo ocasionar danos à saúde em casos de superexposição ou exposição inadequada. Esses produtos podem causar algum tipo de irritação aos olhos, ao nariz e a garganta.
Por isso a utilização desses produtos tem que ser feita com bastante cuidado, seguindo as instruções de forma correta, e é importante que esses produtos fiquem fora do alcance das crianças.
Também são necessários cuidados com as roupas que forem serem lavadas a seco em sua residência, como:
- Não esfregue o tecido de forma intensa e forte no momento da aplicação do removedor de manchas. Devido os tecidos que exigem lavagem a seco não serem tão fortes e com alta durabilidade, então um tratamento de maior intensidade e força pode danificar as fibras e por consequência a própria peça de roupa;
- Não faça o processo de lavagem a seco em sua residência em peças de camurça, veludo, peles ou couro. Estes tipos de tecidos precisam ter um tratamento profissional;
- Antes de aplicar o removedor de manchas, faça o teste em uma parte menor e escondida da roupa. De repente, a roupa tem alguma reação estranha ao removedor e é criado um problema desbotando ou destruindo o acabamento do tecido;
Vantagens e Desvantagens da Lavagem a Seco em Casa
O processo de lavagem a seco em casa traz algumas vantagens para as pessoas que aderem a tal prática, como por exemplo:
- Economia – a lavagem a seco residencial, utilizando os kits disponíveis no mercado, pode lavar até 16 peças de roupas com o mesmo valor gasto com uma peça de roupa lavada na lavanderia ou tinturaria. Porém é necessário frisar que o processo residencial não tem a mesma eficiência na remoção de manchas pesadas (graxas, por exemplo) como o processo industrial;
- Exposição aos Produtos Inflamáveis – o uso dos kits de lavagem a seco de uso residencial evita que a pessoa fique exposta ao uso dos solventes. Além da questão de segurança pessoal, existe a questão ambiental, pois os produtos usados no processo de lavagem a seco residencial não poluem e nem agridem ao meio ambiente, enquanto no processo industrial com o uso de produtos químicos, há esse risco;
Entre as desvantagens apresentadas pelo uso do processo de lavagem a seco em sua própria residência estão:
- Tempo gasto no processo de lavagem a seco em casa – o processo de lavagem a seco demanda bastante tempo da pessoa que vai realiza-lo, e esse tempo pode ser aproveitado de outra forma quando mandamos as peças de roupa serem tratadas em lavanderia ou tinturaria em um processo industrial de lavagem a seco.